temperatura da lâmpada

Como escolher a temperatura da lâmpada?

A temperatura da lâmpada é fundamental para caracterizar os diferentes ambientes. Por exemplo, a luz aconchegante que é utilizada num restaurante não é a mesma que se usa numa clínica, que deverá estar muito bem iluminada, dando a sensação de limpeza. Portanto, é correto afirmar que a temperatura da lâmpada influencia as impressões que temos quando chegamos a um local. A escala Kelvin serve para medir essa temperatura, em que são apresentados diferentes comprimentos de onda de luz. O extremo inferior da escala corresponde à luz quente, intensa, de cor vermelho alaranjado, enquanto o extremo oposto corresponde à luz fria, de tons neutros e azulados. Assim, quanto mais alta for a temperatura em Kelvin, mais azulada e fria será a lâmpada. Seguem alguns números para referência (valores aproximados):

  • Branco quente – entre 2600 a 3500 K
  • Branco neutro – 4000 a 4500 K
  • Branco luz do dia – 5000 a 5500 K
  • Branco frio – acima de 5500 K

As lâmpadas com tonalidade mais quente são relaxantes e passam a sensação de aconchego, enquanto as mais frias são energizantes, sendo que o importante é que cada ambiente seja beneficiado pela iluminação.

Luz amarela
É ideal para quartos, salas de jantar, salas de estar, entre outras divisões nas quais seja importante passar a sensação de aconchego, tranquilidade e conforto. Também em restaurantes, bares e cafés é recomendável usar este tipo de iluminação, com uma potência não muito forte, dado que a sensação de uma iluminação mais fraca pode aguçar sentidos como o paladar.

Branco neutro
As lâmpadas em tons de branco neutro são mais recomendadas para espaços como cozinha, casas de banho, escritórios, salas de aula, lojas e outros ambientes que exigem um nível de atenção maior.

Branco frio
Esta é mais indicada para ambientes que exijam um alto nível de atenção, ou em que seja importante destacar a limpeza do local, como hospitais, clínicas, consultórios, farmácias e indústrias.

Na JOM encontra vários modelos de lâmpadas, sendo que na embalagem encontra a temperatura indicada em Kelvin.

You May Also Like

novo normal

De volta ao novo normal: como adaptar a sua casa?

jardim vertical

Como construir um jardim vertical dentro de casa

escolher a almofada

Sabe como escolher a almofada de descanso?

mesa de jantar

Momentos à mesa: sabe como escolher a mesa de jantar mais adequada ao seu espaço?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *