natal

Natal 2021: dicas imperdíveis para uma decoração de sonho

Chegou aquela altura do ano em que transformamos as nossas casas em ambientes completamente mágicos! Além da árvore de Natal, que é um dos maiores ícones desta data especial, há todo um mundo por explorar no que toca à decoração natalina. E para te ajudar, preparamos este artigo com uma série de dicas para uma decoração de sonho, a preços imbatíveis.

A árvore de Natal

Antes de começares a montagem da árvore de Natal, deves definir o local onde será colocada e isso certamente irá influenciar o tamanho e o estilo ideal da estrutura. Com isso definido e a montagem feita, passamos para a decoração. Qual a cor dominante? Qual o estilo decorativo? Separa todos os enfeites que irás usar, por categorias, começa a pendurar e, no final, envolve a árvore com o fantástico jogo de luzes, o chamado ‘pisca pisca’. Se não queres ter tanto trabalho, descobre aqui a nossa árvore de Natal com iluminação LED incorporada. 

natal

Para pendurar

São várias as opções de pendentes para a árvore de Natal e é importante que, nesta fase, já se saiba qual o estilo de decoração: colorida? Clássica? Rústica? Monocromática?
Mais abaixo daremos algumas dicas sobre a cor. Por enquanto fica um apanhado do nosso top 12, com base na oferta JOM, desde bolas a pinheiros origami:

Estilos de decoração para todos os gostos

Independente do estilo, o importante mesmo é que adicionemos o nosso toque pessoal, até porque há famílias em que os enfeites passam através de gerações, outras em que são feitos pelos miúdos e/ou pelas nossas próprias mãos, então convém considerar tudo isso e seguir por aquele estilo que mais nos reflete.

Tradicional

Para começar, o estilo tradicional com muito verde e vermelho, pinhas, presépios, enfeites de feltro, peças com tecido xadrez… Como resistir?

Elegante: branco e dourado ou branco e prateado

Se a ideia este ano é fugir do clássico vermelho, uma das apostas certeiras é investir na decoração clean e moderna com branco e dourado, já que este mix de cores se completa na perfeição e fica com um ar de sofisticação.

Por outro lado, para quem está a pensar adotar os tons metálicos, temos o prateado, cuja combinação com branco é clássica e resulta muito bem! Os dois tons juntos deixam o ambiente elegante e, se queres deixar a decoração mais aconchegante, aposta em luzinhas de Natal amarelas, que vai cortar o ‘frio’ do prateado.

Clássico: vermelho e dourado

Vermelho é uma das cores que mais associamos ao Natal e aparece na maioria das decorações e, se a ideia é valorizar ainda mais, vale a pena apostar na combinação com o dourado. A composição fica bastante elegante e vale desde a decoração da mesa de jantar na noite da ceia de Natal até mesmo para decorar uma sala de estar, por exemplo. 

Monocromático

O monocromático tem vindo a conquistar mais e mais adeptos. Dá pra usar estrelinhas em acrílico, velas brancas na decoração de um aparador ou mesa, por exemplo, e também muitos enfeites com cores em dourado, cobre.

Rústico

Para quem procura uma decoração mais discreta com um toque de sofisticação, o estilo rústico é o ideal. Aqui o vermelho vai entrar apenas em pequenos detalhes e podes usar e abusar do dourado e dos tons terrosos. Se quiseres caprichar um pouco mais, podes pendurar no teto alguns galhos secos, entremeados com luzinhas, que vão emoldurar a cena e inspirar o clima rústico do lugar. 

Artesanal sustentável

E porque nos preocupamos com o futuro do planeta e das gerações vindouras, entre as ideias de decoração sustentável, vale a pena reutilizar itens de decorações de anos anteriores, como as bolinhas de Natal e até fazer uma árvore diferente com galhos secos, por exemplo. Para a mesa de jantar, podemos reaproveitar as garrafas de vidro, em que as pintamos, por exemplo, de dourado, colocamos umas velas e funcionam como castiçais para a mesa. Outra opção é colocar luzes dentro das garrafas e conseguir o efeito como se mostra na imagem abaixo:

natal

De ressalvar que, para todos os estilos de decoração, a natureza é um elemento que pode (e deve!) estar presente: secas ou frescas, as folhas ajudam a criar composições interessantes, assim como musgos secos aplicados numa base circular. Outra aposta certeira é o uso de pinhas e galhos de pinheiros que podem marcar a decoração numa mesa de jantar.

Momento à mesa

A ceia de Natal é um momento verdadeiramente especial e merece todo nosso capricho!

O dourado acaba por ser o tom favorito dos portugueses, pela elegância que acrescenta ao ambiente. A nossa sugestão é conjugares o nosso belo serviço de mesa em grés e o faqueiro dourado de linhas contemporâneas (existem duas opções: branco e dourado, assim como branco e preto), para receberes os teus convidados com pompa e circunstância. Se pretendes adicionar um tom tradicional, sugerimos uns copos vermelhos, de formato elegante.

Não te esqueças da porta de entrada

A porta de entrada é o grande cartão de visita das nossas casas. Por isso, principalmente para quem só vê a decoração pelo lado de fora, tem um grande destaque e deve merecer a tua melhor atenção. Um dos itens que não pode mesmo faltar é a coroa de Natal – ou grinalda, cujo principal significado é sorte. As mais tradicionais e que nunca nos falham são as redondas com detalhes verdes, vermelhos, brancos e dourados e tanto podem ser penduradas na porta como nas janelas.

Importante mesmo é preparares o teu espaço para a época festiva mais aguardada do ano, de modo a criares o ambiente perfeito para momentos repletos de união e amor, à volta da mesa e não só. Descobre outros artigos natalícios online e em qualquer uma das nossas lojas.

You May Also Like

Estantes de sala

5 Estantes de sala para todos as carteiras e gostos

papel de parede

Como aplicar papel de parede?

O poder das cores: como usar o verde na decoração

artigos

Artigos NOVIDADE que não vais querer perder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.