Como otimizar a luz natural dentro de casa?
Locais com luz natural deixam-nos logo de bom humor, além de trazerem outros benefícios como economia de energia e aumento da produtividade. Neste artigo, vamo-nos focar nas formas de conseguirmos aumentar a luz natural dentro das nossas casas, sem grandes complicações.
Escolha de cores claras
Pode parecer inútil, mas não é. Utilizar cores claras nas paredes, tetos e até móveis ajuda a refletir a luz natural ao redor do espaço, além de sabermos que as cores claras ampliam visualmente o ambiente. Por oposição, cores escuras vão absorver mais luz solar, pelo que não se recomenda o seu uso ou, a usar-se, que não sejam enquanto cores dominantes.
Posicionamento de móveis
Devemos ter em atenção a disposição dos móveis, evitando obstruir janelas ou fontes de luz com móveis grandes/pesados, de modo a permitir que a iluminação natural alcance o máximo de áreas possível. Além disso, deves optar por peças decorativas que se adaptem à altura da janela e, se estivermos a falar de uma janela desde o chão até ao teto, sugerimos que deixes o espaço livre para conseguir aproveitar ao máximo a entrada de luz natural.
Ainda dentro da categoria de móveis, e na ótica de ajuda a distribuir a luz de forma mais eficiente pelo ambiente, podemos optarmos por móveis e materiais que tenham superfícies reflexivas, como metal polido ou vidro.
Manutenção da limpeza das janelas
Outra dica é limpar regularmente as superfícies de vidro para garantir que a luz natural passa sem obstruções. Muitos de nós desvalorizam esta tarefa, mas é de facto importante.
Não desvalorizar ‘adereços’
Como ‘adereços’ entendemos cortinas e espelhos, por exemplo.
No caso das cortinas, a dica passa por privilegiar cortinas leves e, preferencialmente, translúcidas que permitam a passagem da luz. Sempre que possível, devemos manter as janelas desobstruídas para maximizar a entrada de luz.
[Descobre como escolher cortinas ideais para casa, aqui.]
Quanto aos espelhos, e por serem um objeto útil e acessível em termos de preço, são também uma excelente alternativa para otimizar a iluminação, desde que posicionados estrategicamente (em frente a uma janela, por exemplo) para refletir a luz para áreas mais escuras do ambiente. Além disso, ajudam a criar a sensação de um espaço mais amplo.
Iluminação zenital
Iluminação zenital é a iluminação que vem de cima, isto é, do céu (zénite) e que permite que a luz natural penetre no ambiente através de pequenas ou grandes aberturas criadas na cobertura do edifício, que podem ser claraboias, tetos e telhados transparentes. Logicamente, esta solução requer um grande investimento e a verificação prévia da necessidade de obter uma aprovação para avançar com estas alterações.