otimização do espaço

5 dicas de otimização do espaço na casa de banho

A casa de banho é um dos espaços mais relevantes de cada habitação, sendo que deve ser funcional para facilitar o nosso dia a dia. Quanto mais espaçosa for, melhor, seja para pendurar toalhas, ou para arrumar e organizar produtos de higiene, de beleza e acessórios. Mas nem sempre o é. Grande parte das casas apresentam casas de banho diminutas. Por isso, a nossa questão é se sabe como fazer uma otimização do espaço relativo à casa de banho? Não? Então confira estas cinco dicas para que possa desfrutar ao máximo da(s) sua(s) casa(s) de banho.

Destralhar

Destralhar é a primeira regra e é por aí que deve começar. É muito fácil numa casa de banho acumularmos frascos e mais frascos de produtos que já não vamos usar, de embalagens que já ultrapassaram a validade, de perfumes com os quais (já) não nos identificamos e, portanto, é (ou deve ser) prioritário eliminar todos estes artigos e ficar apenas com o que realmente precisa. Tire tudo cá para fora e analise bem a importância de cada item.

Optar por móveis à medida

Quando o espaço destinado à casa de banho é pequeno, uma das soluções mais eficientes passa por fazer móveis à medida, de modo a aproveitar cada cantinho. Estes móveis à medida vão ocupar apenas o espaço que lhes destinar, por isso, opte por colocar em pontos estratégicos, de forma a aproveitar, por exemplo, as esquinas. O mesmo se aplica às louças (lavatórios e sanitas), que podem estar dispostas de forma suspensa, rentabilizando espaços à partida por explorar: acrescente cestos de arrumação por baixo (por exemplo, para papel higiénico e para stock extra de itens que não estão ainda a uso). E já que está a construir e a criar, aproveite para dar vida a este espaço tão importante, preste atenção ao detalhe, jogue com as cores e a iluminação, tire partido das janelas, se existirem. 

Prestar atenção às paredes

Olhe para as paredes com o máximo de criatividade e tire proveito do eixo altura, na falta de espaço no eixo largura. O uso de armários, cubos, prateleiras e estantes poderá, de forma bastante simples e eficiente, ajudar na organização e na otimização de áreas. Olhe bem para os espaços mortos e áreas de menor circulação, como por exemplo, em cima do vaso sanitário ou sobre o lavatório e adicione uma boa estante para acondicionar perfumes e artigos mais estéticos, por exemplo.

Outro truque para fazer com que o espaço pareça mais amplo é um truque visual que consiste em colocar um grande espelho por detrás dos lavatórios ou em qualquer outra parede. O reflexo do espelho fará com que a área pareça maior do que aquilo que realmente é.

Apostar em diferentes itens de arrumação

Aproveite todos os espaços para colocar diferentes itens de arrumação que o vão ajudar a organizar a área, a manter tudo arrumado e a não acumular materiais desnecessários. Uma boa dica é servir-se dos nichos para adicionar prateleiras e ter tudo ‘à mão de semear’ e, além disso, tenha prateleiras (extra) no móvel do lavatório e algumas caixas de organização para fácil acesso a todos os artigos. Poderá também colocar cabides atrás da porta para pendurar o roupão e a toalha de banho, assim como acrescentar pequenos módulos de arrumação adicional.

Se lhe sobra um espacinho, na JOM encontra colunas de WC estreitas e altas, em diferentes modelos e tonalidades, ótimas para rentabilizar áreas nas casas de banho. Descubra aqui as várias opções.

Ter soluções multifuncionais

Se o espaço é pequeno, torna-se ainda mais imperativo apostar em soluções multifuncionais, certo? Quer alguns exemplos? Que tal um cesto de roupa suja que sirva de banco de apoio? Ou um espelho com prateleiras de arrumação ou em portas de armário? 

Outros pequenos truques que aumentam o espaço livre ou a noção deste

Evite padrões e coloque de parte as cores escuras. Dê preferência a tons claros e neutros. 
Se passa bem sem banhos de imersão, sugerimos que troque a sua banheira por um poliban. Pode optar por uma solução de canto que ajuda a otimizar ainda mais o espaço. 
Opte por tirar o bidé, sobretudo se já tiver bidé numa outra casa de banho. Esta é uma das peças cada vez mais em desuso, por isso, poupe espaço e exclua-a da sua área. 
Dê primazia a materiais como o vidro, o espelho e o inox, que certamente contribuem para uma noção de espaço mais amplo. A luminosidade é igualmente uma boa aliada neste aspeto.

O espaço – ou a falta dele – é uma batalha dura em muitas casas e é, por isso, fundamental rentabilizar as áreas e as possibilidades de armazenamento, especialmente em divisões mais pequenas como as casas de banho. Nas lojas JOM e em www.jom.pt encontra uma grande variedade de artigos para organizar a sua casa de banho. Visite-nos e encontre tudo para o seu lar.

You May Also Like

luz natural

Como otimizar a luz natural dentro de casa?

cor pantone

Como incluir a cor Pantone 2024 na decoração?

aquecer a casa

Como aquecer a casa eficazmente?

sapateira

5 Sapateiras para ajudar na organização lá de casa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *