Quarto montessoriano

Quarto montessoriano: benefícios e dicas

Proposto pela educadora Maria Montessori, o método montessoriano orienta a composição de quartos de crianças de modo a promover a autonomia e a favorecer a autoeducação, em todas as fases de desenvolvimento. Por outras palavras, a partir desta técnica, as crianças têm a oportunidade de se desenvolver intelectualmente de forma mais natural e de aprender com liberdade, ao seu ritmo. Assim sendo, pressupõe-se que um quarto montessoriano seja funcional, confortável e seguro para atender às necessidades da criança. Vamos explorar melhor este conceito? Neste artigo, partimos à descoberta e damos sugestões e dicas para a decoração e montagem de um quarto montessoriano.

Seguir a técnica do quarto montessoriano é, na verdade, mais simples do que aparenta. Uma das características fundamentais é distribuir os móveis do quarto e manter os brinquedos organizados sempre numa posição que se ajuste à altura da criança. Ou seja, devemos abdicar, por exemplo, das camas mais tradicionais (e dos berços) e investir em colchões assentes diretamente no chão (ou usar um futon), para que a criança se levante e deite quando quiser, sem correr o risco de se magoar. Recomenda-se igualmente o uso de almofadas para delimitar o espaço e evitar quedas a meio da noite.

Outro pressuposto deste método é facilitar o acesso a objetos, livros e brinquedos para que se estimule o desenvolvimento e a autonomia e, de um modo mais natural, faz com que a criança sinta mais liberdade para explorar o seu próprio ambiente. Falamos claramente de liberdade de movimentos e de expressão, valores essenciais ao crescimento da criança. 

O mobiliário num quarto montessoriano

Além da cama já abordada acima, o armário onde se guarda a roupa deve também ele estar disposto numa altura que possibilite à criança escolher, de modo independente, as peças que vai vestir nesse dia. Assim, é importante que portas, gavetas, caixas, sapateiras, cestos e cabides sejam leves e de fácil acesso, para garantir a segurança necessária. Lembre-se de adequar os móveis e a composição dos elementos à idade dos pequenotes, até porque o método Montessori é uma estratégia que pode (e deve!) explorar não só o lado lúdico como o lado funcional e completamente atrativo para as crianças, seja em que idade for. 

O nosso convite é, então, a exploração plena do espaço, de modo a distribuir as peças de mobiliário sempre de forma harmoniosa e, claro, considere que a criança precisa de um espaço livre para se movimentar. 

A decoração

Uma das maiores premissas na decoração montessoriana é a de aliar conforto e praticidade à criatividade. Outra igualmente relevante é a defesa da promoção da autonomia e da liberdade dos mais pequenos. A meta é, pois, conseguir um espaço que seja aconchegante, esteticamente apelativo e, obviamente, confortável, mas que tenha tudo sempre à mão e aos olhos da criança. 

A madeira é um dos materiais privilegiados, porque – além de ajudar a reter o calor – é agradável ao toque e, por isso, deve ser utilizada sempre que possível, dos móveis aos objetos, mas também no chão, para que a criança possa andar descalça sem sentir mudanças de temperatura. Outra dica é pendurar arte ao nível dos olhos da criança. Abaixo compilamos algumas sugestões para um quarto infantil montessoriano:

Dê uso a adesivos para decorar o espaço;
Combine a iluminação com diferentes cores e texturas;
Adicione almofadas e tapetes próximos à cama;
As cores fortes são ótimas para estimular a criança, mas, no quarto, é importante optar por cores mais neutras e em tons pastéis que promovam o relaxamento. À medida que a criança cresce e apresenta curiosidade por cores mais vivas pode ir adicionando alguns elementos com mais cor e alguns padrões;
Evite a acumulação de objetos para ter um ambiente clean, sendo que para libertar mais espaço poderá usar móveis e objetos com mais de uma função;
Acima de tudo, pense na decoração voltada para as necessidades e gostos da criança.

No que aos brinquedos diz respeito, disponha os brinquedos em locais acessíveis e sempre aos olhos da criança, tendo o cuidado de os alternar para que a criança tenha diferentes opções. Além disso, é importante que dê prioridade a brinquedos que estimulem a percepção, a atenção e a criatividade da criança.

Cuidados para adaptar o quarto infantil montessoriano

Como o pressuposto é que a criança tenha liberdade para explorar o quarto, a segurança é um ponto fundamental na hora de o idealizar. Assim, enumeramos abaixo alguns pontos essenciais para garantir a segurança máxima:

Instalar tomadas com proteções próprias;
Evitar utilizar móveis com quinas, preferindo os que têm cantos redondos ou protegendo as quinas existentes;
Fixar os objetos na parede com fitas resistentes, sem usar pregos, preferencialmente;
Optar por molduras de quadros e espelhos em acrílico;
Usar tapetes pelo quarto para amortecer quedas acidentais;
Colocar barras fixas na parede, de modo a que os locais fiquem seguros para o bebé segurar enquanto tenta caminhar, e grades caso existam escadas nas proximidades;

Também se recomenda que evite objetos que possam partir (com vidro ou porcelana, por exemplo), uma vez que podem deixar pedaços cortantes espalhados pelo chão. Assim, os espelhos, caso existam, devem ser colocados longe do alcance, pelo menos até que a criança tenha idade para reconhecer o perigo de o partir.

De forma muito resumida, os principais benefícios associados a este método estão relacionados com o desenvolvimento da criança, sendo que a ajudam, essencialmente, a identificar capacidades, habilidades próprias e até os próprios limites, desenvolver ordem, coordenação e concentração e ainda estimular a independência e a criatividade. Acima de tudo, o quarto Montessori é um espaço seguro que permite à criança criar uma maior sensação de confiança e calma, evitando sentimentos de ansiedade e baixa autoestima, tão comuns no processo de crescimento.

Leia mais: ideias para montar um cantinho de brincadeira

You May Also Like

Black Friday

Os imperdíveis da Black Friday 2021

natal

Natal 2021: dicas imperdíveis para uma decoração de sonho

Promoções quentes e boas só na JOM: sugestões imperdíveis

feriado

7 sugestões de como aproveitar o feriado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *