Renovar a casa

Renovar a casa: um guia de como dar um novo ar aos ambientes interiores

Não precisa de uma remodelação total para dar um novo visual aos ambientes domésticos. Hoje reunimos cinco dicas inspiradoras para renovar a casa, que são económicas e fáceis de colocar em prática. 

Em primeiro lugar é importante que não avance para uma renovação, seja a que nível for, sem antes se questionar sobre o nosso estilo de vida. Esqueça as grandes tendências de decoração e tenha presente que a casa deve ser adaptada aos seus rituais e aos seus gostos. A partir das suas necessidades, idealize os espaços perfeitos, aqueles cantinhos que lhe vão trazer conforto e paz.

Use iluminação ambiente nos quartos

Luz natural é essencial, mas se a sua casa está privada desse tipo de luz, aposte na iluminação ambiente, especialmente nos quartos. Aqui não tem de se limitar a um candeeiro na mesa de cabeceira, poderá optar por candeeiros de parede que possa regular para direcionar a luz para onde necessitar, ou então projetores de mola para prender na cabeceira da cama. O ideal é ter uma iluminação suave, com um regulador de intensidade para ter controlo absoluto do ambiente. Tenha também em atenção para não projetar luz na cabeceira da cama, esta área pede pontos indiretos, que podem ser facilmente resolvidos com o uso de abajures.

Purifique o ar interior com plantas

Pode até desconhecer este facto, mas os interiores das nossas casas, por norma, são ambientes tóxicos, por existirem poluentes como o amoníaco dos produtos de limpeza; o benzeno dos fumos, dos detergentes fortes e das fibras sintéticas; o formaldeído, proveniente das tintas e dos vernizes, dos móveis em contraplacado e até dos plásticos, que se liberta e fica a pairar no ar; e estes são só alguns exemplos! Por isso, purificar o ar é essencial e é possível através de algumas plantas capazes de eliminar estes e outros poluentes do ar. Alguns exemplos:

Espada de São Jorge: é uma planta pouco exigente e tem a capacidade de absorver formaldeídos libertados por madeiras, tecidos sintéticos e carpetes, purificando o ar dessas substâncias tóxicas, além de libertar oxigénio durante a noite, o que vai ajudar a melhorar o ar de casa.

Lírio da paz: é uma das poucas plantas que servem como purificadoras de ar e que têm flor, portanto é ótima para dar um upgrade na decoração. Não exige muita manutenção e multiplica-se facilmente pelas numerosas mudas que se formam junto à planta original, as quais podem ser separadas da planta-mãe em qualquer época. Esta planta tem a capacidade de remover compostos voláteis do ar, libertados por diferentes ações como pintar e envernizar e pelas próprias peças decorativas.

Aloe Vera: daquelas plantas que toda a gente devia ter em casa, por ser tida como um excelente cicatrizante, com propriedades calmantes. Ajuda a limpar o ar e facilita a identificarmos quando o ar está poluído quando aparecem alguns pontinhos castanhos nas folhas. É tolerante a solos de baixa fertilidade, bem como a invernos rigorosos.

Palmeira rápis: de seu nome científico Rhapis excelsa, é uma planta com um porte elegante, muito usada nas decorações, em especial para dar um toque exótico ao ambiente. É uma grande aliada na purificação do ar interior, limpando xileno, formaldeído e amoníaco.

Antúrios: as espécies mais conhecidas de antúrios são Anthurium andraeanum e a Anthurium scherzeranum, sendo que tanto uma como outra são recomendadas para filtrar amoníaco. Portanto, à semelhança da palmeira rápis, também são indicadas para casas de banho e cozinhas.

Faça a sua própria exposição artística

As paredes de casa são excelentes terrenos de expressão e, por isso, a nossa sugestão é considerá-las como uma forma de emoldurar a sua exposição pessoal. Personalize o seu espaço com prateleiras e adicione os seus posters favoritos, umas telas ou quadros, as fotografias que lhe transmitem boas recordações, ou qualquer tipo de arte com a qual se identifique. Ou então considere colocar molduras de parede e aqui o truque é afixá-las por cima de algo. Damos-lhe alguns exemplos: por cima da consola do hall de entrada, por cima do aparador da sala de jantar, ou até em cima do sofá ou de uma cama. Além disso, as molduras de parede também funcionam bem em espaços mais difíceis de decorar, como as escadas.

É a sua casa, o seu espaço. Adicione o seu toque pessoal, sempre que possível!

Renovar a casa

Cortinados novos para as janelas da sala

Como mudar os móveis pode ser mais difícil e um pouco pesado para o orçamento, que tal repaginar e investir em cortinados? Se tem cortinados espessos de inverno, considere trocá-los por tecidos mais leves e com cores que transmitam a alegria da nova estação. Além de proteger a sua sala da entrada de muita luz solar e de proporcionar privacidade, as cortinas deixam o ambiente mais composto. Considere, por exemplo, uma cortina de rolo que une versatilidade e praticidade, sendo fácil de colocar e remover. Não se esqueça de combinar a cor dos cortinados com as cores dos outros elementos na sala. Descubra a nossa oferta aqui.

Renove a roupa de cama

Uma forma muito fácil de garantir um novo visual é apostar na muda da roupa de capa: com a chegada da nova estação, recorra a cores e padrões para fazer uma mudança com impacto. Apesar de ser uma tarefa simples, também requer alguns cuidados especiais: tente criar uma harmonia entre a roupa de cama e a decoração do seu quarto. Além disso, é importante que considere os têxteis que melhorem o seu sono, para isso considere responder às questões: qual o tecido que mais gosto de ter em contacto com a pele?; a almofada é adequada à posição em que durmo? Na JOM encontra um leque de opções, para os mais diferentes gostos. Descubra aqui

O verão é uma temporada muito animada, é sinónimo de brisa, de casa cheia e muito calor. É a época perfeita para colocar em prática todos os planos que tinha para a sua casa, seja remodelações ou novas decorações. Portanto, vale apelar para diferentes estratégias de design e deixar a casa mais em sintonia com o momento que se vive: fresca, convidativa e confortável. Arrisque e conte com a JOM para os novos ambientes que pretende criar e tenha sempre presente que o espaço interior deve estar em perfeita sintonia com o exterior. Leia (ou releia) este nosso artigo que engloba dicas de como planear ambientes exteriores.

You May Also Like

novo normal

De volta ao novo normal: como adaptar a sua casa?

jardim vertical

Como construir um jardim vertical dentro de casa

mesa de jantar

Momentos à mesa: sabe como escolher a mesa de jantar mais adequada ao seu espaço?

transformar o sótão

Como transformar o sótão ou a cave num espaço útil?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *