Dicas de ouro para uma decoração boho
O estilo de decoração boho – também conhecido como bohemian ou boémio -, entre referências étnicas, orientais e hippies, permite criar ambientes com muitas texturas, diferentes materiais e cores e, ainda, com peças vintage. Portanto, um dos segredos está em saber mesclar tudo muito bem para que o ambiente não fique sobrecarregado e para que consigamos uma estética agradável.
Comecemos por reconhecer que este estilo não tem regras propriamente definidas, já que mistura diferentes estilos e resulta de uma harmonia entre o vintage, o romântico, o country e o hippie. Vamos a algumas dicas para alcançar o tal equilíbrio?
O mix de cores
Como já foi referido, este estilo decorativo caracteriza-se pela mistura equilibrada de diferentes cores no mesmo ambiente, sendo que os tons mais comuns são o bege, o verde oliva, o preto, o violeta e o laranja, mas nuances de mostarda, amarelo e tons brilhantes – como prata e dourado também são bem vindos.
Apesar deste mix, os tons neutros devem ser a base da decoração e, a partir deles, a ideia é ir-se criando combinações que, de alguma forma, conversem entre si. Para não falharmos, o ideal é combinar três a quatro cores diferentes.
O mix de materiais, tecidos e padrões
Na decoração boho, a premissa é pensarmos no invulgar e não tanto no óbvio. Assim, podemos, por exemplo, misturar couro com vime ou madeira, peças de lã com crochê ou até veludo com pedrarias. A ideia é envolvermos materiais, texturas e padrões diversos no mesmo ambiente. Ou seja, o mix & match é rei.
Peças de mobiliário antigas
Sempre que possível, as peças de mobiliário antigas são bem vindas quando se trata de uma decoração boho. O ideal é ter mobília de formas arredondadas, como estantes, aparadores, mesas de apoio e cadeiras para que seja adicionado aquele toque boémio. Se fizer sentido, pode pintar-se uma outra peça numa cor mais viva.
No fundo, podemos e devemos usar tudo o que nos trouxer boas memórias, heranças que tenham valor sentimental e não há que ter receio de expor peças menos ‘modernas’. Caso não haja ‘heranças’, vale a pena visitar lojas de antiguidades e de móveis usados para encontrares elementos que podem fazer a diferença na decoração lá de casa.
A aposta certeira em plantas
Como já foi mencionado, a decoração boho absorveu influências do estilo hippie, o que significa que os espaços devem trazer uma certa leveza e transmitir paz, de forma natural, sendo as plantas excelentes aliadas para conquistar essa sensação. Fáceis de cuidar, as suculentas são as plantas que – de imediato – remetem para o estilo boho.
Portanto, a dica é apostar em várias plantas, criando uma sensação de frescura e vida dentro do imóvel. Entretanto, se precisas de orientação para cuidar das plantas com toda a sabedoria e dedicação que a tarefa exige, sugerimos a leitura deste artigo.
Peças em macramé pela casa
Peças feitas através da técnica de macramé são a cara do estilo boho. Além dos tradicionais hangers, ela pode dar forma à cortinas ou até a verdadeiras obras de arte que podes pendurar na parede, como as que vemos na foto.
Mantas e almofadas são igualmente bem vindas
Mantas e almofadas são outros destaques da decoração boho, sendo que vale misturar um pouco de tudo, por exemplo:
– Veludo;
– Linho;
– Couro;
– Algodão.
O essencial é conseguir criar um ambiente aconchegante e intimista.
Especial quartos
Dado que pode parecer difícil imaginar um quarto com ambiente relaxante através deste estilo, dedicamos um tópico especial para esta divisão da casa. Nos quartos, a cama baixa é um hit do estilo boho. Com origem nas casas orientais, o móvel espalhou-se como tendência e é opção para quem quer criar um visual mais despojado.
Outra dica é adicionar muitas camadas de tecidos quer na cama, quer no piso, criando um visual com muitas texturas, típico do estilo boho. Além disto, um quarto boémio deve ser luminoso (com luz natural, preferencialmente) e complementado depois com os móveis e objetos decorativos.