jardim

4 Dicas úteis de como decorar o jardim

Tens a sorte de ter um jardim, mas não sabes o que fazer com ele ou como o otimizar da melhor forma para se tornar num espaço agradável e relaxante? Neste artigo, e porque o verão já está aqui, queremos ajudar-te a projetar o teu jardim de sonho e a criar espaços de relaxamento para receberes convidados em casa com todo o estilo e conforto.

Planear, planear, planear

Começa por entender o espaço de que dispões e planeia o desenho do teu jardim.
Tenhas muito ou pouco espaço, um jardim organizado precisa de ser bem delimitado, até porque pode haver a necessidade de criar caminhos.

Criar zonas

A sugestão aqui passa por criares diferentes áreas de convívio, para que possas otimizar o espaço disponível. Portanto, considera o espaço de passagem e circulação e, de modo sucinto, propomos que a área exterior seja organizada em dois principais espaços:

• Espaço de refeições: especialmente apto para áreas médias ou grandes, é um espaço independente do espaço social, normalmente sob um alpendre ou toldo e junto à churrasqueira.

• Espaço social: pensado para áreas pequenas ou médias, geralmente esta zona assume a dupla função de espaço de refeições, pelo que é importante incluir uma zona de sombra.

Em jardins grandes, tens várias opções, como por exemplo, alpendre, zona de estar e jantar ao ar livre, piscina, zona de jardim, zona para as crianças brincarem, entre outros. Se o espaço não é problema, porque não criares o teu próprio espaço de barbecue em casa, para aqueles cozinhados ao ar livre tão aguardados? A área reservada ao barbecue deve ter, no mínimo, 10m², sendo que o ideal são uns 25m². Além do espaço para o barbecue propriamente dito, convém que haja também lugar para uma mesa auxiliar e, claro está, para sentar os convidados. Aqui é essencial que reserves espaço para que circulem à vontade. [Vê aqui mais algumas dicas para criares a zona de churrasco com que sempre sonhaste.]

Independentemente da área, considera investir em mobiliário de jardim de qualidade, para que possas relaxar e desfrutar do teu tempo livre.

[Como proteger o mobiliário de jardim durante todo o ano?]

Apostar na decoração

A decoração do teu espaço exterior deve refletir a estética da casa e o gosto pessoal dos habitantes. Uma das grandes tendências é dar uso às paredes para criar um horta vertical com ervas aromáticas devidamente organizadas. Outra opção é construir um jardim vertical para trazer a natureza ao ambiente, sendo que existem muitas formas de criares um jardim com estas características: deixar que cresçam trepadeiras por toda a parede ou usar paletes são apenas duas das muitas possibilidades.

Porque o descanso também importa, sugerimos que cries um bonito canto chill out, por exemplo com uma rede e aposta em mobiliário de exterior adequado. Não te esqueças do chapéu de sol para as tardes quentes e uma harmoniosa composição de almofadas. Para as noites mais frescas, considera umas mantas que ajudam a criar um ambiente mais intimista e confortável. 

Iluminar o jardim

Uma iluminação adequada é essencial para criar a atmosfera perfeita no jardim.
Se tiveres a possibilidade de colocar um candeeiro de teto na área da mesa de jantar e candeeiros de chão ou de mesa na zona dos sofás, é o ideal. Nas zonas em que não haja pontos de luz, podes, por exemplo, optar por iluminação solar de modo a criar espaços mais cómodos.

As grinaldas de luzes pequenas são uma outra opção para decorar o exterior e garantir um charme extra ao ambiente. Podes usá-las para envolver uma árvore ou outra estrutura existente nessa área.

Também na JOM encontras uma vasta oferta de artigos de iluminação, descobre-os aqui.

jardim

No fundo, o importante é que, para alcançar um bom resultado, o planeamento seja detalhado e bem ponderado. O resto é deixar a imaginação fluir e procurar as melhores opções em www.jom.pt ou numa das nossas lojas físicas e aproveitar os preços justos e acessíveis!

 

You May Also Like

sapateira

5 Sapateiras para ajudar na organização lá de casa

minimalismo

Minimalismo: 8 peças de mobiliário JOM para descobrir

quarto de adolescente

Inspiração: como decorar um quarto de adolescente

roupa de cama

Como escolher roupa de cama para o verão?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *