Limpeza de sofás

Limpeza de sofás: dicas para o manter sempre impecável

O sofá é indubitavelmente um dos lugares favoritos de qualquer casa e é lá que passamos grande parte do nosso tempo livre. Justamente por ser muito usado, por muito cuidadosos que sejamos, acaba sempre por se sujar. É necessário uma limpeza frequente e cuidados acrescidos para que esteja o mais conservado possível e para que mantenha uma aparência agradável.

Neste artigo reunimos algumas dicas sobre a limpeza de sofás para lhe facilitar a vida: 

Ter em atenção o tipo de material

Além de prestar atenção à etiqueta, é igualmente importante ter em conta o tipo de material de que o seu sofá é feito.

Tecido, linho ou veludo: neste tipo de material é permitido usar água na limpeza, sendo que o ideal aqui é misturar o líquido com outros produtos, como o vinagre branco. Se optar por esta dica, deve misturar 1 litro de água morna com ¼ de vinagre branco. Depois, coloque a solução num pano limpo ou na parte macia da esponja e passe pelo sofá com cuidado. Por fim, é só passar um pano macio seco e deixar secar naturalmente.

Camurça: aqui é importante saber que a água apenas ajuda a estragar a camurça. Se a for usar, que seja apenas numa quantidade pequena e só em casos de ser preciso limpar alguma mancha. Caso contrário, a dica é usar um pano de microfibra levemente humedecido (pode adicionar sabão neutro) ou uma escova própria para limpar camurça e passá-la pelo sofá com frequência.

Couro: tenha em atenção que o couro mancha com bastante facilidade. Por isso, de uma forma geral passe cuidadosamente um pano suave húmido com água e sabão neutro. Para conservar o couro por mais tempo, o ideal é aplicar hidratante para couro a cada três meses, já que assim evita que o tecido rasgue com o passar do tempo.

Aspiração com frequência

Deve aspirar o seu sofá e estofados, no mínimo, quinzenalmente, uma vez que a poeira faz com que o sofá venha a encardir. Apesar de muitas pessoas ignorarem este conselho, é de extrema importância, porque o encardimento do sofá, na maioria das vezes, resulta da poeira que fica na espuma e quando em contacto com a humidade (seja ela derivada do clima, do ambiente ou até do contacto corporal) transforma-o em tecido encardido. Portanto, esta dica, apesar de simples, é essencial e ajuda a prolongar a beleza do seu sofá.

Limpar de imediato em caso de acidentes

Em caso de acidentes no seu sofá ou em qualquer estofado, deve limpar a área afetada de imediato para não haver a formação de manchas. Um exemplo de solução é misturar:

  • 1 colher de detergente neutro
  • 1 litro de água morna

A solução deve ser agitada formando uma espuma abundante e, depois disso, coloque a espuma sobre a mancha, deixe atuar durante cinco minutos e, de seguida, esfregue o local com uso de uma escova de cerdas macias ou qualquer tecido branco de algodão. No final, basta retirar o excesso de água com um pano seco ou com um papel toalha e deixar secar naturalmente.

Proteger o sofá com mantas

Não é segredo que as mantas previnem muitos acidentes e até mesmo o acumular de sujidade diretamente no tecido. Portanto, além de darem um toque especial na decoração, são práticas e úteis quando se trata de manter o sofá intacto.

Na JOM encontra mantas para todos os gostos e feitios, descubra-as aqui.

Evitar luz direta do sol e ambientes húmidos

A luz do sol diretamente no sofá pode causar desbotamento e, por isso, é importante que organize a disposição do sofá de forma a que ele não receba incidência de luz direta na maior parte do dia.

Por outro lado, a humidade excessiva contribui para a proliferação de fungos e bactérias que, por sua vez, podem causar doenças respiratórias. Se a sua casa é propícia a humidade, tente manter uma boa circulação de ar e recorra a equipamentos desumidificadores.

Impermeabilização

A impermeabilização para tecidos é a aplicação por pressão de um polímero de alta tecnologia que torna o tecido hidro repelente e, por isso, faz com que não absorva líquidos, em caso de acidentes. Este tratamento cria um campo magnético que repele os líquidos derramados até que sejam retirados com um papel toalha. Além disso, não altera, cor, textura ou maleabilidade e faz com que o seu sofá fique mais protegido contra ácaros e agentes alérgicos.

No fundo, o objetivo da impermeabilização é impedir a penetração de manchas por líquidos derramados, além de evitar a impregnação de poeira e o encardimento. O resultado é o aumento da vida útil do tecido, dando mais resistência e proteção contra os raios solares.

Limpeza de sofás

Em suma, uma limpeza e manutenção correta dos sofás é fundamental para garantir que se mantenham conservados e limpos. Como passamos muito tempo nesta peça de mobiliários é natural que, por vezes, ocorram alguns acidentes, por isso esperamos que as dicas tenham sido úteis e contribuam para uma manutenção feliz!

E, por falar em sofás, está a pensar renovar o seu lá de casa? Descubra como escolher a peça perfeita em função da sua decoração, aqui.

You May Also Like

hábitos para uma vida saudável

Criar hábitos para uma vida saudável, sem sair de casa

Organizar a casa

Organizar a casa em tempos de Pandemia

Limpeza da casa

Limpeza da casa para ajudar no combate ao Covid-19

escritório em casa

5 Dicas para montar um escritório em casa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *