Dicas para montar um quarto de irmãos

Decorar um quarto infantil é sempre um desafio, especialmente quando se transforma num quarto de irmãos, seja por falta de espaço ou por opção para incentivar a partilha e o convívio. Este é o primeiro espaço que as crianças sentem como seu, é onde crescem e se desenvolvem, onde se sentem seguras. É lá que passam uma boa parte do seu tempo, é o lugar do despertar, do deitar, das brincadeiras e, muitas vezes, dos trabalhos de casa. Se as idades e os géneros dos irmãos forem diferentes, o desafio é ainda maior, tendo não só de conciliar necessidades distintas como preferências díspares. Preparamos este artigo para ajudar os pais desse lado do ecrã a adaptar os quartos a realidades desiguais, sempre com muito estilo e assertividade.

Cores

Para o quarto de irmãos, o ideal será ter uma base neutra para os móveis e para os têxteis (tapetes, cortinas, roupa de cama, almofadas), para criar a uniformidade necessária ao ambiente, até porque os brinquedos e os restantes elementos decorativos vão certamente adicionar cor e dar um toque vivo ao quarto. Desta maneira não está a sobrecarregar o ambiente nem está a tornar visualmente o espaço menor. 

Se, mesmo assim, pretende delimitar visualmente o espaço de cada uma das crianças, arrisque noutros tons além do rosa e do azul. Quando as crianças têm mais de dois ou três anos já costumam ter cores favoritas, porque não levar em consideração essas preferências?

Delimitar espaços 

Já que estamos a falar em definir espaços para cada criança, convém aqui relembrar que cada qual tem a sua personalidade e, por isso, delimitar os espaços é uma excelente maneira de mostrar que respeita a identidade delas e de dar liberdade para o seu desenvolvimento pleno. Neste campo vale então a pena investir em enxoval e em elementos de decoração que sejam o reflexo das preferências de cada criança. 

Esta dica é importante mesmo que sejam duas meninas ou dois meninos, porque cada um deve ter o espaço onde se reconheça como indivíduo. Mesmo que o espaço seja pequeno, acredite que é possível, sendo que uma boa aposta para estes casos é, por exemplo, investir em almofadas escolhidas pela criança, ou adicionar do lado da cama de cada criança um quadro com algum personagem que ela gosta ou até com a sua frase favorita. Tenha em atenção que os interesses das crianças mudam muito rápido e escolher um tema específico pode não ser uma boa opção, invista em itens discretos, economicamente ajustados mas que, de alguma forma, destaquem a individualidade de cada uma. 

Esta delimitação do espaço leva-nos a outro ponto importante que é o de permitir que a criança participe na construção do seu ambiente pessoal. Esta pode e deve ser entendida como uma atividade, até para que elas percebam que aquele é o seu espaço, a sua primeira casa. A partir daí pressupõe-se que seja também mais fácil que a organização seja incluída na rotina, de forma natural.

Móveis

Num quarto, as camas são o ponto central e quando estamos a dividir um ambiente é dos aspetos mais importantes a ponderar. As opções são várias e vamos então considerar algumas: 

Beliches

Os beliches têm a vantagem de ter várias camas no espaço de uma, sendo que os mais comuns são os de duas camas, mas existem também com três ou mais. O mercado não se poupa em propostas, que vão desde o modelo mais sóbrio ao mais criativo: encontrará beliches em diferentes materiais e formatos, com escadas e escorregas, com ou sem secretária (ou sofá). 

Antes de se decidir a comprar, deve primeiramente medir o espaço onde ele vai ser colocado. Para além do comprimento e da largura, é igualmente relevante considerar a altura, sob pena de a cama de cima ficar demasiado perto do teto. De seguida deve pensar nas necessidades dos ocupantes do quarto: há beliches com secretária, outros com arrumação (gavetões ou armários incorporados) e outros ainda com uma terceira cama recolhível. No caso de o beliche possuir gavetas ou armários, não se esqueça de calcular o espaço de que vai precisar para abrir as portas e as gavetas.

Quanto ao acesso à cama de cima, a nossa sugestão é que evite escadas sem apoios, estas devem ser o mais práticas e seguras possíveis. 

Camas de solteiro

As camas de solteiro são igualmente uma opção válida para um quarto de irmãos e aqui o ideal é criar primeiramente um layout em função do espaço que tem disponível, considerando os restantes móveis do quarto. Para não falhar, o melhor mesmo é que ambas as camas sejam do mesmo modelo ou cor para criar a tal unidade visual e dar uma sensação de amplitude ao espaço.

Preferencialmente opte por camas com dupla (ou até tripla) função para otimizar o espaço, porque desta forma está a resolver várias questões com apenas uma peça de mobiliário. Por exemplo, na JOM encontra camas de solteiro com cama inferior recolhível  e gavetas para espaço extra de arrumação, ou até camas superiores convertíveis em sofá, com camas inferiores recolhíveis para quartos altamente versáteis. Se procura camas de solteiro mais clássicas também as temos, descubra-as aqui

Zonas de estudo

Se forem já crianças que exijam uma área de estudos, vale a pena considerar uma secretária. Aliás, dependendo do espaço, poderá dedicar uma mesa para cada um e o ideal é que o espaço seja composto por materiais de ambos, permitindo que eles organizem os seus pertences, da melhor forma possível. Se a área é pequena, procure uma secretária regulável em altura, para que possa atender às diferentes necessidades das crianças, ao mesmo tempo que está a otimizar não só o móvel como também o espaço. 

Não se esqueça de investir em cadeiras de qualidade, a fim de evitar problemas de postura. Na JOM encontra não só secretárias versáteis como também cadeiras de diferentes cores e formatos. 

Espelhos para ampliar, mas com cuidado!

Não é novidade nenhuma que os espelhos têm a capacidade de ampliar visualmente ambientes pequenos, mas para que este truque funcione é preciso considerar alguns detalhes, como por exemplo pensar naquilo que o espelho irá refletir: procure reflexos esteticamente agradáveis, que não reflitam uma área do quarto propícia à desarrumação (por exemplo, a zona dos brinquedos). Outra dica valiosa para fazer o quarto de irmãos parecer mais amplo é apostar na luz natural.

Por fim, sempre que lhe seja possível opte por portas de correr, a fim de economizar espaço no quarto. Aproveite cada centímetro disponível e nunca se esqueça de desimpedir a circulação para criar a sensação de um espaço maior e mais amplo. Conte com a JOM para dar vida aos seus projetos, seja online ou numa das nossas lojas físicas.

Esperamos que estas dicas tenham ajudado a aclarar ideias e a inspirar os pais nesta tarefa de montar um quarto de irmãos, que nem sempre é fácil. Se tem um bebé que vai ocupar este espaço, sugerimos que leia (ou releia) aqui o nosso artigo recheado de dicas para decorar um quarto de bebé. Boas remodelações!

You May Also Like

Black Friday

Os imperdíveis da Black Friday 2021

natal

Natal 2021: dicas imperdíveis para uma decoração de sonho

Promoções quentes e boas só na JOM: sugestões imperdíveis

feriado

7 sugestões de como aproveitar o feriado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *