cabeceira de cama

Descubra como escolher a cabeceira de cama ideal para o seu quarto

Escolher a cabeceira de cama ideal nem sempre é fácil, porque a diversidade de modelos é cada vez maior e isso pode dificultar no momento de saber qual a melhor opção para incluir na decoração do quarto.

Antigamente as camas já vinham com a cabeceira na sua composição; agora a versatilidade das camas box faz com que tenhamos de contar com a criatividade e o bom gosto para complementar o conjunto. Recolhemos algumas dicas para ajudar na decisão, já que há alguns fatores a ter em conta.

Dimensão

Um dos primeiro pontos a considerar na hora de escolher a cabeceira ideal é a sua dimensão. Logicamente nunca deverá ser menor do que a cama mas poderá ser maior, principalmente se tiver ou pretender ter algum espaço de arrumação/organização.
Para além disso, é igualmente  importante considerar a altura da peça. As peças altas geralmente dão a sensação de alongar o quarto e podem ser uma boa opção para quartos pequenos. Se vai estar sentado na cama, o ideal é que a cabeceira tenha entre 90 a 110 cm, acima da cama.

Olhemos agora para alguns casos práticos, em função do tipo de quarto:

Quarto estreito

Nos quartos estreitos há pouco espaço nas laterais e, por essa razão, quando vamos adicionar objetos e móveis a esta tipologia de quarto, devemos ter em atenção para não diminuir ainda mais o ambiente. Por isso mesmo, no momento de escolher a cabeceira de cama, o ideal é que ela consiga cobrir todo o comprimento da parede e que seja baixa (aproximadamente 30 cm, ou até menos, acima da altura da cama). Isso faz com que haja a ilusão de um quarto alongado, aumentando o ambiente e contribuindo para um visual mais amplo. Como complemento, a cabeceira deve respeitar os tons da parede de fundo, porque ao igualarmos as cores não estamos a “cortar” o tamanho da parede com nenhum elemento.

Assim sendo, resumimos aqui alguns requisitos para que consiga a cabeceira de cama ideal para quartos estreitos:

  • Baixas: apenas um pouco acima da altura da cama
  • Compridas, ocupando toda a largura/comprimento da parede na qual está inserida
  • Com cor uniforme

Quarto baixo

A cabeceira ideal para quartos baixos é a que o alongue, que o deixe mais alto, de preferência que vá quase até ao teto, sendo que isto é igualmente válido para locais onde as paredes são muito largas. A cabeceira curta e alta confere uniformidade visual, deixando a sua decoração mais alinhada.

Posto isto, para quartos baixos deve ter em consideração estes requisitos: 

  • Altas, como uma lista vertical que vai do chão ao teto
  • Curtas, ocupando um espaço pouco maior que a medida da cama
  • Com cor que se destaque no ambiente

Quarto proporcional

Uma divisória proporcional é sempre mais fácil de decorar, pelo simples facto de não existir a necessidade de disfarçar imperfeições. Mesmo assim, o ideal é que se siga essa proporcionalidade, tendo a cabeceira numa medida que não aumente, nem diminua o espaço.
Posto isto, a cabeceira ideal de um quarto proporcional deve ter a metade do tamanho da parede em que está inserida. Para este simples cálculo é apenas preciso ter a altura da parede, dividir esse valor por 2, e aí tem a altura adequada para a cabeceira de cama. Quanto à parte lateral da cabeceira, deve ter em média uns 30 cm.

Resumindo os requisitos para se ter a cabeceira de cama ideal para quartos proporcionais:

  • Médias: tendo como altura a metade da altura da parede
  • Não muito longas: uns 30 cm de sobra de cada lado da cama
  • Com a cor que entender, seja ela de destaque ou uniforme, tudo depende do seu gosto pessoal, neste caso particular

Utilidade

Sabe para o que realmente serve a cabeceira de cama? Há quem considere que é apenas um detalhe meramente decorativo, mas há mais Logicamente embeleza o ambiente, e esse é um dos seus atributos, mas também tem sua utilidade prática.

As cabeceiras de cama são um dos exemplos de objetos que se mantiveram durante séculos. Na Grécia antiga serviam como encosto, já que era nas camas que se faziam as refeições e que habitualmente se recebiam convidados. Em zonas mais frias, era utilizada para ajudar a conter o frio e correntes de ar. Na Idade Média, por sua vez, começaram a ser mais elaboradas, esculpidas e repletas de detalhes, e ainda revestidas com tecidos.

Atualmente, além de embelezar, as cabeceiras de cama continuam a servir de encosto, especialmente para os amantes de leitura. Se lhe adicionar gavetas ou pequenos nichos, o espaço serve de organização e arrumação, pelo que a utilidade é ainda maior e ajuda a otimizar o quarto.

Estilo

O estilo e o design da cabeceira devem ser semelhantes aos restantes elementos do quarto e, acima de tudo, devem combinar com os materiais da cama.

Para além do material, o formato é também importante, sendo que o mais comum são as cabeceiras com linhas retas. Porém, no mercado temos disponíveis diferentes formatos, incluindo as cabeceiras arredondadas, que tendem a prender mais o olhar, assumindo um destaque maior no quarto.

Cores

Algumas dicas a reter: as cores mais claras dão uma maior dimensão e luminosidade à divisão. Em segundo lugar, se optar por cores fortes será mais difícil harmonizar as cores dos edredons, colchas e lençóis com a cabeceira. Assim, por dedução lógica, as cores neutras como branco, bege ou cinzento são as mais fáceis de conjugar.

Além disso, deverá ter também em consideração as cores usadas no restante mobiliário, assim como nas paredes do quarto. Dependendo da sua preferência, poderá decidir-se por aplicar a cabeceira como elemento de contraste ou poderá estar perfeitamente ajustada com os demais elementos. Na JOM, além dos tons neutros, encontra outras cores para a sua cabeceira de cama, descubra-as aqui.

Iluminação

Este truque é antigo: para destacar algo na decoração, o mais certo é que coloquemos um ponto de luz no objeto. Nas cabeceiras acontece o mesmo, podemos torná-la o nosso ponto focal de design do quarto. As luzes podem ser colocadas internamente nas cabeceiras, ou no teto, refletidas sobre a cabeceira.

Resumidamente, escolher a cabeceira de cama é uma questão de definir a importância que pretende que esta peça tenha no seu quarto. Poderá preferir optar por uma cabeceira estofada, com um design clean e que facilmente se ajustará ao quarto ou poderá decidir-se por uma cabeceira de cores fortes, que inclua gavetas ou até prateleiras. As soluções são infinitas e já sabe que na JOM encontra tudo para o seu lar. Basta que nos visite numa das nossas 23 lojas ou que espreite a nossa loja online. 

Como complemento a este artigo, poderá ler um outro sobre como escolher a cama certa, aqui.

You May Also Like

Restaurar móveis antigos

Restaurar móveis antigos: passo a passo

tendências de decoração

6 tendências de decoração no folheto JOM

Black Friday JOM

Black Friday na JOM: os imperdíveis

humidade

Descubra os diferentes tipos de humidade em casa e como resolver

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *