barbecue em casa

Dicas para criar o seu próprio espaço de barbecue em casa

Com o tempo a aquecer já só pensa nos convívios com os amigos e a família, adivinhamos? Pois bem, a pensar nesse desejo comum, e saídos de um confinamento prolongado, eis que reunimos algumas dicas de como criar o seu próprio espaço de barbecue em casa, para aqueles cozinhados ao ar livre tão aguardados. Agora é colocar as ideias no papel e, depois, as ‘mãos na massa’ e assim dar lugar à zona de churrasco com que sempre sonhou. 

Esta pequena obra requer algumas atenções para que erros comuns sejam evitados e, por isso mesmo, reunimos alguns tópicos que consideramos essenciais. Antes de tudo, é importante que defina o espaço onde o seu barbecue vai ser montado:

Definir a zona de churrasco

A área reservada ao barbecue deve ter, no mínimo, 10m², sendo que o ideal são uns simpáticos 25m². Além do espaço para o barbecue propriamente dito, convém que haja também lugar para uma mesa auxiliar e, claro está, para sentar os convidados. Aqui é essencial que reserve espaço para que circulem à vontade. 

Outro ponto a ter em atenção é que a instalação deve estar conectada a uma rede de gás, água e luz para que possa cozinhar sem ter que estar sempre a entrar e a sair de casa.

Determinar o estilo

Já pensou que tipo de barbecue quer? É importante. Existem diferentes estilos, embora o mais popular seja o rústico, pela associação evidente à lenha. No entanto, começa a haver uma crescente preferência por barbecues a gás, já que permitem que a comida fique pronta  rapidamente e evita-se o trabalho de carregar madeira, fazer brasas e limpar tudo após cada convívio. A desvantagem desta opção é o gosto da carne que não é o mesmo quando cozinhada a lenha, perde-se o sabor fumado conquistado graças ao fogo aberto e lento.

Depois dessa decisão tomada, considere a construção de um teto ou a instalação de uma pérgola para que possa desfrutar deste espaço ao longo de todo o ano, independentemente das condições atmosféricas. Se optar pela primeira hipótese, construa um teto com telhas ou em madeira, opções válidas para um espaço de uso diário. Na eventualidade de preferir a pérgola, considere uma cobertura laminada que garanta sombra nos dias mais quentes e que mude de ângulo, através de um dispositivo ou comando. Se for uma pérgola simples, poderá complementar com painéis de vidro que são eficazes para resguardar o espaço do mau tempo.

Agora é hora de pensar no piso que vai querer colocar. Como é uma zona que se suja com facilidade, esta escolha deve ser ponderada. A opção ideal recai sobre as cerâmicas que, além de fácil colocação, são económicas. Por norma, as pessoas gostam de pisos de madeira e, se for essa a sua opção para a zona de barbecue, pense bem na manutenção e num tratamento de excelência que facilite o processo de limpeza. Há que descomplicar!

Completar o espaço com móveis

Mesas e cadeiras são essenciais na zona de barbecue que vai dar azo a refeições ao ar livre. Poderá criar um ambiente simples, mas totalmente preparado para desfrutar da sua casa com a família e os amigos, como se vê neste exemplo:


Ou então, em alternativa, poderá arrojar um pouco mais e optar por mobiliário mais sofisticado como mesas de madeira maciça e cadeiras com braços. 

Criar um ambiente agradável através da decoração

Já se sabe que os pormenores fazem toda a diferença! As almofadas, por exemplo, além de embelezarem o espaço, vão torná-lo mais cómodo, assim como as mantas, que podem ajudar nas noites mais frescas. Poderá também adicionar flores e plantas um pouco por toda a parte, de modo a celebrar o verão e dar vida e cor ao espaço. Se houver espaço, é sempre uma excelente ideia incluir um sofá e uma mesa de centro ou um confortável repousa pés.

Um erro constante é esquecer-se da iluminação na zona de barbecue. Apesar de termos muitos convívios diurnos, bem sabemos que, por vezes, estendem-se até à noite e termos um espaço preparado é essencial. É uma boa ideia colocar candeeiros suspensos que iluminem diretamente a mesa, assim como ter lâmpadas na zona onde se preparam as carnes, ou seja, considere a instalação de luzes dentro da própria churrasqueira, permitindo que cozinhe sem problemas.

Por fim, e como já temos os móveis ideais e a decoração no ponto, chegou o momento de desfrutar dos bons momentos à mesa. Se quiser dar um toque final, aposte na loiça que vai usar no exterior: opte por uns pratos maiores com facas de melhor qualidade para cortar a carne, junte uma jarra com água aromatizada e um colorido serviço de mesa. Se vai acompanhar a refeição de um bom vinho, não se esqueça de incluir copos ajustados à ocasião. 

Agora é passar à prática e conseguir o seu próprio espaço de barbecue em casa para usufruir dele na companhia de amigos e família, seja quando todos estiverem de férias ou, claro, durante os fins de semana. No nosso Instagram poderá encontrar ainda mais inspiração, bem como neste artigo!

You May Also Like

novo normal

De volta ao novo normal: como adaptar a sua casa?

jardim vertical

Como construir um jardim vertical dentro de casa

escolher a almofada

Sabe como escolher a almofada de descanso?

mesa de jantar

Momentos à mesa: sabe como escolher a mesa de jantar mais adequada ao seu espaço?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *