mobiliário de jardim

Mobiliário de jardim: tudo o que precisas e encontras na JOM

Se há tarefa que escapa ao aborrecimento, essa tarefa é a escolha do mobiliário de jardim, porque temos um incentivo enorme: as longas tardes que se estendem pela noite adentro, com horas e horas de boa conversa, a desfrutar das pessoas e da nossa casa ao ar livre. A pensar nessa missão, juntamos algumas dicas a considerar no momento de preencher o espaço com mobiliário que seja, essencialmente, prático e cómodo.

Antes de começarmos, convém colocar algumas questões, como: qual o espaço que tenho disponível? Como posso e devo organizá-lo? Que tipo de divisões pretendo ou é possível fazer? Portanto, além destas diretrizes, devemos considerar o espaço de passagem e circulação e, de modo sucinto, a área exterior pode ser organizada em dois principais espaços:

Espaço de refeições: especialmente apto para áreas médias ou grandes, é um espaço independente do espaço social, normalmente sob um alpendre ou toldo e junto à churrasqueira.

Espaço social: pensado para áreas pequenas ou médias, geralmente esta zona assume a dupla função de espaço de refeições, pelo que é importante incluir uma zona de sombra.

Com base nestes espaços principais, vamos agora apresentar sugestões em concreto e que encontras na nossa loja online, ou nas lojas físicas JOM.

Mobiliário de jardim para a área de refeições

Seja para um churrasco ao almoço ou um jantar regado a sangria e cocktails, não faltam opções de mobiliário para compor a área de refeições.

De design simples mas sem por de lado o conforto, este set composto por mesa e quatro cadeiras em plástico permite a fácil limpeza dos materiais. É o conjunto ideal para reunir família e amigos, para refeições no exterior, oferecendo quatro lugares sentados.

mobiliario de jardim

Igual ao conjunto anterior, mas em formato retangular.

mobiliário de jardim

Caso haja espaço, a área de refeições pode (e deve!) incluir uma zona de barbecue, sendo que deve ter, no mínimo, 10m². Quanto ao tipo de barbecue, embora o mais popular seja o rústico, pela associação evidente à lenha, começa a haver uma crescente preferência por barbecues a gás, já que permitem que a comida fique pronta rapidamente e evita-se o trabalho de carregar madeira, fazer brasas e limpar tudo após cada convívio. A desvantagem desta opção é o gosto da carne que não é o mesmo quando cozinhada a lenha, perde-se o sabor fumado conquistado graças ao fogo aberto e lento. Na nossa seleção de artigos para receber o calor, que podes descobrir aqui, juntamos várias opções de grelhadores e barbecues, a preços acessíveis. 

Vê também aqui outras dicas para criares a zona de churrasco ideal.

Mobiliário de jardim para a área social

Quanto à zona exterior de convívio, os esforços devem ser feitos de modo a transformá-la no espaço perfeito para receber convidados, servir umas bebidas frescas ou simplesmente relaxar e aproveitar o bom tempo. Uma solução multifuncional, que casa vários propósitos, é este conjunto de jardim composto por mesa de centro, sofá e dois cadeirões, ideal para criar um ambiente de máximo conforto.

mobiliário de jardim
Reune amigos e família para desfrutarem das tardes solarengas no teu espaço exterior

Se o espaço inclui uma piscina, podes ainda optar por mobiliário que permita aproveitar o bom tempo como redes, chapéus de sol e espreguiçadeiras. Outra aposta certeira são as pérgolas e os toldos, elementos arquitetónicos perfeitos para a decoração do jardim, que nos garantem zonas de sombra. Além disso, são também elementos sóbrios que oferecem privacidade.

Decoração da zona exterior

A decoração da área exterior deve refletir a estética da casa e o gosto pessoal de quem lá vive. Uma das grandes tendências é dar uso às paredes para criar um horta vertical com ervas aromáticas devidamente organizadas. Outra opção igualmente na moda é construir um jardim vertical para trazer a natureza ao ambiente, sendo que existem muitas formas de criar um jardim com estas características: deixar que cresçam trepadeiras por toda a parede ou usar paletes são apenas duas das muitas possibilidades.

Porque o descanso também importa, sugerimos que cries um canto chill out, por exemplo com uma rede, sem esquecer o chapéu de sol para as tardes quentes e uma harmoniosa composição de almofadas. Para as noites mais frescas, põe à disposição algumas mantas que ajudam a criar um ambiente mais intimista e confortável. 

Já à mesa podes ser criativ@ ao ponto de optares por serviços de loiça alusivos a temas. Por exemplo, traz o azul grego para a mesa através deste conjunto alegre e colorido. Ou, se preferires, dá um toque exuberante e tropical optando por este serviço de porcelana.

Em suma, é importante que o espaço exterior encaixe com a restante decoração, porque faz parte da casa! A falta de espaço não deve ser nunca uma desculpa para deixar as áreas exteriores de lado. Com criatividade e força de vontade, qualquer cantinho pode ganhar vida e transformar-se num ambiente de estar de qualidade. Inspira-te no nosso blog, há artigos anteriores que te podem trazer novas ideias.

You May Also Like

folheto JOM

Novo folheto JOM: como (re)decorar a casa com os preços bomba de outubro

Feng Shui

Decoração: como aplicar o Feng Shui no quarto infantil

6 dicas de decoração de outono para receber a nova estação

Guia para comprares o sofá ideal!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *