feriado

7 sugestões de como aproveitar o feriado

Com um fim de semana prolongado à porta e o ajuste dos relógios no nosso país, parece-nos pertinente trazer algumas sugestões de como aproveitar o feriado, especialmente para quem tem miúdos em casa e está sem ideias, até porque a previsão meteorológica não é muito favorável para brincadeiras no exterior. Aceitas o desafio?

Festejar o Halloween 

Os mais novos – e muitos adultos também – vibram com o Halloween e, mesmo com previsões de chuva, há muito para celebrar: seja mascararem-se, decorar a casa, fazer uma festa do pijama terrivelmente assustadora, preparar um pequeno almoço arrepiante, organizar uma sessão de cinema em casa, ler uma história de terror em família, fazer trabalhos manuais em casa (como esculpir abóboras e fazer pinturas faciais tenebrosas) ou ir à caça de doces (ou travessuras!). Tudo para um Halloween feliz e um medianamente aterrador.

DIY: fazer um charriot a partir de escadas de madeira

À falta de espaço nos armários, os charriots acabam por ser excelentes opções para quem precisa de uma arrumação extra. Para resolver o problema reutilizando materiais, há que pôr mãos à obra e transformar escadas de madeira, conforme a imagem. 

Para dar aquele ar vintage, podes ainda dar umas pinceladas irregulares de tinta branca.

– A Pair & A Spare / Reprodução

Experiências científicas

A nossa casa, apesar de à primeira vista não parecer, reune vários ingredientes e materiais com os quais podemos fazer experiências científicas com os miúdos. Portanto, há que dar uma olhada no site da Academia de Ciência Viva e descobrir muitas atividades simples com a água ou a luz, ou mesmo experiências para perceber conceitos como hereditariedade e genes. 

Jogos de tabuleiro

Ressuscitar os jogos de tabuleiro que tens lá por casa é uma excelente opção, especialmente quando a meteorologia teima em não colaborar. De certeza que encontras um Monopólio, um Trivial Pursuit, um Scrabble ou simplesmente um baralho de cartas que podem ganhar vida e proporcionar bons momentos de diversão neste fim de semana prolongado.

Workshop caseiro de culinária

Nada melhor para fomentar a criatividade: deixa os mais novos escolher a ementa, junta os ingredientes e leva-os para a cozinha. Uma forma gira de puxar por eles e uma ótima oportunidade para lhes diversificar o paladar. No final até podem fazer um ‘jogo de arrumação’ que, de início, até pode levar a alguma contestação, mas se houver incentivo podem saborear um momento de pura diversão. No fim usufruem de uma cozinha limpa e arrumada. Melhor do que isto?

(Re)decorar o quarto dos miúdos

Decorar um quarto infantil é sempre um desafio, seja por falta de espaço ou por opção para incentivar a partilha e o convívio. Este é o primeiro espaço que as crianças sentem como seu, é onde crescem e se desenvolvem, onde se sentem seguras. É lá que passam uma boa parte do seu tempo, é o lugar do despertar, do deitar, das brincadeiras e, muitas vezes, dos trabalhos de casa. São vários os tópicos aos quais temos de prestar atenção, entre a escolha dos tons, a delimitação do espaço, a seleção dos móveis, a criação de zonas de estudo, enfim, vários passos a considerar. Para ajudar os pais desse lado do ecrã a adaptar os quartos, sempre com muito estilo e assertividade sugerimos a leitura deste artigo anterior que agrega várias dicas úteis.

Criar um cantinho da brincadeira

Sabemos que, para famílias com filhos, um dos grandes desafios do dia a dia é conseguir manter a casa organizada. Seja porque há bonecas espalhadas pelo chão, carros pela casa, bonecos em cima do sofá, livros de colorir na mesa de jantar… Enfim, várias aventuras que se desdobram e que deixam muitos pais de ‘cabelo em pé’. Em grande parte dos casos, o improviso leva a que o espaço dedicado à criança acabe por tomar conta de todo o espaço comum e os pais vão perdendo o controlo da identidade da casa. A pensar nesta realidade e com o objetivo de contribuirmos para casas e famílias mais felizes, sugerimos que ponhas as ‘mãos na massa’ e cries um cantinho da brincadeira na tua própria habitação. Os pequenotes vão adorar e a casa vai respirar um novo ar: mais arrumado e menos confuso. Descobre como neste nosso artigo

Estar atent@ e explorar o site JOM

Claro que tínhamos de “puxar a brasa à nossa sardinha” e, no fundo, é uma atividade que pode trazer grandes benefícios para a casa e para a família. Isto porque todos os dias temos preços baixos e campanhas a decorrer. Até 2 de novembro podes aproveitar o desconto direto equivalente à taxa do IVA em vários artigos.

Se procuras inspiração para temas relacionados com a casa, fica a convite para explorares o nosso blog. 

You May Also Like

Estantes de sala

5 Estantes de sala para todos as carteiras e gostos

papel de parede

Como aplicar papel de parede?

O poder das cores: como usar o verde na decoração

artigos

Artigos NOVIDADE que não vais querer perder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.