remover manchas

Higiene: como remover manchas do colchão

Uma noite de sono reparadora é essencial para a nossa qualidade de vida e o colchão é um dos elementos que nos ajuda a ter uma postura correta durante o sono. Além da densidade correta e das características específicas de quem o vai utilizar, é importante que o colchão esteja devidamente limpo e higienizado. Neste artigo vamos partilhar dicas de como limpar e remover manchas do colchão, que nem sempre é fácil e nós estamos cá para ajudar.

O primeiro passo é, então, perceber qual a origem da mancha para depois adequar o método de limpeza. 

Remover manchas amarelas

Há alguns métodos úteis para remover manchas amarelas do colchão, sendo que a mais conhecida talvez seja o uso de bicarbonato de sódio. Podemos dissolver três colheres deste composto químico com meia chávena de água e aplicar a mistura sobre a mancha, esfregando com a ajuda de uma escova. Deixamos a mistura atuar e secar para depois a removermos com uma esponja húmida.

Outra opção fácil e simples é colocar sumo de limão com água sobre a mancha e, de seguida, polvilhar essa zona com bicarbonato de sódio até que a mancha desapareça. O importante é secar bem o local das aplicações antes de usares o colchão.

Passar um pano humedecido em vinagre branco sobre a mancha e depois limpar com uma esponja é outro truque caseiro também eficaz. Por fim, mas não menos importante, podemos passar em cima da mancha um pedaço de algodão embebido em água oxigenada e, no final, limpar o colchão com um pano húmido. 

Se a mancha persistir com qualquer uma das dicas acima, a solução mais ‘agressiva’ pode passar por usar amoníaco: misturamos meia chávena de amoníaco, duas chávenas de água e meia de água oxigenada, para depois humedecer um pano na mistura e passar na mancha até que saia por completo. No final disto, passamos um pano húmido para remover toda a mistura do colchão. Se optares por este método de limpeza, recomendamos que uses luvas e máscara protetora, por causa do odor forte.

Remover manchas de urina

As manchas de urina também podem ser uma realidade em qualquer casa, certo?
A nossa dica é recorrer a três ingredientes básicos: bicarbonato de sódio, sabão em pó e água morna. Como se faz? Primeiro, aplicamos uma colher de bicarbonato de sódio sobre a mancha durante uns bons 30 minutos, de maneira a que a mancha fique mais clara. Enquanto deixamos o bicarbonato atuar, misturamos numa bacia a mesma quantidade de sabão em pó e água até se formar uma espuma, para depois humedecermos um pano (ou esponja, como preferires) nessa mistura e esfregar a área atingida juntamente com o bicarbonato de sódio, em movimentos circulares com delicadeza. No final desta operação, convém passar um pano húmido para remover a mistura e deixamos o colchão a secar. Fácil, ou não?

Remover manchas de sangue

Estas manchas podem ser mais difíceis de remover que as acima identificadas, mas não é impossível conseguir fazer um trabalho com sucesso.

Primeiro convém saber que quanto mais rápid@s formos a atuar, mais fácil será conseguir remover manchas de sangue. O primeiro passo é pegar num pano húmido, juntar umas gotas de detergente neutro e esfregar o local da mancha. Se com isto a mancha não ter sido removida na sua totalidade, podemos aplicar água oxigenada de 10 volumes sobre a área atingida.

Outro truque é juntar sal e água fria e deixar atuar durante cerca de uma hora. No final é só limpar a zona com água e verificar se a operação teve sucesso. Esperemos que sim!

Em qualquer uma destas dicas é importante evitar que o colchão fique muito tempo húmido devido à proliferação do mofo e ao aparecimento de ácaros.

Remover mofo

Os colchões podem acumular algum mofo que deixam manchas pretas ou até esverdeadas. A primeira dica é deixar o colchão num local onde tenha uma boa circulação de ar. Se a mancha for relativamente recente, à partida é suficente passar um pano humedecido com água e detergente neutro. Depois borrifamos vinagre branco e deixamos secar muito bem.

Se a mancha já for antiga, o ideal é recorrer a uma mistura de uma colher de bicarbonato de sódio e 30 ml de água oxigenada. Aplicamos a solução sobre a mancha com uma escova de cerdas macias e esfregamos delicadamente até formar espuma. No final removemos o excesso com um pano húmido e deixamos secar.

[Como comprar o colchão ideal?]

Além das manchas, não devemos esquecer a importância de ter um colchão limpo e arejado. Sabemos que qualquer tipo de colchão acumula ácaros, pó, bolor, partículas de pele e fluídos corporais, portanto, é necessário aspirar minuciosamente toda a superfície do colchão e o estrado. Para remover odores e possível humidade acumulada, sugerimos que polvilhes bicarbonato de sódio sobre a superfície do colchão uniformemente, usando uma peneira de cozinha, por exemplo. Deixa atuar durante algum tempo, se possível durante um dia inteiro, e, por fim, aspira novamente o colchão para tirar o bicarbonato de sódio por completo, em toda a sua extensão e nas laterais.

You May Also Like

tarefas domésticas

Tarefas domésticas: como envolver as crianças

Dicas para dividir ambientes integrados através da decoração

papel de parede

Como aplicar papel de parede?

O poder das cores: como usar o verde na decoração

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.