Organizar a casa

Organizar a casa em tempos de Pandemia

Em tempos de confinamento generalizado, em que cabe a cada um de nós ser responsável e isolar-se sempre que possível em casa, surge a oportunidade ideal para organizar o espaço, seja a ‘destralhar’, a fazer uma boa limpeza de primavera, ou até a rever itens que já não são essenciais e que podem ganhar uma segunda vida.

Além da arrumação ser bem vista, sabe-se que viver em espaços organizados facilita a convivência e a relação entre todos. Organizar a casa vai também ajudar a ocupar a sua mente e traz uma sensação de tranquilidade, o que agora, mais do que nunca, é urgente na casa de cada um de nós. Portanto, reunimos algumas dicas que acreditamos serem fáceis de por em prática, o resto é consigo. 

Nas gavetas e armários

O primeiro truque é dispor os objetos em três zonas de triagem: objetos que quer manter, os que quer deitar fora e os que são para doar. De seguida é estabelecer uma ordem que lhe faça sentido, organizando os objetos por categorias: revistas no cesto, jóias no guarda-jóias, livros na estante, e por aí adiante. 

Quanto à roupa que pretende guardar, depois do ‘exercício do desapego’ concluído, o fundamental é esvaziar o armário e organizar por categorias, dobrando e enrolando as peças em tamanhos e formas similares, de modo a poder identificar e guardar tudo. 

Como complemento poderá (re)ler este nosso artigo sobre como manter um quarto organizado.

Na cozinha

Aqui, o princípio é semelhante: comece por tirar tudo dos armários e das gavetas para poder separar por categorias e fazer a triagem dos objetos que usa e dos que não usa.

Um truque que funciona sempre bem é criar diferentes áreas na cozinha: zona de preparação, zona de confeção de alimentos, zona de limpezas, zona de arrumação. Nesta ordem de ideias, na zona de preparação, guarde e organize os elementos agrupados que usa para cozinhar, desde facas, tigelas, tábuas de corte e batedeiras e todos os eletrodomésticos de cozinha. Na zona de confeção de alimentos, guarde panelas, frigideiras, tachos e os ingredientes que usa para cozinhar, como sal, azeite, especiarias e todos aqueles que devem estar perto do fogão. A zona de limpezas serve para guardar os produtos de limpeza, sendo que os pode colocar perto ou por baixo do lava loiças. Por fim, na zona de arrumação armazene pratos, talheres, copos, canecas, taças e travessas. 

Se quiser atingir um outro nível de arrumação, utilize frascos ou caixas de vidro com etiquetas para armazenar arroz, massas e cereais. Além disso, a sua vida fica mais fácil se organizar os alimentos por categorias. Como? Agrupando-os por famílias: por exemplo, as massas, o arroz, os cereais e as farinhas juntos no mesmo espaço, e chocolates e doces, frutos secos noutro.

Na sala

Agora que passa mais tempo em casa, por que não dar uma nova vida à sala, sem gastar um tostão? Sabia que a posição dos seus móveis interfere diretamente no conforto e na funcionalidade do ambiente? Pois bem, com uma boa dose de criatividade e critério, a mudança pode ajudar à boa disposição dos que habitam no mesmo espaço. 

Por onde começar? Tire do sítio todos os itens de decoração, deixando apenas os sofás e os móveis grandes. Deve também tirar os elementos que interrompam a entrada de luz, assim como trocar de lugar os móveis que impeçam a passagem. De seguida, olhe à volta e procure as ligações para a televisão e demais aparelhos associados, de modo a avaliar as possibilidades de disposição dos móveis. Depois disto, já pode então mudar o sofá, decorando-o com as suas almofadas favoritas e adicionando pequenos detalhes em redor como aquela mesa ou baú que tinha guardado e que agora servirá como elemento decorativo. 

Se tem jeito para os DYI, aproveite o tempo para aplicar aquele papel de parede que tem parado lá em casa, ou até para reciclar ao pintar ou revestir de tecido um móvel antigo de madeira, por exemplo. 

Numa altura em que não é de todo aconselhável sair de casa para comprar bens que não sejam essenciais, faça a mudança com o que tem ou então privilegie os canais online. Na nossa loja jom.pt encontra os mesmos artigos que nas nossas físicas e ainda com o benefício de não pagar os portes de envio. Contribua para o bem de todos, mantenha-se em casa. 

You May Also Like

Lavandaria em casa

Lavandaria em casa: dicas para ter um espaço prático e organizado

armário-cápsula

Armário-cápsula: o que é e como criar um de raiz

hábitos para uma vida saudável

Criar hábitos para uma vida saudável, sem sair de casa

Limpeza da casa

Limpeza da casa para ajudar no combate ao Covid-19

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *