melhorar a qualidade do sono

6 Dicas para melhorar a qualidade do sono e descansar melhor

Uma noite de sono de qualidade é tão importante para a saúde quanto fazer exercício físico e ter uma alimentação equilibrada. Para muitas pessoas, o descanso parece ser um objetivo difícil de alcançar, o que pode ser preocupante, uma vez que a privação de sono pode causar queda de produtividade, falta de energia e problemas emocionais. Se a situação persistir, a longo prazo, pode aumentar o risco de doenças como diabetes, ganho de peso, hipertensão e, em alguns casos, perda de memória.

Apesar de tudo isto, as oito horas recomendadas não garantem que o descanso tenha um impacto positivo, porque a qualidade desse descanso depende de outros fatores, como hábitos e estilo de vida. Para esta qualidade de que falamos, interferem negativamente as preocupações, o excesso de trabalho e o stress. Como contornar este problema? 

Hoje partilhamos seis dicas para descobrir como melhorar a qualidade do sono e dormir melhor.

Evite distrações antes de ir dormir

Deixar o ambiente escuro e silencioso é uma das estratégias para que o nosso corpo consiga entrar num sono restaurador, mas há mais:

  • Leia um livro e desconecte-se da tecnologia;
  • Escreva as suas preocupações e tarefas pendentes num caderno, para o ajudar a descansar a mente e a aliviar a pressão que lhe poderá provocar insónias;
  • Desligue os dispositivos eletrónicos à sua volta, uns 60 a 90 minutos antes de ir para a cama;
  • Opte por jantares leves;
  • Evite bebidas com cafeína ou estimulantes, como chá ou café;
  • Controle a quantidade de líquidos que ingere antes de dormir.

Faça alongamentos e crie algumas rotinas

Essencialmente para quem tem dores de costas e pescoço, alongar para relaxar o corpo é recomendável. Além disso, contribui para uma noite de sono mais tranquila.

A par dos alongamentos, é igualmente importante seguir uma rotina para acalmar o corpo e atingir um maior estado de relaxamento antes de se deitar. Uma dessas rotinas poderá passar por manter um horário regular de sono, que ajuda o corpo a assimilar que a partir de uma determinada hora é altura de descansar. 

melhorar a qualidade do sono

Relaxe através do olfato e do som

Certos cheiros promovem o relaxamento e, portanto, os óleos essenciais podem ajudar a descontrair antes de ir dormir. Experimente deitar algumas gotas nos lençóis de óleo de lavanda, ou esfregue no pulso depois do banho, para acalmar os músculos.

Além dos óleos com propriedades que o ajudam a alcançar um estado de relaxamento absoluto, há também sons, como os ruídos da natureza, que mascaram outros sons exteriores que lhe afetam o sono e, por isso, podem ajudar a adormecer.

Ouça o corpo e perceba os sinais

É importante que ouça o seu corpo, de modo a compreender a que horas se deve deitar. Isto porque as horas de sono mudam consoante os dias e o stress acumulado. Portanto, não se deve deitar às 22h porque sabe que tem dormir 8 horas por noite, se não sentir cansaço. Neste caso, ir dormir cedo demais não vai ajudar e pode até causar mais stress, por não conseguir adormecer. 

Tenha um bom colchão e uma boa almofada

Na hora de dormir, o colchão é o nosso melhor amigo. Saber escolher um bom colchão é essencial, até porque passamos cerca de um terço das nossas vidas a dormir. Se vai apostar num novo colchão, tenha em mente que este deve ajustar-se à curvatura do corpo, não deve ser nem muito mole e nem muito rígido. 

Antes da compra, experimente o colchão na loja e informe-se bem. Colchões desadequados provocam insónias, cansaço e até alergias. Além do colchão, saber escolher as almofadas é também uma tarefa vital, uma vez que a almofada errada pode vir a provocar-lhe dores no pescoço e problemas na coluna, além de interferir no sono que se quer constante. Na JOM encontra uma vasta oferta quer de colchões, quer de almofadas, a preços muito acessíveis. 

Seja apologista do ‘menos é mais’, no quarto

Segundo os especialistas do feng shui, a famosa técnica milenar chinesa de harmonização de espaços, o quarto é um lugar para descanso, reconexão e rejuvenescimento. Portanto, seguindo esta técnica somos convidados a remover os aparelhos eletrónicos do quarto, uma vez que emitem uma grande quantidade de campos magnéticos e elétricos, que perturbam o nosso sistema imunológico e o próprio sono. Especialmente no quarto, ‘menos é mais’.

Nem todos temos facilidade em adormecer e em ter noites de sono tranquilas. Alterar os hábitos pode ser meio caminho andado para conquistar um sono reparador e acordar revitalizado na manhã seguinte. Se as nossas dicas não são suficientes, deve ponderar consultar um especialista, que o ajude a detetar as causas do problema.

You May Also Like

novo normal

De volta ao novo normal: como adaptar a sua casa?

jardim vertical

Como construir um jardim vertical dentro de casa

escolher a almofada

Sabe como escolher a almofada de descanso?

mesa de jantar

Momentos à mesa: sabe como escolher a mesa de jantar mais adequada ao seu espaço?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *