mesa de jantar

Momentos à mesa: sabe como escolher a mesa de jantar mais adequada ao seu espaço?

Uma boa mesa de jantar é capaz de transformar não só ambientes como relações, porque é à volta dela que nos reunimos com quem mais gostamos para partilhar refeições, que são regadas de boa conversa e muitas risadas. Portanto, apesar de à primeira vista não parecer, escolher uma mesa adequada ao nosso espaço tem o seu quê de difícil e é importante parar para pensar antes de passar à decisão de compra, até porque a infinidade de modelos disponíveis no mercado pode dificultar ainda mais a sua escolha. A pensar nisso, preparamos este artigo repleto de dicas e sugestões. 

Comece por decidir o formato mais adequado

Redondo, oval, quadrado, retangular, sabe qual o formato mais adequado para o seu espaço? Aqui não basta o gosto pessoal, deverá ter também em conta o tamanho da área para que a mesa de jantar se ajuste o melhor possível. Além disso, considere ainda a área de circulação e os outros móveis que estão já dispostos no local. Portanto, idealmente deixe entre 70 a 90 cm de folga entre a mesa e outros móveis ou paredes. Caso coloque a mesa junto a passagens, 100 cm é o ideal. De entre os formatos mais populares, temos:

  • Mesas redondas: são ideais para ambientes pequenos, por serem versáteis e ficarem bem em ambientes quadrados. Têm também a grande vantagem de permitir que se acomode um convidado extra, aquele que aparece sem estar a contar. 
  • Mesas quadradas: caem bem em ambientes amplos e permitem que as pessoas fiquem mais próximas, mesmo em modelos com seis lugares. 
  • Mesas retangulares: ideais para ambientes com o mesmo formato, mais estreitos e compridos e são especialmente adequadas para famílias grandes ou para casas que, por norma, recebem muitos convidados. Sem dificuldade, consegue acomodar seis ou mais lugares, sem prescindir do conforto.
mesa de jantar

De quantos lugares vai precisar? 4, 6, 8 ou mais?

Acima de tudo, escolha de acordo com o número de membros da sua família. As mesas de jantar de 4 a 6 lugares são as mais populares e estão disponíveis em diferentes formatos, mas existem também as mesas de 8, 10 e até 20 lugares. 

Na JOM encontra diferentes opções, nos mais variados formatos, sendo que a maioria é vendida em conjunto (mesa e cadeiras), uma excelente opção se procura uma solução económica. Caso não pretenda o conjunto, também temos mesas sem cadeiras.

É importante, tal como já referimos acima, que garanta que a mesa vai caber no espaço disponível. Para calcular, verifique as medidas do tampo em mesas quadradas e retangulares. No caso de mesas redondas, a medida é o diâmetro. 

Tenha em consideração o peso suportado pela mesa e cadeiras

Poderá não ter conhecimento deste facto, mas no mercado existem mesas que suportam apenas 15 kg, o que pode não ser o ideal para as suas necessidades. Por norma, este valor é informado pelo fabricante e deve ser considerado no momento de compra. O mesmo acontece com as cadeiras: algumas suportam até 90 kg, não sendo as mais adequadas se, por exemplo, tiver membros da família que ultrapassem esse peso. Se for o seu caso, jogue pelo seguro e dê preferência a cadeiras que suportem até 120 kg, oferecendo momentos de refeição livres de acidentes.

O conforto conquista-se com cadeiras estofadas 

Se gosta de passar muito tempo à mesa, então o melhor é não se desligar da palavra ‘conforto’. Algumas cadeiras têm apenas o assento estofado, enquanto outras trazem esse conforto suave também no encosto. Sabe como medir o grau de conforto? Basta verificar a densidade da espuma que é utilizada. 

Sofisticação através do vidro

Se procura dar um toque de sofisticação ao ambiente, vai certamente consegui-lo com um tampo em vidro, que faz toda a diferença no resultado final e no acabamento do produto. O vidro tem outro benefício: adapta-se muito bem a qualquer tipo de decoração. Para ser mais seguro, tenha em atenção que o tampo da mesa deve ter acima de 5 mm de espessura, quando feito de vidro comum. Para mesas maiores de 1 metro, escolha apenas tampos de vidro temperado.

Top 5 melhores mesas de jantar de 4 lugares

Por ser a dimensão mais recorrente e a que mais vendemos nas nossas lojas, fizemos uma breve seleção com aquelas que consideramos as 5 melhores mesas de jantar de 4 lugares. Baseamo-nos em critérios importantes como formato, materiais, conforto, entre outros.

mesa de jantar
MDF é atualmente o material mais usado nos móveis: tem boa resistência e é leve, facilitando o deslocamento da mesa.
mesa de jantar
Há um convidado extra que não estava nas suas contas? Com uma mesa extensível, nunca existe o problema de acomodar mais um.
mesa de jantar
É de produção nacional e é o set perfeito para longas horas de conversa, à volta da mesa.
mesa de jantar
Uma mesa de vidro deixa o ambiente mais elegante, além de ser um item neutro da decoração.
mesa de jantar
A mesa de jantar quadrada é ótima para cozinhas mais compactas, sendo que uma das suas principais vantagens é a versatilidade. 

Portanto, escolher uma boa mesa de jantar vai depender do tamanho da sua família, das respetivas necessidades e é muito mais fácil decidir quando conhece os quesitos mais importantes para a casa. Antes de prosseguir com a compra, lembre-se de escolher o formato da mesa em função do espaço que tem, de conferir quantos lugares suporta, qual o peso que suporta e, por fim, considere o seu gosto pessoal, porque a casa reflete a nossa personalidade.

De resto, cabe-nos relembrar que na JOM encontra diferentes conjuntos de jantar a sua sala ou para a sua cozinha. Poderá também ler ou reler este nosso artigos sobre mesas de jantar.

You May Also Like

luz natural

Como otimizar a luz natural dentro de casa?

Ideias para decorar a mesa de Natal

cor pantone

Como incluir a cor Pantone 2024 na decoração?

aquecer a casa

Como aquecer a casa eficazmente?

1 thought on “Momentos à mesa: sabe como escolher a mesa de jantar mais adequada ao seu espaço?”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *