Quartos juvenis

Quartos juvenis: descubra as principais tendências

Associar os quartos juvenis a posteres na parede pode ser redutor, até porque cada vez mais os adolescente procuram imprimir personalidade na decoração do seu espaço. Mais importante do que seguir modas é saber escutar as necessidades dos mais novos lá de casa e, depois sim, tentar conjugar com algumas tendências.

Antes de partir para a ação, lembre-se que esta é a divisão favorita do teenager, aquela onde provavelmente passa a maior parte do tempo.

Por ser um espaço tão importante, a decoração do quarto juvenil deve ser acolhedora, sem perder o foco na privacidade. Para ajudar, reunimos algumas sugestões para que consiga oferecer o quarto perfeito nesta fase tão intensa da vida deles. Inspire-se!

Verticalização é chave para aproveitar espaço

Se o seu problema é a falta de espaço no quarto, aposte em camas sobrepostas e aproveite o espaço deixado por baixo delas para a criação de cantos de estudo e montagem de armários. A par disso, poderá também investir em nichos que contornem a cama, já que são excelentes opções para guardar objetos de forma organizada, não ocupando muito espaço. Encontra-os em diversos formatos e tamanhos, inclusive assimétricos, conferindo modernidade ao ambiente. Além de funcional, é uma grande tendência.

Estilo escandinavo dificilmente desagrada

O estilo escandinavo é um tendência transversal a toda a casa, que também está em alta em quartos juvenis.

Incluir tons como o cinza e o branco, detalhes de madeira quentes e padrões geométricos divertidos é fácil e económico de alcançar. Além disso, estes pormenores vão deixar o quarto muito elegante com um ambiente organizado, clean e que convida ao conforto e à tranquilidade.

Paredes com cor e detalhes

Longe vão os tempos em que predominavam os tons pastéis como o rosa ou o azul celeste para as paredes. Atualmente, da paleta cromática é possível escolher tons mais alegres que transmitam toda a energia que um adolescente tem. Uma combinação de tons neutros pode também funcionar muito bem, sendo que estas cores combinam com todas as outras e denotam alguma maturidade.

O papel de parede e os vinis decorativos são outras opções criativas de que dispõe. Aqui, existem infinitas opções: lisos, geométricos, estampados, com efeitos visuais, entre tantos outros. No entanto, se o quarto for pequeno, convém optar por colocar papel de parede apenas numa parte, para que a divisão não pareça ainda mais pequena.

Outra sugestão para as paredes são letras autocolantes que formam palavras e frases, assim como quadros com fotografias ou elementos decorativos que, para além de serem acessíveis, são fáceis de colocar e de remover. Para que o autocolante fique nas melhores condições, é essencial que a parede tenha, no mínimo, duas mãos de tinta.

É importante que na decoração haja equilíbrio entre o que caracteriza um quarto infantil e um adulto. Partindo desta ideia, e ouvindo a opinião do adolescente, há que encontrar um meio termo.

Por último, convém reforçar que, nesta fase de transição, os jovens estão ainda a descobrir muito de si mesmos e é normal que sofram mudanças bruscas e repentinas. Portanto, apostar numa decoração funcional e que não envolva gastos extravagantes é uma opção segura.

Na JOM encontra um sem fim de soluções, visite uma das nossas lojas físicas ou passe em www.jom.pt. Estamos cá para si e para os seus, em todas as fases da vida!

You May Also Like

cores Pantone

Como incluir as cores Pantone 2021 na decoração da sua casa?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *