organizar um piquenique

Dicas para organizar um piquenique no verão

Os dias longos são perfeitos para organizar um piquenique, porque convidam a programas ao ar livre. Seja em família ou entre amigos, é bom e faz-nos bem partilhar momentos especialmente depois de tantos dias de confinamento, embora com o zelo e os cuidados inerentes aos tempos que vivemos. Para que tudo corra bem, trouxemos algumas sugestões para organizares até os mais pequenos detalhes.

A lista de convidados

Seja no parque, no campo, na praia ou até na área externa lá de casa, tem em atenção que a lista de convidados não ultrapasse o limite máximo de 10 pessoas e especial cuidado com os mais velhos, mantendo alguma distância de segurança e o uso da máscara sempre que possível, retirando apenas no momento de comer. Sugerimos também que partilhes aquilo que estás a pensar incluir como comida e bebida com os convidados para perceber se existe alguém com restrições alimentares. 

A escolha do sítio

Há várias opções de locais para se fazer um piquenique e, a pensar nessa diversidade, colocamos abaixo algumas dicas a considerar, em função do sítio:
– Se o piquenique for na praia, há que dar especial atenção ao consumo de líquidos ao longo do dia e sugerimos que optes por alimentos mais leves.
– Se o piquenique for no parque, vai mais cedo e escolhe uma zona com sombra. Se houver crianças, convém que o parque tenha um relvado extenso para que possas planear atividades e jogos tradicionais em que todos possam participar. 
– Se o piquenique for no pinhal, achamos que é o local ideal para se fazer grelhados e, por isso, a nossa sugestão é que escolhas um sítio com zona de churrasco. Na lista de compras não te esqueças de incluir acendalhas e carvão e leva a tua grelha de casa. A carne e o peixe devem estar previamente temperados, já prontos a serem cozinhados, e aqui é importante que sejam transportados na temperatura adequada à conservação.
Seja qual for a opção, se o piquenique implicar uma caminhada, o mais adequado é optar por refeições calóricas mas leves, em função do peso a transportar e da duração do percurso. Considera sempre a previsão meteorológica e tem sempre à mão cestas, mantas, acumuladores de gelo e arcas térmicas.

organizar um piquenique

Alimentos e bebidas que sugerimos

Organizar as ementas e as quantidades é uma das tarefas mais importantes, claro, e o melhor talvez seja selecionar receitas práticas e fáceis de executar e de transportar. É de evitar molhos feitos com ovos frescos e alimentos que se possam deteriorar com as temperaturas mais elevadas. 

A quantidade de comida depende do número de convidados, claro está, sendo que o ideal é ter, no mínimo, duas opções de bebidas e três opções de salgados. Abaixo partilhamos as nossas sugestões de alimentos e bebidas para levar divididas por tipo de piquenique. 

Piquenique para crianças: sumos naturais e refrescantes como citrinos e abacaxi, sem esquecer a água mineral. Frutas picadas como maçã, pera, bananas, morangos e uvas também são uma boa aposta. Para saciar a fome, podes incluir mini sanduíches.

Piquenique para adultos: com a possibilidade de incluir bebidas alcoólicas, a água mineral deve ser sempre o elemento principal, especialmente em dias de muito calor. Para picar e saciar a fome, sugerimos pão recheado com espinafres e queijo feta, croquetes e rissóis, empadas e bolas, quiche de legumes, salada de feijão frade com atum, couscous e tortillas de atum. Não te esqueças de incluir fruta, que ajuda a refrescar, podes preparar umas espetadas para simplificar.

Piquenique vegano: sumos naturais e água mineral são a escolha mais adequada e, como sugestão de alimentos, batata chips, palitinhos de legumes, quiche de legumes, frutas variadas e mix de castanhas são uma boa aposta.

Almofadas e toalhas coloridas

É inevitável: quando se fala em piquenique lembramo-nos imediatamente da tradicional toalha xadrez, que pode ser uma boa opção, mas se quiseres fugir do óbvio, escolhe toalhas de tecidos naturais com estampas claras. Almofadas coloridas vão ajudar a criar o ambiente certo de piquenique, além de serem úteis, porque sentar e deitar diretamente no chão é agradável, mas ao fim de algum tempo sente-se o desconforto.

Se houver convidados com mais idade, pondera levar algumas cadeiras baixas e fáceis de transportar.

Outras dicas a considerar

– As tartes e as empadas devem estar antecipadamente cortadas e guardadas em caixas bem fechadas. Coloca alguns palitos e espeta-os nas porções individuais.
– Envolver sanduíches em papel de alumínio ou guardanapos e colocá-los em sacos herméticos.
– Levar as frutas já descascadas e cortadas para que fiquem prontas a serem consumidas.
– Colocar as infusões aromatizadas e as águas em garrafas de vidro.
– Levar uma pequena tábua limpa e um canivete, que dão sempre jeito, seja para cortar um queijo ou até para fatiar enchidos.
– Se houver sombra de árvores, perfeito!, se não houver não te esqueças do chapéu-de-sol. É importante que todos estejam protegidos do calor e lembra-te de manter as arcas e os sacos térmicos à sombra.
– Se for uma zona próxima de águas paradas ou onde haja mosquitos e outros insetos, considera levar um repelente natural de insetos ou uma vela de citronela e não te esqueças do álcool-gel para desinfetar as mãos e outros objetos, sempre que possível.
– Por fim, mas não menos importante, não te esqueças dos guardanapos ou rolos de cozinha e de sacos para os lixos indiferenciados e recicláveis. Pensa no ambiente, evita os talheres e pratos de plástico, dá preferência a material reutilizável e/ou biodegradável.

Cuidados pós-piquenique

É importante que todos tenham presente que devemos zelar pelo local, mantendo a limpeza e a preservação do ambiente. Não deixes absolutamente nada espalhado pelo chão, nunca a consciência ambiental foi tão importante. Outro detalhe: caso sobre gelo, não devemos deitá-lo na relva, pois pode vir a queimá-la.

Lê mais artigos úteis no nosso blog

You May Also Like

Guia para comprares o sofá ideal!

Lavandaria em casa: 5 dicas a considerar

regresso às aulas

O melhor regresso às aulas é com a JOM

5 sofás acessíveis para mudar o look da tua sala

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *