montar uma biblioteca

Como montar uma biblioteca em casa?

Seja de que tamanho for a tua habitação é possível montar uma biblioteca em casa – ou, pelo menos, ter um cantinho dedicado à leitura -, desde que se façam boas escolhas e se acerte na hora de combinar os elementos. Isto porque aproveitar os espaços da melhor forma é uma maneira inteligente de decorar a casa e para a biblioteca não é diferente. Mesmo sem uma divisão específica, podes optar por saídas irreverentes como dispor os livros ao longo da escada, fazer da estante uma conexão entre um ambiente e outro… Enfim, há várias opções para garantir que os livros que andam lá por casa ficam arrumados e dão um up à decoração. Inspira-te nas nossas dicas de como montar uma biblioteca em casa!

É inevitável: as bibliotecas são ambientes que fazem parte do imaginário coletivo, graças às casas mais antigas que tinham divisões inteiras destinadas a guardar livros. Hoje em dia, os amantes das versões impressas dos livros mantêm a biblioteca viva e não é assim tão difícil conseguir uma. Além dos livros, podes precisar de umas prateleiras ou estantes e adicionar vários outros elementos decorativos para enriquecer o ambiente como plantas, estatuetas, velas, molduras para fotos e por aí fora… Também depende do gosto pessoal! 

Por onde começar?

– Escolhe um local adequado: onde haja espaço suficiente para acomodar os livros, sendo que o local mais comum para instalar uma biblioteca em casa é na sala de estar, mas esta não é a única opção. Quem não tem espaço suficiente na sala de estar pode optar pelo home office, se existir, ou, ainda, no próprio quarto, assim como no quarto das crianças. Se existir, o vão da escada é também ele um local popular para ser transformado em biblioteca já que este é um espaço muitas vezes “inútil”. Para os fãs de gastronomia e que gostem de cozinhar, a cozinha pode também receber uma pequena biblioteca, principalmente se for especializada em livros de culinária. Neste caso, tem apenas o cuidado de manter os livros longe do fogo para evitar acidentes domésticos. Para casas pequenas, sugerimos ainda bibliotecas suspensas que não ocupam espaço no piso e respondem à necessidade.

– Compra material de suporte para os livros: sejam estantes ou prateleiras, deves optar pelas que funcionam melhor na área de que dispões. As prateleiras costumam ser um pouco mais em conta do as estantes, uma vez que consegues comprar separadamente na quantidade necessária para os livros que tens, ou então, se houver condições para tal, porque não pôr mãos à obra e construir as tuas prateleiras a partir de tábuas de madeira? Importante mesmo é que se adequem ao tamanho e estilo do espaço selecionado.

– Classifica os livros: separa os livros por categorias ou géneros literários para facilitar a organização. Existem ainda outras formas de organizar os livros, que deixamos abaixo:
– Lidos e não lidos;
– Por ordem alfabética;
– Por cor (da lombada);
– Por autores;
– Por tamanho;
– Por idioma.

– Enriquece o ambiente com alguns acessórios extra: como plantas, estatuetas, velas, molduras para fotos, cerra livros, candeeiros e outros itens que possam ajudar a tornar a biblioteca mais aconchegante. O resto deixa com os livros!

– Cria um ambiente acolhedor: adiciona poltronas confortáveis, um bom cadeirão para leitura, um (ou mais do que um) candeeiro que proporcione a iluminação adequada para ler, uma mesinha lateral para apoiar uma chávena de chá ou de café ou até um copo de vinho e e outros itens que tornem o ambiente convidativo.

Todos estes itens encontras em www.jom.pt ou numa das nossas lojas físicas espalhadas pelo país (consulta aqui as várias localizações).

You May Also Like

sapateira

5 Sapateiras para ajudar na organização lá de casa

minimalismo

Minimalismo: 8 peças de mobiliário JOM para descobrir

quarto de adolescente

Inspiração: como decorar um quarto de adolescente

jardim

4 Dicas úteis de como decorar o jardim

2 thoughts on “Como montar uma biblioteca em casa?”

  1. Junto à biblioteca, um cantinho de leitura e tá feito um potencial canto favorito de casa. Obrigado pelas dicas. Vai me ajudar muito na hora de pensar um projeto em simuladores, como planner5d e assim. Muito obrigado e parabéns.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *