escritório em casa

5 Dicas para montar um escritório em casa

Trabalhar remotamente é cada vez mais uma realidade para muitos. Ter um escritório em casa pode trazer inúmeras vantagens: desde a flexibilidade no horário de trabalho até à poupança de dinheiro e tempo em deslocações. No entanto, montar um escritório em casa requer algum estudo prévio, já que o espaço tem de corresponder às exigências e necessidades da sua atividade laboral. Para tal, reunimos algumas dicas que ajudarão a definir um espaço de trabalho, à sua medida.

1. Avalie o espaço que tem à sua disposição

Idealmente, o escritório deverá ficar na zona mais tranquila da casa, num lugar isolado ou, em alternativa, que não esteja próximo de um espaço movimentado para evitar distrações e, preferencialmente, deve criar uma barreira física entre o espaço de lazer e o de trabalho. 

Portanto, comece por selecionar uma divisão ou crie uma zona para o seu escritório (pode, por exemplo, aproveitar um espaço resguardado da sua sala). O importante é criar um limite que indique onde começa e acaba o seu local de trabalho, sendo que usar biombos ou até portas de correr poderá ajudá-lo nesta ação.

2. Faça uma lista das suas necessidades

Para ter um escritório funcional, tente responder primeiramente a alguns quesitos:

  1. Que tipo de trabalho vai ser feito nesse espaço?
  2. Estão previstas visitas de clientes?
  3. Que tipo de equipamento será necessário?
  4. Que tipo de materiais serão armazenados?
  5. Irá fazer videochamadas ou conferências online?

Depois desta tarefa concluída, avalie quais os equipamentos de que irá precisar. Não se esqueça de investir numa cadeira de qualidade, que é o item imprescindível num escritório, pelo que não deve descurar o conforto e robustez deste acessório.

3. Estipule um orçamento

Depois de analisar as necessidades, é importante definir o valor pretende gastar no seu escritório. Avalie também a possibilidade de comprar móveis usados, pois pode controlar melhor o seu investimento inicial.

4. Decore o espaço de forma funcional e apelativa

O seu escritório deve ser um espaço agradável, no qual se sente bem e confortável. É relevante que não descure as pausas que deverá fazer ao longo da sua jornada de trabalho. Aconselhamos a criar uma pequena área onde possa fazer uma pausa: pode, por exemplo, incluir um bom cadeirão para ler umas páginas do livro, para refletir ou simplesmente relaxar por uns breves minutos. 

Além da zona de pausa, tenha em consideração os seguintes pontos:

Ergonomia 
Acomode o mobiliário de forma ergonómica para evitar problemas de saúde futuros. Por exemplo, se utilizar computador portátil adquira um apoio elevatório para facilitar a escrita e melhorar a postura. Na JOM encontra também cadeiras de escritório que lhe permitem ajustar a altura a diferentes tipos de atividade e a várias mesas.

Iluminação
Se tiver essa possibilidade, opte por uma divisão com luz natural e tente colocar a secretária o mais próximo possível da janela para que se sinta mais motivado. A luz natural ajuda a concentrar-se e cria uma sensação de não-confinamento, que é importante para que não se sinta enclausurado no seu próprio espaço de trabalho. Outra dica é pintar o local com cores claras e suaves, de modo a criar a percepção de um espaço mais amplo. 

Se utilizar computador, tenha em atenção os reflexos de luz no monitor para não cansar demasiado a vista. Se o local não tiver luz natural suficiente, opte por uma boa luz artificial e evite iluminação direta.

Arrumação
Aproveite o espaço que tem nas paredes e aposte em prateleiras, estantes, armários e gavetas para organizar e arquivar algum material. Na JOM encontra muitos itens que facilitam no momento de arrumar e organizar as papeladas que temos e vamos acumulando no local de trabalho.

Privacidade
Especialmente se tiver miúdos em casa, pondere o local onde tem mais privacidade. Isto porque, certamente, o seu local de trabalho exige que tenha pouco ruído, principalmente, se tiver de fazer chamadas ou videoconferências.

5. Estabeleça regras de utilização

Muitos sentem a tentação de, por estarem a trabalhar em casa, não definir um horário para utilização do escritório. É importante que  estabeleça “fronteiras” entre a vida pessoal e profissional.

Trabalhar remotamente também exige muito método e disciplina. Estando por casa, é fácil distrairmo-nos com outros afazeres. Portanto, conseguir um ambiente calmo e bem organizado irá ajudar a tirar o melhor partido de todas as vantagens de trabalhar a partir de casa.

Em conclusão, se para alguns ter um escritório em casa é somente facultativo, outros há que têm mesmo essa necessidade. E, se por um lado, esta situação parece apelativa e confortável, a verdade é que exige bastante rigor por parte de quem fica em casa. Portanto, é importante que consiga transformar um espaço em casa que seja um verdadeiro espaço de trabalho e, para tal, já sabe que pode contar com a JOM. Temos tudo para ajudar na organização e delimitação do seu novo local de trabalho.

You May Also Like

Lavandaria em casa

Lavandaria em casa: dicas para ter um espaço prático e organizado

armário-cápsula

Armário-cápsula: o que é e como criar um de raiz

hábitos para uma vida saudável

Criar hábitos para uma vida saudável, sem sair de casa

Organizar a casa

Organizar a casa em tempos de Pandemia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *