shabby chic

Descubra a tendência de decoração que está a dar que falar: shabby chic

Essencialmente nas cozinhas e nas salas, a tendência shabby chic está a dar que falar. Mas, afinal, em que consiste este estilo de decoração de interiores? É o que vamos descortinar neste artigo, dando também algumas dicas e trazendo muita inspiração para si.

O que é o estilo shabby chic?

Inspirado nas casas de campo inglesas de há muitos anos atrás, o estilo shabby chic resulta de uma mistura entre o antigo e o novo, criando-se um espaço delicado, com um ligeiro toque feminino e muita iluminação. A tradução de ‘shabby chic’ seria algo próximo de ‘chique gasto’ ou ‘chique desgastado’, por isso, a decoração combina harmoniosamente móveis ou objetos mais sofisticados com peças que estão aparentemente gastas, como a madeira envelhecida. É neste diálogo entre o rústico e o moderno que muitos tentam combinar a sustentabilidade e o gosto de dar uma nova vida aos móveis, pintando-os pelas suas próprias mãos. 

Portanto, o shabby chic é um estilo de design de interiores em que na sua essência está a escolha de mobília com uma aparência antique chic e sinais de desgaste, ou então quando é aplicado o efeito distressed a peças de mobiliário já existentes lá por casa para conseguir uma aparência de antiguidade.

Características do estilo shabby chic:

Delicadeza e romantismo são as principais características associadas ao shabby chic, que trazem um toque vintage e aconchegante a todo o tipo de ambientes. Apesar disso, ao propor uma mescla entre peças sofisticadas e outras marcadas pelo tempo, este estilo acaba por imprimir uma decoração repleta de personalidade, por isso é preciso considerar alguns detalhes para não cair em exageros:

Reutilização de peças

Se tem alguns móveis antigos que estão em desuso, ou se até herdou objetos de algum parente e nunca soube que uso lhes haveria de dar, aqui está uma excelente oportunidade. Por se tratar de peças mais antigas, a decoração shabby chic vai certamente encontrar um lugar para encaixar os itens que tem aí por casa. Ponha mãos à obra e pesquise DIY’s de como pintar móveis de quarto, por exemplo. Redescubra aquele velho cadeirão de baloiço que tem guardado no sótão e dê-lhe uma nova vida. Aqui a imaginação não tem limites.

habby chic

Flores

Símbolo puro do romantismo e da delicadeza, as flores não podem ficar esquecidas. Espalhe-as pela casa, seja em jarras ou mesmo em recipientes personalizados como latas, garrafas ou bules antigos.

Cores suaves

A decoração shabby chic privilegia as cores claras, especialmente os tons pastéis, o que por si só acaba por conferir ambientes mais luminosos dentro de casa. O branco predomina na base e os tons de rosa, azul, lilás, verde e amarelo são as principais escolhas para colorir cortinas, tapetes, mobiliário, almofadas e outros elementos decorativos. A preferência recai sempre sobre os tons pastéis ou candy colors, como preferir.

Espelhos e quadros

São outros dois elementos que não podem faltar na sua decoração, especialmente se tiverem a moldura gasta, que acaba por conferir um toque ainda mais shabby chic. Dê preferência a modelos de espelho redondo, que trazem um ar mais romântico ao ambiente.

Loiça florida

Adicione pequenos detalhes à mesa, verá que ajudam a fazer a diferença. Sejam conjuntos de chá ou até serviços de mesa, capriche e surpreenda as suas visitas que certamente hão-de reparar que a tendência está presente mesmo nos pormenores. Na JOM temos uma vasta seleção de elementos de mesa, explore-os aqui.

Onde usar o estilo shabby chic?

De uma forma geral, este estilo de decoração encaixa em qualquer ambiente da casa, mas os locais preferidos são, sem dúvida, a cozinha e a sala, mas nada impede que adicione as características desta tendência aos quartos, ou até mesmo às casas de banho. O importante é não deixar cair no exagero e considerar sempre a proporcionalidade. 

shabby chic

Resumindo, se aprecia a mescla de estilos e sonha com uma casa de ar romântico e singelo, a tendência shabby chic chama por si. Misture peças clássicas e sofisticadas a materiais velhos e desgastados e consiga uma casa inspirada na Inglaterra dos anos 70. Use e abuse da criatividade!

Se está a aproveitar o isolamento social para dedicar mais tempo à sua casa, valerá também a pena descobrir algumas dicas sobre organização. Leia (ou releia) este nosso artigo e partilhe connosco as suas sugestões. Juntos ajudamos a construir uma casa feliz!

You May Also Like

Renovar a casa

Renovar a casa: um guia de como dar um novo ar aos ambientes interiores

espaço exterior

Prepare o espaço exterior da sua casa para receber o bom tempo

decoração art deco

Dicas para uma decoração art deco

armário-cápsula

Armário-cápsula: o que é e como criar um de raiz

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *