Como limpar superfícies de madeira corretamente?
Limpar superfícies de madeira – seja móveis, seja portas ou janelas, seja outras superfícies desse material – não é tão difícil quanto parece, é preciso algum conhecimento, sem dúvida. Sabemos que a madeira deixa qualquer ambiente mais aconchegante, mas é um material que exige especial atenção no momento da limpeza. Posto, isto, juntamos uma série de dicas para se conseguir limpar superfícies de madeira sem danificar o revestimento.
Do que vamos precisar?
Panos (de microfibra e de algodão, preferencialmente)
Aspirador de pó
Espanador
Pincel
Vassoura de cerdas macias
Óleo de amêndoas e água
Detergente neutro (e, eventualmente, álcool)
Remover manchas da madeira
Acidentes acontecem e poderá haver aí por casa algumas superfícies de madeira com manchas. A solução? Podemos utilizar um pano humedecido em água e álcool na mesma proporção, garantindo que não está demasiado molhado; depois é só passar o pano sobre as manchas e, no final, secar bem toda a superfície. Em alternativa, também podemos misturar um copo de água morna com meia chávena de detergente líquido e molhar o pano macio nessa solução fazendo o mesmo que acima. No final, não devemos esquecer de enxaguar bem e deixar secar..
Polir madeira de forma natural
Para polir madeira, a melhor solução é misturar 10 ml de óleo de amêndoas com 10 ml de água; depois humedecemos um pano de algodão nessa solução, passamos na superfície que for e o efeito brilhante surge de imediato. Atenção, o óleo de amêndoas é recomendado para madeira escuras, já que as claras podem manchar de forma permanente. Para as madeiras claras, o recomendado é aplicar cera incolor com silicone. Em qualquer um dos casos, a nossa dica é fazer um teste prévio numa parte pequena e escondida da madeira para evitar danos.
Remover a poeira de superfícies
Para esta tarefa usamos um pano limpo, seco e macio (preferencialmente de microfibra). Há quem humedeça o pano com água e limpe suavemente a superfície, sendo que a humidade do pano ajuda a remover a poeira, mas há que ter cuidado com o excesso de água que pode manchar e estragar a madeira. Algumas dobras são mais difíceis de alcançar com o pano; nesses casos, podemos usar um espanador, um pincel limpo ou até mesmo um aspirador de pó para remover o pó dos cantos.
Noutras superfícies, podemos aspirar, desde que se use uma escova macia para não riscar.
Limpar pavimento de madeira
Para limpar pavimentos de madeira, devemos começar por varrer o pavimento com uma vassoura de cerdas macias ou, então, aspirar. De seguida, molhamos um pano no polidor caseiro que partilhamos anteriormente e torcemos bem. Para terminar, passamos um pano seco et voilà.
E se as madeiras forem especiais?
As dicas acima são úteis para limpar superfícies de madeira ditas ‘normais’. Porém, existem alguns tipo que requerem uma atenção especial e que partilhamos abaixo:
Laminados
Os laminados são também conhecidos por ‘móveis de fórmica’ e neles não devemos recorrer a materiais abrasivos (exemplo: esponja de aço), porque é quase certo que vão ficar riscados. Para limpar os laminados, a nossa dica é usar um pano ligeiramente humedecido com um produto à base de amoníaco, álcool ou um detergente neutro.
MDF
Bastante comum no mercado, porém exige cuidados especiais. Para limpar superfícies em MDF basta usar um pano com um pouco de spray para o pó. No caso de haver manchas e quereres removê-las, podes embeber um pano numa solução de álcool e água em partes iguais e passar levemente na zona afetada.
E como a prevenção é sempre o ‘melhor remédio’, seguem algumas dicas que devemos adotar para que as madeiras lá de casa tenham sempre um aspeto saudável.
– Proteger as madeiras do sol direto, para evitar um aspeto velho e gasto.
– Proteger as mesas de refeição recorrendo a toalhas próprias de proteção que são impermeáveis, anti nódoas e anti choques. Além desses resguardos, sugerimos que uses também bases para copos e bases para panelas.
– Não utilizar panos encharcados nem produtos abrasivos na limpeza. No final devemos sempre secar muito bem as superfícies, de modo a evitar o aparecimento de manchas.
– Quando vamos utilizar produtos novos, devemos sempre testar previamente em em áreas pequenas e escondidas da madeira.
– Nunca deixar água na madeira.
E, pronto, está aqui um bom resumo de dicas caseiras e baratas de pôr em prática para ser mais fácil limpar superfícies de madeira. E se queres aproveitar o fim de semana para fazer uma limpeza profunda sugerimos a leitura deste post.