Lavandaria em casa: 5 dicas a considerar

Seja em tempos quentes ou tempos chuvosos, ter uma lavandaria em casa dá sempre jeito. Sabemos que em grande parte das casas não há um espaço que se possa destinar apenas à lavandaria, mas, neste artigo, deixamos-lhe dicas que tanto servem para aplicar em lavandarias independentes, como em lavandarias que partilham o espaço com a cozinha. No final, aquilo que se pretende é um local onde é possível manter organizado tudo o que esteja relacionado com o tratamento da roupa, de uma forma prática e estética.

A decisão inicial: à vista ou encoberta?

Aqui a decisão parte da pessoa e vai variar muito, em função das preferências. Há os que apostam no pragmatismo e desejam ter tudo à vista e à mão e, portanto, opta por ter prateleiras abertas para  detergentes, cestos da roupa, ferro e tábua de engomar. Depois há a ‘equipa’ dos que valorizam muito o lado estético e preferem encastrar os eletrodomésticos e ter armários fechados para todo o material de apoio. Gostos à parte, o que importa é conseguir manter tudo no sítio, arrumadinho e sempre organizado. 

Água e luz, preferencialmente natural

O ideal numa lavandaria é incluir uma janela, porque além de dar logo outro aspeto à divisão, ajuda a arejar o espaço. Outra recomendação passa por ter um ponto de água com um pequeno lavatório, para que não tenhas de deixar a lavandaria sempre que precisares de água. 

Mobiliário à medida

No seguimento do primeiro tópico, vêm os móveis. Regra geral, o espaço destinado à lavandaria é pequeno, o que faz com que a solução ideal passe por fazer móveis à medida, de modo a aproveitar cada cantinho. A dica é planear a parte interior com nichos já pensados para máquina de lavar e secar, se for o caso, e os armários devem ter alturas suficientes para armazenar cestos e produtos de limpeza. Armários mais compridos são ideais para guardar tábuas de passar, rodos e vassouras. Já armários aéreos permitem libertar espaço no piso e são os mais adequados para guardar os produtos de limpeza. 

As prateleiras são outro recurso bastante prático por serem fáceis de instalar e por deixarem tudo sempre à mão, além de que, se o espaço for pequeno, criam uma imagem mais leve. Uma dica é aproveitar o espaço na lateral da máquina de lavar para colocar prateleiras com cestos para roupa limpa e suja. Acima do tanque, se ele existir, adicione uma prateleira para esponjas, escovas, porta-sabão e molas. 

Disposição dos eletrodomésticos e mobiliário

O espaço disponível para montar uma lavandaria em casa vai decidir a estruturação da divisão e de todos os eletrodomésticos e mobiliário necessários. Quando o espaço é pouco, muitos optam por colocar a máquina de lavar e secar roupa uma em cima da outra. Outra opção, se for possível e couber no orçamento, é optar por uma máquina “2 em 1”, que lave e que seque roupa como esta ou esta. Já quando a divisão tem espaço suficiente, eventualmente já dará para colocar as máquinas lado a lado e adicionar-lhes uma superfície de apoio em cima.

Relativamente a material de apoio, e se não houver mais nenhum sítio para estender a roupa que não a lavandaria, a dica é apostar em estendais que se fixam à parede e recolhem as cordas quando não estão em utilização ou então estendais mais compactos mas que sejam possíveis de voltar a ‘dobrar’ e fixar na parede.

Tudo ao pormenor: lavar, secar, coser, engomar

Para quem aprecia um espaço planeado ao detalhe, e se houver espaço disponível, porque não organizar a lavandaria de acordo com as diferentes etapas das tarefas domésticas? Primeiro, um lugar destinado à roupa suja e sua lavagem, outro para secar e dobrar, outro para arranjos e ainda outro para engomar. 

Não tens um espaço específico para lavandaria em casa? Há muitas formas de organizar a lavandaria em casa sem ter uma divisória já delineada. Por exemplo, podes apostar em armários altos, do teto ao chão, e aprimorar o resultado com umas portas deslizantes.

No fim de contas, a área da casa onde cuidamos da roupa é, muitas vezes, uma das zonas onde acumulamos coisas que não são sequer úteis. Portanto, está na hora de dares atenção a este espaço e porque estamos aqui a falar de limpezas, sugerimos que leias o nosso artigo sobre como ter a casa desinfectada em tempos de Pandemia, aqui.

You May Also Like

Feng Shui

Decoração: como aplicar o Feng Shui no quarto infantil

tirar bolor da roupa

Como tirar bolor da roupa: dicas úteis

Guia para comprares o sofá ideal!

regresso às aulas

O melhor regresso às aulas é com a JOM

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *