Organizar a despensa

Organizar a despensa da cozinha em três tempos

A despensa é aquele espaço extra que dá jeito em todas as casas, mas, regra geral, é difícil manter o controlo e ter um compartimento devidamente organizado. A pensar nesta dificuldade comum, reunimos dicas para o ajudar a organizar a despensa da cozinha em três tempos: fácil, rápido e eficaz. A ideia aqui é conseguir ter controlo do seu stock, de modo a não ter alimentos a mais do que o estritamente necessário, contribuindo para o não desperdício.

É muito comum irmos às compras (mesmo com lista) e trazermos mais alimentos do que precisamos, seja porque fomos com fome, ou porque vimos promoções imperdíveis. Portanto, fazer uma limpeza de tempos a tempos e organizar a despensa da cozinha é essencial para garantir um armazenamento consciente, evitando desperdício de alimentos fora do prazo de validade.

Comece por fazer um inventário

Para ter ideia do que tem na sua despensa, comece pelo básico: fazer um inventário de todos os produtos (alimentares e não alimentares) que tem. O ideal é tirar tudo para fora dos armários e colocar bem à vista para que consiga organizar por categorias.

Neste ponto do processo é muito provável que até encontre produtos que nem se lembrava que tinha e, por vezes, acontece de encontrar algumas embalagens já fora do prazo. Portanto, o passo seguinte é verificar as datas de validade e, de seguida, anotar quais os alimentos que tem em maior e menor quantidade, para evitar de comprar mais milho se já tem dez embalagens de milho guardadas na despensa.

Organize o que tem por categorias

Agora que sabe o que tem, antes de colocar tudo outra vez nos armários, tire algum do seu tempo para organizar por categorias. Se lhe for possível, junte todos os alimentos em uma (ou mais) prateleira(s) e os não alimentares noutra(s). Para que exista uma certa lógica, opte por colocar as conservas próximas umas das outras, o arroz e as massas juntos, e por aí em diante. Segue uma sugestão de categorização:

  • Massas
  • Cereais
  • Farinhas
  • Enlatados
  • Frutos secos e sementes
  • Especiarias e condimentos
  • Produtos de limpeza

Se pretende otimizar o espaço que tem, poderá optar por comprar prateleiras ou cestos amovíveis que dão para aplicar nos armários e que estão disponíveis no mercado. A ideia é maximir o espaço e garantir uma organização funcional para que não perca mais tempo a procurar os produtos na hora que precisa.

Organize também por data de validade e regularidade de uso

Se tem produtos alimentares com a data mais próxima do fim de validade, deverá colocá-los à frente e, tal como nos supermercados, deverá colocar os produtos com maior data de validade na parte de trás. Além disso, deverá também colocar em local acessível aqueles que usa com maior frequência e, no fundo da prateleira, opte por colocar os itens que usa com menor regularidade, como os rolos de papel, os produtos de limpeza, etc.
Com dificuldade em definir esta organização? Aproveite as nossas sugestões:

  • Crie pequenos nichos com cestos, caixas ou tabuleiros para armazenar os alimentos que usa para cozinhar. Esses recipientes podem estar em cima do balcão da cozinha ou guardados no armário mais próximo do fogão;
  • As prateleiras de acesso mais difícil devem ficar alocadas para os alimentos que usamos com menor regularidade;
  • Os produtos mais pesados devem ser acondicionados nas prateleiras mais baixas.

Sempre que for às compras, lembre-se primeiramente de confirmar que alimentos é necessário trazer e, nas promoções, nunca se esqueça de verificar os prazos de validade.

Use recipientes transparentes para armazenar os artigos

Os recipientes transparentes são a melhor maneira de guardar produtos como grãos, sementes, farinhas, massas. Além disso, têm uma série de vantagens: são visualmente apelativos, reutilizáveis, permitem validar com facilidade se o produto está a acabar e são mais ecológicos para as compras a granel.

organizar a despensa

Mantenha a organização

Não permita que tudo volte ao mesmo. Seja por falta de tempo ou por preguiça, nem sempre é fácil manter a ordem na despensa lá de casa. Tente por em prática alguns exercícios, como:

  • Arrumar as compras no devido lugar assim que entra a casa;
  • Manter sempre desimpedido o acesso à despensa;
  • Ter uma despensa devidamente iluminada;
  • Antes de começar a cozinhar, tirar para fora todos os ingredientes necessários. No fim, coloque-os no local próprio.

Uma despensa cheia não significa que tenha tudo o que precisa, o importante é conseguir ter uma despensa funcional. Não existe propriamente uma forma correta para organizar a despensa, tudo depende das suas necessidades e do espaço que tem disponível. Porém, é importante garantir que o espaço está organizado funcionalmente, para que o seu o dia a dia seja facilitado.

Na JOM encontra vários artigos para o lar, que ajudam nesta árdua tarefa de manter uma despensa organizada.

You May Also Like

novo normal

De volta ao novo normal: como adaptar a sua casa?

jardim vertical

Como construir um jardim vertical dentro de casa

escolher a almofada

Sabe como escolher a almofada de descanso?

mesa de jantar

Momentos à mesa: sabe como escolher a mesa de jantar mais adequada ao seu espaço?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *