6 dicas de decoração de outono para receber a nova estação

O verão chegou ao fim e abriu portas à nova estação, o que significa que temos um excelente motivo para fazermos algumas mudanças lá em casa e inspirar-nos numa verdadeira decoração de outono. Obviamente não propomos uma mudança total na decoração, mas vamos enumerar abaixo alguns ajustes simples que podem deixar o nosso espaço mais aconchegante, em harmonia com os tons e o clima. 

Tecidos mais quentes

Essencialmente os tecidos são a forma mais simples que dispomos para mudar a decoração da casa: sejam capas de almofadas e sofás, mantas, tapetes, roupas de cama e até cortinas. Por estarem presentes em todas as divisórias e também por assumirem uma grande visibilidade, são assim a nossa primeira dica. 

Apesar de ser uma ideia simples, a de trocar as capas das almofadas, por exemplo, sabemos que é um passo que muda o ambiente, seja na sala de estar, no quarto, ou noutro espaço qualquer. A nossa sugestão é adicionar a um sofá um conjunto de almofadas macias, em tons quentes, e uma manta de textura suave, de modo a aumentar a sensação de bem estar e conforto.

Sem medos, aposta em cores mais escuras como o vermelho e o amarelo mostarda e tecidos mais quentes como a camurça e o veludo. 

Tons terrosos pela casa dentro

Há poucas cores que nos façam lembrar tanto o outono como os tons terrosos, certo? As derivações do vermelho e do castanho são as grandes tendências para esta estação que já entrou. Uma boa forma de os aplicar é em acessórios e pormenores decorativos de tons terrosos em contraste com ambientes iluminados e mais claros. 

Várias camadas de tapetes

Esta é, na verdade, uma das tendências de decoração de outono para esta temporada, a sobreposição de tapetes. Além de passar a sensação de um ambiente mais quentinho, acaba por ser uma excelente forma de brincar com padrões e texturas. Se gostas de arriscar, é também uma excelente ideia pendurar tapetes na parede, em jeito de arte. Esta dica funciona particularmente bem em cabeceiras de cama, zonas acima do sofá, ou numa parede que queiramos evidenciar, como a de um hall de entrada.

Estofos em tons mais quentes

Utilizar têxteis de tons mais escuros e quentes, como vermelho, verde, azul, laranja tijolo, bordeaux, em estofos de sofás e poltronas vai acrescentar um toque de luxúria e bom gosto, além de ser uma das tendências da decoração de outono. Outros tons menos comuns, mas muito acertados, são o amarelo, o castanho, o verde musgo e alguns tons terra. Entretanto, para não falhar, lembra-te de combinar esses tons com cores vivas de modo a conseguires criar um contraste e suavizar a aparência do interior da casa.

Decoração de outono com flores

Uma casa não é uma casa sem flores. Elas trazem a magia, o aroma agradável aos nossos espaços e dão um toque de cor aos dias cinzentos de outono. A estação das folhas secas é muito menos florida do que a primavera e o verão mas, ainda assim, há variedades botânicas que se destacam. No Outono, deves optar por flores da época como as margaridas amarelas, as dálias, as hortênsias, os gladíolos e qualquer planta que produza bagas é uma ótima opção já que dão muita cor e vida a qualquer espaço. O laranja é o tom ideal para transmitir energias alegres e criativas. 

Adaptar as luzes

Ajustar a iluminação é igualmente fundamental numa decoração de outono. Além da chegada do frio, esta estação traz também dias mais curtos, com menos horas diárias de luz. Portanto, aproveita esta renovação para mudares as lâmpadas lá da casa e lembra-te de que existem, no mercado, opções de lâmpadas de baixo consumo que proporcionam uma luz amarelada e geram uma sensação de calor.

Se não dominas o tema ‘iluminação’ e precisas de mais informação, sugerimos a leitura deste nosso artigo em que falamos sobre como escolher a iluminação interior das nossas casas. Além de nos ajudar a delinear os espaços, a iluminação é responsável por torná-los mais aprazíveis, ideais ou não para trabalhar, dormir ou ler e, muitas vezes, esquecemo-nos que que faz toda a diferença na harmonia de um lar.

Portanto, como vimos não é difícil mudar um pouco o ‘look’ do nosso espaço doméstico para o harmonizar com o clima lá fora. À medida que os dias e as noites arrefecem é ótimo sabermos que vamos voltar para o nosso espaço e que ele é e está totalmente ajustado ao clima. Não temos de gastar balúrdios nesta decoração de outono, temos é de nos inspirar e abrir a mente para o espaço que nos rodeia, tendo sempre presente que na JOM temos tudo para o lar, a preços que agradam as várias carteiras.

You May Also Like

natal

Natal 2021: dicas imperdíveis para uma decoração de sonho

feriado

7 sugestões de como aproveitar o feriado

folheto JOM

Novo folheto JOM: como (re)decorar a casa com os preços bomba de outubro

Feng Shui

Decoração: como aplicar o Feng Shui no quarto infantil

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *