Limpezas da Páscoa

Limpezas da Páscoa: a checklist que te vai facilitar a vida

Com a Páscoa a chegar e o tempo a aquecer, eis o momento certo para abrires as janelas de casa e fazeres um reset total. Noutros tempos valorizava-se ainda mais as chamadas ‘limpezas da Páscoa’, não são só por causa da visita Pascal, mas também por ser o virar da estação do ano mais fria para uma bem mais agradável. É, por isso, tempo de deixar secar a humidade do inverno, deixar entrar o sol quentinho da primavera, trocar as mantas grossas por mantas mais finas (preferencialmente de algodão) e, claro, por mãos à obra e começar as limpezas domésticas a fundo. Como organizar? O que fazer em cada divisão? Vamos a isso?

Há quem prefira – e nós pertencemos a esse grupo, por uma questão de pragmatismo, fazer as limpezas da Páscoa por divisão. Portanto, será assim que iremos organizar este artigo. 

Nos quartos:

– Lavar capas de edredon, edredons e colchas para guardar e trocar por roupa de cama mais fresca e mais leve.
– Lavar capas de almofadas e protetores dos colchões.
– Limpar móveis, quadros, telas e restantes itens de decoração.
– Qualquer tipo de colchão acumula ácaros, pó, bolor, partículas de pele e fluidos corporais, portanto, e necessário aspirar minuciosamente toda a superfície do colchão e o estrado. Para remover odores e possível humidade acumulada, sugerimos que polvilhes bicarbonato de sódio sobre a superfície do colchão uniformemente, usando uma peneira de cozinha, por exemplo. Deixa atuar durante algum tempo, se possível durante um dia inteiro, e, por fim, aspira novamente o colchão para tirar o bicarbonato de sódio.
– Aspirar por baixo e por trás da cama.
– Aspirar e limpar roupeiros e armários.
– Organizar roupa, calçado e acessórios, aproveitando para fazer a troca de estação e, se houver tempo e disponibilidade, fazer um destralhe do que já não fizer sentido. Podes ler (ou reler) este artigo com dicas para aprenderes a desapegar em relação aos objetos que já cumpriram a sua função, recorrendo ao método Marie Kondo.


Na sala:

– Afastar o sofá e aspirar por baixo e atrás. Depois, retirar as almofadas do sofá e aspirá-lo muito bem.
– Lavar fronhas de almofadas, mantas e, se for o caso, a capa do sofá.
Limpar estantes, móveis, prateleiras, quadros e restantes itens de decoração.
– Destralhar prateleiras e estantes, que geralmente acumulam revistas e jornais, principalmente. Nem sempre é fácil aplicar o método KonMari™ nos livros, porque temos aquelas obras que significam muito na nossa vida e das quais não conseguimos desapegar. Mesmo assim, deves selecionar os que vai voltar a ler, os úteis ou os que te dizem alguma coisa sentimentalmente e depois deves organizar por cores ou categorias. Os restantes podes oferecer ou doar.
– Limpar equipamentos eletrónicos e comandos da televisão.
– Se for o caso, limpar a lareira e guardar os seus utensílios.


Nas casas de banho:

– Se há local onde as coisas se acumulam é na casa de banho, particularmente na zona dos produtos de higiene e beleza. Sugerimos que aproveites esta limpeza para verificar prazos, estados de conservação e até mesmo a utilidade dos produtos. Não usas há mais de meio ano? Descarta. Além de te veres livre de tralha acumulada, deves fazê-lo também por questões de saúde, já que estes produtos podem já não estar próprios para uso. Verifica tudo antes de os voltar a guardar. No mesmo seguimento, também os medicamentos fora do prazo podem constituir um perigo para a saúde. Existem medicamentos, como as gotas para os olhos ou até mesmo xaropes, que têm um prazo de conservação depois de abertos, o que significa que, a partir do momento em que os abrimos, devemos ter em conta a informação que está na caixa do medicamento e no folheto informativo. É lá que encontramos o prazo de validade e o tempo de conservação depois do fármaco ser aberto (que, geralmente, são dois prazos diferentes). Portanto, os que já expiraram, deves colocar num saco e entregá-los numa farmácia, para que possas contribuir para um ambiente melhor.
– Neste seguimento, esvaziar para limpar a fundo todos os armários, prateleiras e gavetas, aproveitando para os organizar.
– Lavar cerâmicas, paredes e azulejos. Num balde, podes juntar água morna e detergente e, com a ajuda de um pano de microfibras ou de uma esfregona, passar de uma ponta à outra garantindo que não ficam manchas. Há ainda quem opte por adicionar lixívia perfumada à água morna.
– Lavar/desinfetar caixotes do lixo e tapetes do chuveiro ou, se necessário, substituir.


Na cozinha:

Limpar interior e exterior de gavetas e armários (puxadores incluídos).
– Limpar o microondas, onde é comum acumular-se salpicos de comida que acabam incrustados nas paredes do eletrodoméstico. Para limpar o microondas, abre a porta, retira o prato giratório de vidro e lava-o debaixo de água com sabão normal ou na máquina de lavar loiça. Borrifa um produto adequado nas paredes interiores, no fundo, e no lado interior do vidro da porta, depois limpa com um pano seco.
– Limpar o forno: remove quaisquer tabuleiros, panelas, pingadeiras e as grelhas. Borrifa um produto adequado no fundo e nas paredes do forno, deixando atuar durante alguns minutos e depois é só limpar com uma esponja húmida. Sugerimos que utilizes um produto que não liberte um cheiro forte suscetível de prender nos alimentos e não te esqueças do vidro exterior.
– Limpar fogão, exaustor (ou extrator) e lavar o filtro que, por norma, acumula bastante gordura; por isso, devemos passar o pano (ou esponja) mais do que uma vez para uma lavagem mais eficaz.
– Limpar e desengordar completamente a máquina da loiça (incluindo filtro). Os resíduos alimentares no filtro e as gorduras colam-se às paredes, ao cesto dos talheres e às vedações. Poderás lavar as paredes e o fundo à mão, mas antes sugerimos que tires os cestos e ponhas o filtro de molho. Este tipo de manutenção melhora o desempenho da máquina.
– Afastar frigorífico e máquinas para aspirar e limpar por detrás.
– Limpar e organizar o frigorífico e congelador. Durante as limpezas da Páscoa, o ideal é fazer o degelo do congelador e limpá-lo. Para o fazeres rapidamente e não teres de lidar com espátulas e raspadores, utiliza um produto que acelere o processo de descongelamento: borrifa o produto sobre a camada de gelo de todas as superfícies a tratar, deixa atuar até que a camada de gelo se tenha soltado das superfícies e depois absorve a água derretida com um pano. Seca bem as paredes do congelador, volta a colocar as gavetas já bem limpas e, por último, verifica os alimentos congelados. Com certeza vais encontrar alguns alimentos que já não estão próprios para consumo. É importante nesta tarefa perceber que, se nos esquecemos de alguns deles, é porque não lhe vemos utilidade e, portanto, devemos equacionar se os vamos voltar a comprar ou não.
– Limpar e organizar a despensa.
– Limpar bancada, paredes, cerâmicas e azulejos, principalmente junto à bancada e ao fogão.
– Lavar muito bem os caixotes do lixo e também os da reciclagem.
– Limpar a fundo todos os pequenos eletrodomésticos.
– Aproveitar esta limpeza para descalcificar a máquina do café, uma vez que o depósito é propenso a incrustações de calcário por conter água. Quanto a este equipamento, as peças que devem ser limpas periodicamente são o depósito, o tabuleiro de gotejamento, o doseador e a gaveta das cápsulas. Por último, lembra-te de passar uma esponja húmida no corpo exterior da máquina e também esfregar o bico doseador de café, que se obstrui facilmente.
– Lavar e desinfetar o escorredor da loiça.


Na lavandaria:

– Afastar máquinas para aspirar por trás.
– Limpar exterior e interior das máquina de lavar (e, se existir, de secar).
– Limpar interior e exterior dos armários e gavetas, aproveitando para os organizar.
– Limpar o aspirador e verificar se é necessário trocar o filtro.

Em toda a casa:

Limpar janelas, vidros e caixilharias, sendo aconselhado, se possível, retirar as janelas fora dos encaixes. Diluímos detergente em água e com um pano de microfibras e uma esponja lavamos muito bem toda a caixilharia. De seguida, passamos as janelas por água e sabão, deixamos secar e, para finalizar, limpamos os vidros. Podes misturar vinagre e água e aplicar este líquido com um borrifador e secar com jornal. Não te esqueças de repassar as persianas (ou estores, caso existam) e os caixilhos das janelas.
Limpar portas, maçanetas e corrimões.
Limpar paredes e aspirar cantos do teto – para retirar teias de aranha. Normalmente não limpamos as paredes e vão acumulando muito pó e sujidade. A dica é diluir sabão em água, começar pelo fundo e ir subindo; se caírem gotas é mais fácil retirá-las de uma superfície que já limpaste.
Limpar tetos e candeeiros. Podemos recorrer a uma escada, aos acessórios do aspirador (para aspirar o pó, em primeiro lugar), uma esponja, um balde com água e detergente, panos de microfibras e luvas. Se o teto tiver manchas de humidade, podes passar um pano com lixívia até que desapareçam. Quanto aos candeeiros, com um pano removemos o pó acumulado e limpamos também as lâmpadas.
Lavar cortinas e tapetes. Quanto às cortinas, podes levar a uma lavandaria ou podes tu mesm@ lavar na máquina lá de casa. Um conselho que damos é o de as retirar logo após a lavagem, para que não fiquem com muitos vincos e, dependendo do tecido, muitas delas nem precisam sequer de ser engomadas, se forem estendidas bem esticadas e ainda húmidas.
Mover os móveis de sítio. Há que garantir que estamos a aspirar todos os cantinhos da casa, especialmente aqueles que passam meses sem ver a ponta do aspirador. Para isso, o melhor mesmo é mover todos os móveis do sítio para que seja possível fazer uma limpeza completa quer dos pavimentos quer dos próprios móveis.

Na JOM temos o melhor para a limpeza e arrumação: visita uma das nossas lojas espalhadas pelo país ou vai a www.jom.pt e descobre centenas de artigos que contribuem para casas organizadas e, consequentemente, famílias mais felizes.

You May Also Like

luz natural

Como otimizar a luz natural dentro de casa?

cor pantone

Como incluir a cor Pantone 2024 na decoração?

aquecer a casa

Como aquecer a casa eficazmente?

sapateira

5 Sapateiras para ajudar na organização lá de casa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *