transformar o sótão

Como transformar o sótão ou a cave num espaço útil?

Para muitos, os sótãos e as caves servem apenas para acumular tralha, mas com algum esforço e criatividade conseguimos rentabilizar esses espaços. Antes de passar à ação, importa analisar bem as divisões que tem, de modo a perceber a melhor forma de as aproveitar e torná-las úteis, para que o resultado vá ao encontro das suas expectativas. Claro que a utilidade irá variar em função de cada pessoa, mas deixamos aqui algumas ideias de inspiração.

Ginásio em casa? Sim, é possível

Ter ginásio em casa não tem de ser um privilégio só de ricos e milionários, porque hoje em dia já é possível criar um cantinho em casa para praticar exercício físico sem gastar muito com isso. A nossa sugestão é aproveitar o sótão ou a cave e colocar algumas máquinas e espaço de arrumação para colocar pesos, um colchão e demais equipamentos que façam sentido para a sua prática desportiva. Portanto, numa fase inicial, é importante perceber o tipo de treino que quer realizar e de que forma o equipamento pode complementar essa prática. Entre musculação, treino funcional ou cardiovascular, existem diferentes opções que se complementam e permitem realizar vários tipos de movimentos para diferentes objetivos.

Independentemente da sua opção, o importante é criar um espaço que seja confortável para os seus treinos e estilo de vida. Pode, também, aproveitar a oportunidade para introduzir um estilo mais saudável a quem vive consigo e, quem sabe, alterar por completo alguns hábitos.

É importante garantir que o espaço seja arejado após cada utilização para manter a divisão sem maus odores.

Um escritório sem roubar espaço na sala ou no quarto

Como o trabalho remoto passou a ser a realidade para muitos durante a pandemia, é especialmente importante que tenha um espaço adequado às suas necessidades. Como nem todos podemos abdicar de um quarto ou de um canto da sala para criar um escritório, a solução poderá passar por aproveitar a cave ou o sótão. Comece por criar sistemas de organização que lhe permitam manter as coisas no sítio dia após dia, sem ocupar demasiado espaço. Além disso, as peças de mobiliário devem ser distribuídas tendo em vista a entrada de luz natural.

Na JOM encontra as melhores secretárias, descubra-as aqui.

transformar o sótão

Um quarto de brincar para os mais pequenos

Os pequenotes lá de casa não têm espaço no quarto para brincar, muito menos para guardar os brinquedos? Já pensou em aproveitar o sótão ou a cave para criar um quarto de brincar? Se o orçamento é curto, invista no essencial: estantes para arrumação e uns pufes, garantindo que o espaço tem a segurança necessária. 

Cinema em casa

Especialmente as caves, são o local ideal para criar um ‘home cinema’. Comece por colocar lá um sofá confortável, umas colunas de boa qualidade e a maior televisão que lhe for possível. Para ter a melhor experiência, certifique-se que a divisão está bem escura e que tem as pipocas à mão. 

Uma mezzanine no lugar do sótão

Deriva da palavra mezzanino e trata-se de um nível do edifício situado entre o piso térreo e o primeiro andar, normalmente de cota baixa e ligado por uma escada de acesso. Se sempre quis ter uma mezzanine em sua casa, por que não aproveitar o espaço do sótão e criar uma de raiz? O uso de mezzanines deixa o ambiente com um ar mais moderno e sofisticado e a estrutura pode ser construída em madeira, cimento ou ferro. 

Um espaço para os seus passatempos favoritos

Gosta de escrever? É apreciador de um bom vinho? Gosta de dar uns toques na guitarra? É fã de trabalhos manuais? Se sempre quis ter um espaço em casa onde se pudesse dedicar-se ao seu passatempo preferido, a cave pode ser a solução que procura para instalar uma área completamente dedicada ao seu entretenimento. Poderá, por exemplo, converter essa divisão numa adega que integre uma zona de estar para que possa desfrutar de um bom vinho na companhia de familiares ou amigos. Descubra aqui os melhores bancos de bar.

transformar o sótão

Como lhe provámos acima, pode estar a cometer um erro por não aproveitar a sua cave ou sótão para acrescentar valor à casa. Ponha mãos à obra e dê-lhes uma nova vida e um novo propósito, considere reformular essas divisões de modo a encontrar mais um espaço de arrumação. No fundo, vale tudo menos ir empilhando tralha: os sótãos e as caves são espaços de arrumação por excelência. 

Não se esqueça de considerar produto nacional para as suas remodelações. Na JOM encontra tudo para o seu lar, a preços convidativos, todo o ano!

You May Also Like

novo normal

De volta ao novo normal: como adaptar a sua casa?

jardim vertical

Como construir um jardim vertical dentro de casa

escolher a almofada

Sabe como escolher a almofada de descanso?

mesa de jantar

Momentos à mesa: sabe como escolher a mesa de jantar mais adequada ao seu espaço?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *