manter o quarto organizado

5 dicas para manter o quarto organizado

O nosso quarto é um lugar sagrado destinado ao descanso e onde recarregamos baterias depois de um dia de contratempos. Para que a sensação de relaxamento seja constante, deve evitar a desordem, que se pode traduzir por roupa espalhada pelos cantos, cama desfeita, nada no sítio. Para evitar tudo isto, não é preciso passar horas a organizar, é possível manter um quarto organizado em apenas 30 minutos. O artigo que aqui lhe apresentamos reúne dicas relevantes que podem facilitar o seu quotidiano.

Ter um bom roupeiro

Incluir no seu quarto um bom armário é o ideal para que consiga manter o espaço organizado. Há quem prefira criar um guarda-roupa à medida, mas saiba também que na JOM encontra várias soluções para o seu quarto, económicas e práticas, que lhe garantem mais lugares para guardar roupas e calçado. Por ser um elemento que ocupa um espaço considerável, deve ser cuidadosamente escolhido para não alterar o esquema de decoração.

Incluir caixas e cestos na decoração

Em cima dos móveis, no chão ou a servir de gaveta, as caixas e cestos são sempre uma excelente solução para arrumar pequenos artigos “sem lugar” destinado. Além da versatilidade por se adaptarem aos diferentes estilos de decoração, são muito acessíveis e a oferta é tão grande que encontra sempre caixas e cestos nos tamanhos de que precisa. A utilização de caixas e de cestos está cada vez mais em alta até porque agora já se encontram à venda com divisórias, sendo que, por exemplo, uma caixa com várias divisórias pequenas é perfeita para organizar e guardar bijuteria, acessórios ou até roupa interior. Uma dica extra: antes de comprar o que quer que seja, deve sempre tirar as medidas e anotá-las. 

Na JOM encontra caixas para usar no interior e no exterior dos móveis que, além de muito práticas, são também decorativas.

Recorrer a prateleiras altas e mobiliário alternativo

Se pretende arrumar itens que não utiliza com regularidade, as prateleiras altas são uma boa solução, até porque como se encontram a uma altura elevada não interferem com o nosso campo de visão, permitindo a utilização das paredes para outras necessidades.

Além desta dica, considere escolher peças como baús ou malas de viagem vintage que permitem ter soluções de arrumação originais e que contribuem para a decoração do espaço. Por exemplo, ter um grande baú aos pés da cama dá-lhe espaço para armazenar roupa, como lençóis, e funciona muito bem como item decorativo. 

Fazer a manutenção 

Com um quarto mais clean, sem nada fora do sítio, fica mais fácil manter o espaço em ordem. Lembre-se que a manutenção começa logo na hora de despertar. Faça os seus afazeres e não saia de casa sem a cama por fazer. É importante também que crie o hábito de diariamente colocar a roupa suja num cesto para o efeito e evite espalhar as coisas pelo quarto assim que chega a casa.

Outra dica interessante é, no momento de compra de novas roupas/acessórios/calçado, tente desprender-se de outras similares para evitar cúmulos e desperdício! 

Separar as roupas por estação

É muito mais difícil manter a ordem se não separar tudo por estação e colocar no fundo as peças com menos uso. Para muitas pessoas, a parte pior é começar, sendo que o primeiro passo é atribuir critérios a serem seguidos, daí a necessidade de fazer uma categorização.

No final da tarefa, entenda que é preciso criar alguns hábitos para que a ordem se mantenha. Deve esforçar-se por diariamente devolver as peças ao seu devido lugar e guardar as que apenas usa, porque se tiver um armário lotado vai notar que é muito mais difícil mantê-lo organizado. 

A proposta aqui é a cada mudança do clima criar uma oportunidade de organizar o seu armário e aproveitar para doar algumas peças que já não têm uso.

Ao colocar estas e outras dicas em prática e seguindo-as diariamente, vai reparar que no espaço de um mês toda a rotina está já instalada na sua mente. Para começar, saiba que na JOM encontra um sem fim de artigos que auxiliam na estruturação de um quarto arrumado. Visite uma das nossas 22 lojas ou passe em www.jom.pt.

Para complementar, recomendamos que leia também o artigo sobre como rentabilizar espaço para arrumar as suas roupas, aqui.

You May Also Like

Organizar a despensa

Organizar a despensa da cozinha em três tempos

arraial

Leve o arraial para dentro de casa

Sapateira para hall de entrada

Sapateira para hall de entrada: como combinar arrumação e decoração

barbecue em casa

Dicas para criar o seu próprio espaço de barbecue em casa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *