quarto de bebé

Dicas essenciais para decorar um quarto de bebé

Acolher um novo membro na família é sempre motivo de grande alegria e festejo. Porém, muitas vezes sentimo-nos perdidos na reorganização do espaço, até porque, racionalmente falando, os bebés só dormem, comem e mudam fraldas, sendo que depois o crescimento é tão rápido que, dentro de pouco tempo, terá que mudar tudo novamente. A pensar nesta experiência frenética e emotiva de decorar um quarto de bebé, escrevemos este artigo para ajudar a construir o espaço com que sempre sonhou. 

O berço e o muda fraldas são, por norma, os elementos essenciais e comuns a todos os quartos de bebé, mas existem mais opções como os móveis de apoio, o cadeirão, a decoração e as cores. Sabe por onde começar? Vamos lá:





Tons neutros e um mood board nunca falham

Conhece aquele história em que lhes diziam que seria uma menina, mas afinal veio ao mundo um menino? Pois é, apesar de a medicina estar cada vez mais avançada, as falhas ainda existem e sabemos que os tons neutros são sempre escolhas acertadas. Além disso, restringir-se ao rosa ou ao azul para decorar o quarto do bebé já não se justifica. A paleta de cores oferece-nos opções infinitas e é muito fácil encontrar aquelas que ajudam a criar um ambiente tranquilo e feliz. A somar a isso, junta-se o facto de ter maior liberdade para combinar cores e conseguir um espaço original e único, sendo que deve também ter em conta os tons claros por garantirem uma sensação de maior harmonia, difícil de conseguir quando se usam cores mais escuras. Por exemplo, os tons pastel resultam muito bem na decoração de um quarto de bebé, sendo uns dos mais usados neste contexto.

É importante ter em consideração uma linha equilibrada que ligue as diferentes cores, tipos de materiais, móveis e elementos decorativos. Ao desenhar um plano antes de partir para a decoração propriamente dita está a garantir uma decoração singular e harmoniosa. Portanto, a nossa dica é criar o seu próprio mood board: pode, por exemplo, montar um dossier onde coloca todas as suas inspirações (fotografia, pedaços de tecido, etc.) e daí partir para a ação. Não se precipitar é essencial para conseguir montar um quarto de bebé harmonioso!

quarto de bebé

Papel de parede para dar vida à decoração

Se pretende dar vida à decoração, poderá considerar a aplicação de papel de parede numa das paredes do quarto. Aqui é importante decidir primeiro o tema (animais, viagens, natureza, estrelas, padrões geométricos, entre tantos outros) que deve seguir para toda a decoração do espaço, sendo que depois será mais fácil escolher o que vai incluir no processo, porque terá tendência para incluir apenas itens que se incluam nessa sua linha de raciocínio.

Se não quiser um tema em particular, pode e deve focar-se somente nas cores que vai usar para pintar as paredes e, nesse caso, escolha uma outra parede para forrar com um papel diferente que se destaque mas que, simultaneamente, a complemente.

Se não quiser gastar muito dinheiro no papel de parede, outra dica é a utilização de wall stickers, que são baratos, fáceis de aplicar e não prendem a decoração, podendo ser substituídos com mais frequência.

Atenção aos móveis que coloca neste espaço

Quanto aos móveis, a nossa sugestão é focar-se no essencial e, sobretudo, funcional. Isto porque, ao exagerar na quantidade de móveis, irá estar a ocupar demasiado espaço numa divisória que se quer o mais ampla e prática possível. Mas afinal o que é essencial? O berço, um bom móvel de arrumação, o muda fraldas e algumas prateleiras são o fundamental para os primeiros tempos do novo membro da família.

quarto de bebé

Se lhe sobrar espaço e se vir que faz sentido, equacione incluir um cadeirão em algum canto da divisão, para usufruir de momentos a sós com o bebé. Se lhe juntar um repousa pés terá o cantinho perfeito para amamentar ou para aquelas noites em que o bebé está mais agitado.

Para garantir a segurança e por muito que pretenda poupar, não utilize um berço antigo sem ter a certeza de que cumpre as normas de segurança e evite colocá-lo junto a uma janela.

Decoração

Sobre os elementos decorativos podemos dizer que vai depender do estilo que escolher para guiar a sua decoração, mas a tendência atual é o estilo minimalista e o escandinavo, que se propõem a criar uma decoração com poucos móveis e itens de decoração baseados em cores claras, que conferem um ambiente calmo. Além disso, as prateleiras, por serem práticas e versáteis, são uma excelente aposta, uma vez que deixam o quarto mais aberto e não criam ruído visual. 

No final, vai perceber que a decoração fica muito melhor se não exagerar na quantidade de móveis que coloca no quarto.

quarto de bebé

Em suma, decorar o quarto de um bebé pode ser uma forma de expressar o seu amor e, por isso, é importante que, antes de começar a decorar, pense qual o estilo de quarto que quer criar. A única regra quando se trata de decorar um quarto de bebé é que não existem regras estabelecidas: permita que o seu gosto pessoal sobressaia e tente criar um espaço confortável onde todos se sintam bem e felizes! No final de contas, o essencial é considerar que quanto menos tralha e móveis dispensáveis tiver dentro do quarto do bebé, melhor: tem menos superfície para acumular pó e será mais fácil e rápido de limpar. 

Como qualquer outra divisão da casa, o quarto do bebé estará sempre em evolução, não precisa de estar 100% acabado para receber o bebé. Na verdade, o ideal é que exista espaço para evoluir e se transformar à medida que vá percebendo a suas necessidades. Na JOM fazemos questão de pertencer a este momento especial, conte com a nossa ajuda. Visite uma das nossas lojas ou passe em www.jom.pt.

You May Also Like

comprar móveis online

7 dicas para comprar móveis online sem errar

limpezas domésticas

Dicas essenciais para as limpezas domésticas de outono

iluminação interior

Como escolher a iluminação interior da sua casa?

5 dicas para uma secretária organizada

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *