ferro de engomar

Ferro de engomar: cuidados a ter para prolongar o ciclo de vida

Tal como qualquer outro eletrodoméstico, também o ferro de engomar precisa de cuidados ao longo do tempo, desde a utilização à limpeza, para que tenha uma vida longa e um desempenho mais eficiente. Engane-se quem acha que basta ligar à ficha, voltar a desligar e nunca mais lhe prestar atenção até à próxima vez em que se precisar dele. A pensar nisso, juntamos alguns cuidados que consideramos essenciais para quem pretende conservar o seu ferro de engomar por muitos anos.

Ler o manual de instruções

É no manual de instruções que está toda a informação útil e relevante, desde quais as necessidades específicas a como limpar. Portanto, parece-nos óbvio que este seja o primeiro passo para ficarmos informados sobre o equipamento.

Limpar a frio ou a quente?

A limpeza a frio é das mais recorrentes e, de maneira geral, a forma de o fazer passa por desligar o ferro da tomada e deixar arrefecer por completo. De seguida, com a ajuda de um pano húmido, deve-se limpar a base do ferro em movimentos suaves e circulares, sem exercer demasiada força. 

Por algum motivo, se a base do ferro estiver mesmo muito suja, pode juntar-se um pouco de vinagre incolor ao pano embebido em água para limpar 

Ainda sobre a limpeza do ferro de engomar, também é possível fazê-lo a quente: com a temperatura no máximo, limpa imediatamente os resíduos do ferro com um pano seco de algodão. Se o fizeres sempre que o ferro se sujar, estás a evitar a acumulação de resíduos e a proteger o ferro.

Limpar o reservatório da água

Primeiro precisas de colocar ¼ de vinagre branco no reservatório de água e, de seguida, liga o ferro à temperatura máxima. Deixa que o vapor saia e espera que o recipiente fique vazio; depois enche-o novamente com água destilada ou purificada. Repete o processo anterior até teres a certeza de que o interior do ferro está limpo.

Atenção aos materiais abrasivos

Nunca devemos utilizar objetos de metal, esfregões, produtos abrasivos, afiados ou químicos para limpar a base do ferro, porque a probabilidade de estes materiais riscarem a base é elevada, fazendo com que o desempenho seja menos eficiente. Além disso, é provável que o ferro comece a colar na roupa. Adicionar produtos no reservatório como perfumes ou detergentes também não é boa ideia, porque isso vai danificar o aparelho. Devemos dar preferência a soluções de água perfumada especificamente criadas para os reservatórios do ferro. 

Enche o ferro ainda desligado

Muito importante: antes de colocares a água no reservatório de um ferro a vapor, deves sempre desligá-lo da ficha da tomada. Só assim garantes o correto enchimento do depósito e não arriscas acidentes e ferros avariados.

Como guardar o ferro de engomar?

Os ferros de engomar devem ser guardados na posição vertical, de modo a evitar que a água escorra pela base e vaze do reservatório, o que pode fazer com que o próprio artigo se danifique.

Verifica o cabo e a ficha regularmente

Com o uso, os fios podem começar a ‘abrir’, correndo o risco de um choque ou de uma avaria complicada. É importante avaliarmos regularmente o estado dos fios de ligação para garantir que estão intactos e em excelentes condições de uso. 

Além das sugestões acima, deixamos mais algumas dicas de boas práticas:

. O ferro deve estar sempre desligado antes de o limparmos;

. Nunca uses esfregões de aço nem produtos químicos agressivos e que sejam desadequados para este tipo de equipamento;

. Depois de qualquer limpeza, coloca sempre água limpa no reservatório e deixa sair o vapor naturalmente;

. Antes de começares a utilizar de novo o ferro de engomar depois das limpezas, deves fazer o teste numa peça de roupa para te certificares que está realmente limpo e as sujidades foram totalmente removidas;

. Aconselhamos que faças limpezas simples regulares, no mínimo, uma vez por mês, de acordo com as instruções do manual;

. Presta atenção às etiquetas das roupas e cumpre ao máximo o que lá pede: roupas com estampados impressos, por exemplo, devem ser engomadas do avesso e peças muito delicadas com um pano fino por cima. 

Se já nem com estas dicas consegues salvar o teu ferro de engomar, sugerimos que passes no site da JOM e verifiques as várias opções que temos para ti.

You May Also Like

tarefas domésticas

Tarefas domésticas: como envolver as crianças

Dicas para dividir ambientes integrados através da decoração

papel de parede

Como aplicar papel de parede?

remover manchas

Higiene: como remover manchas do colchão

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.