hábitos para uma vida saudável

Criar hábitos para uma vida saudável, sem sair de casa

A nossa casa é, mais do que nunca, o centro do mundo. Estamos confinados ao espaço interior e há que tirar proveito de toda esta situação. Hoje queremos falar sobre a importância de adotar novos hábitos para uma vida saudável, capazes de o deixar ativo, sereno e revigorado, sem sair de casa. Não precisa de muito espaço, nem de muito equipamento. Aqui o segredo é ser persistente e pensar positivo!

Arranje espaço para se alongar

Se está em teletrabalho certamente nem repara que fica sentado horas a fio, sem se esticar ou movimentar os músculos, contribuindo para problemas físicos inevitáveis. Mesmo que não esteja em teletrabalho, muito possivelmente passa mais tempo no sofá. Todas estas condicionantes vão trazer mal estar físico, com dores e fadiga musculares. Se tiver, na sua casa, um espaço já reservado para fazer alongamentos, sempre preparado para a prática, vai ser muito mais fácil encontrar tempo para cumprir esta tarefa.

A nossa sugestão é criar um pequeno “estúdio” para que se possa exercitar um pouco, idealmente antes e depois do dia de trabalho. Antes porque vai estar a estimular o organismo e depois porque vai sentir o poder do relaxamento, contribuindo para uma noite de sono tranquila. Mãos à obra: o ideal é ter um tapete de ginástica, ou outro que seja capaz de aderir ao piso e ser confortável. A luz natural deve ser privilegiada, assim como o silêncio. Um truque para compensar o ruído do trânsito, por exemplo, é por música de fundo que convide ao relaxamento. Por fim, ordem e limpeza são as regras de ouro para um espaço em que se mova com comodidade e liberdade. 

Na JOM temos a carpete ideal para este seu espaço, descubra-a aqui.

hábitos para uma vida saudável

Pratique meditação

No seu “estúdio” é possível criar um outro hábito saudável e terapêutico: meditação. A meditação é a consciência que emerge por prestar atenção propositadamente no momento presente. É um exercício baseado na observação, uma prática para encontrar quietude no meio das atividades do dia a dia. Está entre os hábitos saudáveis e ajuda a tranquilizar a sua mente, melhorando a concentração; desenvolver a criatividade e resiliência; diminuir a ansiedade e treinar a autodisciplina; aprender a respirar em situações de stress; dormir melhor e melhorar o sistema imunológico.

Portanto, são muitos os pontos positivos para avançar com esta nova rotina. Não é fácil chegar lá, mas comece a praticar o silêncio por cinco minutos, uma vez por dia. Existem várias apps que o podem orientar nesta prática, sendo a Insight Timer uma das mais populares, com vários recursos gratuitos.

Durma bem, conquiste um sono de qualidade

Não é segredo de que dormir pouco ou mal é extremamente prejudicial à saúde, o que significa que uma noite mal dormida tem consequências na nossa concentração, no enfraquecimento do sistema imunológico, no desequilíbrio de emoções, além de gerar problemas de memória.

No final de contas, prezar por uma boa qualidade de sono é contribuir para uma vida melhor. Crie hábitos saudáveis na hora de se deitar: 

  • Deitar e levantar no mesmo horário, todos os dias;
  • Criar um ambiente físico adequado: escuro, silencioso e acolhedor;
  • Investir em roupa de cama de qualidade: quanto mais confortável for a sua cama, mais reparadora será a noite de sono;
  • Diminuir os estímulos: esqueça telemóveis, tablet e até a TV nos minutos que antecedem a hora de dormir;
  • Evitar tomar café até quatro horas antes de dormir;
  • Ter um colchão confortável. Se sente as molas ou acaba a “escorregar” para o meio do colchão sem querer, está na altura de comprar um novo. Descubra a nossa oferta, a preços especiais;
  • Ter almofadas que favoreçam o sono.

Cultive laços sociais positivos

Mais do que nunca, nestes tempos de confinamento social, é importante manter relacionamentos saudáveis e próximos. As maravilhas da Internet ajudam-no a nutrir e a manter ativa a sua rede de suporte, desde relacionamentos amorosos até amizades, família, vizinhos, colegas de trabalho. Um mensagem de bom dia faz todo o sentido, mostre que se importa com o bem estar de quem lhe é próximo. Crie esse hábito e não deixe de se sentir parte de um grupo e da sociedade como um todo. Esta pequena rotina gera a energia necessária para começarmos um novo dia. 

hábitos para uma vida saudável

Crie pequenos momentos de spa

A nossa sugestão é a de reservar um tempo para diminuir o stress e elevar a autoestima, criando um momento de bem estar pessoal. Escolha o local certo na sua casa, experimente borrifar no ambiente um produto à base de óleo essencial de lavanda, uma planta aromática que funciona como calmante natural, selecione a trilha sonora, preferencialmente com sons da natureza ou composições apenas instrumentais, e acenda algumas velas para um ambiente ainda mais calmante. Como elementos extras, vale a pena apostar em produtos de beleza, toalhas macias, livros e, por que não, uma taça de vinho ou uma chávena de chá. O ideal é evitar objetos e aparelhos eletrónicos.

Abaixo deixamos algumas sugestões para uma experiência de spa completa, no conforto da sua casa:

  • Limpeza e massagem do rosto: comece por limpar bem a pele com um produto suave. Ao mesmo tempo que limpa, aproveite para massajar o rosto, estimulando os músculos e trazendo oxigénio para a pele.
  • Tónico: aplique um tónico hidratante para ajudar a balançar o pH da pele e prepará-la para os produtos que irá aplicar de seguida.
  • Máscara: por fim, aplique uma máscara de rosto adequada ao seu tipo de pele. Pode, eventualmente, aplicar mais do que uma, em zonas diferentes da pele, dependendo das necessidades. 
  • Tratamento de cabelo: comece por aplicar um óleo fortalecedor nas raízes do cabelo, massajando bem para que o couro cabeludo absorva o produto. Sem remover o óleo das raízes, aplique uma máscara hidratante nas pontas do cabelo para que fiquem suaves e macias. Deixe ambos os produtos actuar, enquanto prepara o seu banho.
  • Tratamento de corpo: depois de um banho revitalizante, hidrate bem a sua pele para terminar a experiência de spa na perfeição. Os cremes hidratantes têm a capacidade de purificar e equilibrar a pele, melhorando a elasticidade.

E por falar em spa, o WC é uma das principais áreas da nossa casa, da qual podemos tirar mais partido. Leia ou releia aqui o artigo em que partilhamos ideias para decorar este cómodo, sem gastar muito.

Tenha uma alimentação saudável

Se ainda não alcançou uma rotina de alimentação saudável, é o momento certo, não há desculpas. “Somos aquilo que comemos”: a nossa alimentação determina a energia que temos para passar o dia. Se a alimentação não for variada, não vai ter a quantidade de nutrientes necessários para que tenha uma boa saúde, gerando doenças relacionadas à carência nutritiva.

Portanto, comece por tomar um bom pequeno almoço, alimente-se em pequenas porções várias vezes ao dia, dê preferência a alimentos naturais e frescos, não salte refeições e vai ver que o bom humor, a energia e a qualidade de vida saem bastante favorecidos no final deste processo.

Além da alimentação, lembre-se que manter a hidratação necessária faz com que o cérebro permaneça produtivo e ativo. Promova o hábito de beber água colocando uma garrafa sempre cheia junto ao seu ambiente de trabalho. Outra dica é ativar um alarme para o lembrar a cada 30 minutos, ou recorra a aplicações que ajudam nessa função.

hábitos para uma vida saudável

Em conclusão, ter uma rotina tensa e desassossegada contribui para o aparecimento de doenças emocionais e doenças físicas. Tire partido deste período de quarentena para estimular e criar novos hábitos para uma vida saudável e feliz. A sua saúde depende, em grande parte, de si. 

Se, por algum motivo, precisa de melhorar os espaços em sua casa, na JOM continuamos a operar, via online em www.jom.pt. As nossas lojas físicas estão temporariamente encerradas, de modo a salvaguardar o bem estar dos nossos colaboradores e clientes. Contudo, trabalhamos diariamente para que possa continuar a comprar os produtos de que precisa, sem abandonar a segurança da sua casa.

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