tendências de decoração para a sala de estar

Descubra as tendências de decoração para a sala de estar

Certamente já se apercebeu que – sem colocar o quarto na equação – a sala de estar é uma das divisões da casa onde passa mais tempo, seja sozinho ou acompanhado, a ver televisão ou a ler um livro. Por considerarmos importante que se sinta bem neste espaço do seu lar, juntamos algumas dicas e sugestões para si, para que fique expert em tendências de decoração para a sala de estar. No final é só colocar ‘mãos à obra’!

Decoração minimalista: menos é mais

O minimalismo assumiu-se vincadamente na década de 60 como uma série de movimentos artísticos e culturais que têm como princípio o uso de poucos elementos como forma de expressão. Este estilo cresceu e atingiu diferentes áreas, até se tornar um estilo de vida e passar da cultura para a nossa casa, influenciando tanto a arquitetura como a decoração. 

Na casa, o minimalismo traduz-se na simplicidade dos móveis e da decoração e certamente já ouviu a expressão “menos é mais”. Aqui os móveis para a sala de estar querem-se de linhas sóbrias e direitas, preferencialmente em cores neutras, como branco, cinza e preto. É importante aliar a estética à funcionalidade e valorizar a qualidade no lugar da quantidade.

A organização é também essencial para um espaço minimalista: cada objeto deve retornar ao seu local de origem, sem excessos na decoração, para que haja um equilíbrio no ambiente. Se pretender aplicar o minimalismo através da organização, poderá recorrer a um método chamado declutter, que consiste em avaliar os seus pertences e manter apenas o que lhe traz felicidade, aquilo que é realmente necessário.

A tendência do minimalismo deve também ser aplicada ao sofá: no momento de o renovar, opte por um modelo funcional e versátil, preferencialmente com espaço de arrumação, de linhas simples e direitas. Se a sua sala for grande, os sofás de canto, acompanhados por uma mesa de centro, resultam muito bem na decoração. 

Como extra, damos agora a conhecer algumas das vantagens do minimalismo na decoração da sua sala de estar (e outros ambientes):

Economia: como a paleta de cores é mais reduzida e com a aposta em tons mais neutros, o ambiente tem mais espaço para a iluminação natural, eliminando gastos com energia elétrica.

Limpeza: como estamos a falar de menos móveis e objetos de decoração, a limpeza é mais fácil e rápida. Algo que é praticamente impossível num ambiente com uma decoração carregada de detalhes e de objetos.

Liberdade: ao desprender-se de elementos que não possuem funcionalidade, aprende a dar valor às pequenas coisas, ao que realmente é necessário e útil.

Tranquilidade: um ambiente organizado, sem poluição visual, traz uma sensação de calma e poderá aumentar a produtividade num escritório, por exemplo.

Decoração de inspiração industrial

Diretamente das fábricas para a sua sala, o design industrial é uma tendência muito presente nas grandes cidades, tendo surgido graças aos materiais baratos e acessíveis; isto é, em vez da madeira, um material que é nobre e tipicamente caro, opta-se pelo ferro e pelo aço para os móveis da sala.

Como o sofá é a estrela de uma sala de estar, aposte num modelo simples, mas marcante e de cores vibrantes para contrastar com a austeridade dos móveis. Outra excelente aposta são os sofás de pele castanha, que certamente vão fazer uma grande diferença no estilo do ambiente.

Este estilo de decoração faz-se sobretudo através de pormenores como plantas, candeeiros, tapetes, já que os móveis são pouco ou nada trabalhados, com linhas firmes e funcionais. Além do ferro e do aço, recorre-se também a referências vintage como as luminárias que simulam os reclames luminosos que se usava antigamente para publicitar os negócios. 


Estas são as duas grandes tendências para a sala de estar, as que mais se destacam na atualidade. O truque pode passar por combinar elementos de uma e de outra, de acordo com o seu gosto pessoal, e criar um estilo único.

Precisa de mais ideias e de inspiração para fugir da “mesmice”? Visite uma das lojas JOM espalhadas pelo país ou passe em www.jom.pt. No nosso blog encontra também outros artigos sobre este tema, descubra-os aqui.

You May Also Like

papel de parede

Sabe como escolher o papel de parede ideal para a sua casa?

quarto de bebé

Dicas essenciais para decorar um quarto de bebé

Decoração industrial

Decoração industrial: dicas para um ambiente que une o rústico ao sofisticado

novo normal

De volta ao novo normal: como adaptar a sua casa?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *