5 dicas para uma secretária organizada
Além do home office instalado em muitas casas devido à pandemia de Covid-19, setembro é marcado pelo regresso à escola, ao trabalho, à rotina. Por ser o mês das renovações e dos recomeços, que tal colocar tudo em ordem, conquistar de vez uma secretária organizada e ainda dar um up na decoração desse cantinho de estudo e/ou trabalho? Portanto, se está a precisar de reorganizar a sua secretária, criando um ambiente mais prático e motivador, e não sabe por onde começar, este artigo é para si.
Não tenha receio de usar o lixo
Primeiramente olhe para o que tem e comece por separar o que é útil do que já não faz falta, seja papéis, cadernos, agendas antigas, canetas que não funcionam ou qualquer outro item que esteja apenas a criar volume. A isto podemos chamar a ‘lei do desapego’, que é importante praticar e é um excelente ponto de partida.
Depois de se livrar do que já não usa, resista ao impulso de encher novamente a secretária (ou o escritório) com coisas novas sem nenhum propósito. Inspire-se antes de comprar seja o que for, de modo a conseguir um ambiente com um estilo organizado e clean. Por outras palavras, inspire-se de forma consciente.
Repense os objetos e os móveis
Em cima da secretária tenha em consideração apenas o indispensável que contribua para o seu índice de produtividade diário e lembre-se que quantos mais objetos estiverem espalhados pela mesa, maior será a probabilidade de se distrair. Se ajudar, lembre-se de responder a algumas questões básicas, como: quantas vezes, por semana, uso isto?; de que forma este objecto influencia a harmonia do meu espaço?; é mesmo essencial para a minha atividade diária?
O passo seguinte é analisar se o mobiliário que tem no seu espaço de trabalho/estudo é adequado às suas necessidades. Questione-se se basta a sua secretária ou se eventualmente necessita de outro espaço, como por exemplo para leitura de documentos ou livros. Se prevê a compra de mobiliário, lembre-se que na JOM temos tudo para o seu lar e opte por dar preferência a peças com gavetas, que o vão ajudar a minimizar o ruído visual ao arrumar os papéis da sua vista.
Aposte em artigos organizadores
Os itens organizadores, além de ajudarem a manter a sua secretária organizada, poderão ser também excelentes complementos na decoração. Exemplo disso são as caixas de arrumação, os tabuleiros, os frascos de vidros para guardar clips, agrafos, molas e elásticos, entre outros. Vai ver que depois é muito mais fácil ter tudo organizado, até porque há uma enorme variedade de modelos e cores que pode escolher para dar aquele toque único ao seu local de trabalho/estudo.
Rentabilize ao máximo as paredes
Além de ser funcional, esta é uma dica criativa que pode trazer um novo ar ao seu espaço de trabalho/estudo. Por que não decorar a parede em que a secretária está encostada com quadros magnéticos ou até de cortiça? O ideal é ter uma plataforma que esteja sempre visível e onde poderá deixar as suas notas ou documentos mais importantes.
Quer algo ainda mais útil? Aposte em prateleiras e/ou estantes ou o que estiver mais de acordo com as suas necessidades e atividades. O objetivo final é criar uma plataforma que esteja sempre visível e que lhe garanta mais espaço de arrumação, de forma harmoniosa.
Funcionalidade, ergonomia e conforto devem estar sempre presentes
Além da cadeira confortável e ajustada a si, não se esqueça de apostar numa boa iluminação, que vai influenciar diretamente o seu nível de produtividade. Por isso, é fundamental estar atento a elementos como a quantidade de lâmpadas para decoração, a qualidade dos feixes e o posicionamento do foco de luz para escritório.
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Importante também é não comprar objetos só porque lhe parecem excelentes para decorar, mas antes objetos que lhe pareçam adequados e que estejam de acordo com o tipo de secretária, o tamanho e a área onde a tem.
Com criatividade e disposição é sempre possível uma mudança e, além disso, se lhe juntar disciplina é igualmente alcançável ter uma secretária organizada todos os dias. Depois de começar a desfrutar do espaço, lembre-se do compromisso diário que terá que assumir: organizar o seu espaço de trabalho/estudo antes de fechar a porta.
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