decorar a casa de banho

Ideias para decorar a casa de banho

O WC é uma das principais áreas da casa onde o estilo e a funcionalidade devem conviver em equilíbrio. Hoje trazemos ideias para decorar a casa de banho que lhe permitem tirar o máximo partido do espaço, alcançando ambientes funcionais e agradáveis. Desde cores a materiais e mobiliário a utilizar, partilhamos diversas opções, da clássica à mais moderna, para que consiga dar ao seu WC o destaque que ele realmente merece.

Cores:

Quais as cores predominantes? Certamente esta é uma das primeiras questões a colocar, porque tudo depende do gosto pessoal e daquilo que pretende transmitir.

Apontamento de cor: imaginemos que nas superfícies da sua casa de banho predomina o branco, a nossa dica é quebrar essa tonalidade apostando, por exemplo, numa peça com uma cor viva, que se destaque.

Combinar a cor com a madeira: no caso de no seu WC haver uma forte aposta nas madeiras, arrisque em cores suaves que transmitam uma sensação de conforto para que haja equilíbrio e harmonia no espaço. 

Tons suaves: especialmente em casas de banho de pequena dimensão, os tons suaves são apreciados porque ajudam a passar a sensação de maior dimensão, assim como os móveis de linhas simples e funcionais. 

Fusão de duas cores: se pretende adicionar vitalidade à sua casa de banho, experimente conjugar duas cores. Por exemplo: ter os móveis e as loiças brancos e a parede em tom de verde água vai conferir movimento e dinamismo ao espaço. 

Materiais:

Que materiais utilizar, tendo em conta as particularidades do WC?

Cerâmica: o seu principal atributo é a fácil manutenção e limpeza, para além de existir no mercado uma variadíssima gama de cores, motivos e padrões. 

Mosaicos: adicionam dinamismo ao espaço e são muito apreciados em zonas como as cabines de duche ou em outras áreas envidraçadas ou transparentes.

Madeira e outros materiais naturais: se gosta de estar em harmonia com a Natureza, a madeira é um dos materiais mais considerados por trazer para o interior as texturas e o toque natural. Poderá também recorrer a espelhos que, além da sua função óbvia, dão uma maior sensação de espaço ao ambiente.

Mobiliário:

Armário de parede versátil: em particular para áreas reduzidas, apostar num armário de parede que ofereça espaço de armazenamento é uma boa solução e servirá como elemento de destaque.

Móveis clássicos: para casas de banho de linhas retas e contemporâneas, incluir um móvel vintage de estilo clássico pode ser o toque decisivo para uma casa de banho primorosa.  Aliás, a utilização de mobiliário de estilo clássico em espaços modernos é uma grande do design de interiores e da decoração. 

Móveis para espaços pequenos: nestes casos, não há dúvida de que economizar espaço é a expressão de ordem e algo bastante comum é recorrer a estantes que garantam organização e funcionem como elemento decorativo. 

Têxteis:

As toalhas para casa de banho têm acompanhado fortemente as tendências de moda e de design de interior. No mercado encontra uma panóplia de cores e padrões, aptas para revitalizar qualquer WC.

Como em qualquer outro espaço da casa, também o WC pode e deve ter a sua própria temática: minimalista, rústico, infantil, inspirado na praia ou no campo, a imaginação não tem limites e o tema deve ir de encontra à personalidade dos anfitriões. Se optar por um tema central, pode ser mais fácil escolher os felpos, sendo que pode também optar por combiná-los com a cortina da banheira e/ou o tapete para um efeito visual globalmente agradável. 

Isto tudo para dizer que as próprias toalhas podem servir de objeto de decoração e uma boa dica é colocá-las dentro de um cesto de vime, que pode estar no chão ou em cima do lavatório. 

Além das toalhas, o tapete é outro acessório fundamental para proteger os pés do frio. Escolha cores que combinem com os restantes acessórios (paredes, cortina, toalhas, etc.) e, dependendo da dimensão do espaço, coloque um junto da banheira e outro próximo do lavatório. Além do conforto, o tapete traz uma lufada de ar fresco a qualquer WC.

Outras sugestões:

  • Económico e com resultados imediatos: dê vida às paredes da sua casa de banho, pendure quadros ou molduras que tenham significado para si, mas sem investir demasiado uma vez que estes estarão em constante contacto com a humidade. Outra opção é recorrer a espelhos, até porque fazem o WC parecer maior.
  • Apostar em velas no canto da banheira, no chão ou até mesmo no lavatório, sejam elas grandes, pequenas, redondas, quadradas, com ou sem cheiro. Neste momento há velas para todos os gostos e feitios, umas mais acessíveis que outras. Certifique-se que não estejam próximas de objetos inflamáveis.
  • Mais do que peças funcionais, os conjuntos de WC (saboneteira, copo, caixote do lixo, etc.) são também objetos de design. O mercado oferece nos mais diversos tamanhos, estilos, materiais e cores, basta pesquisar para descobrir qual o mais adequado para o seu espaço. São pormenores que fazem toda a diferença na decoração!
decorar a casa de banho

Em suma, a casa de banho é, por norma, a divisão mais reduzida da casa e, muitas vezes, uma das mais descuidadas e desvalorizadas. No entanto, e se pensar bem, torna-se o espaço mais fácil e menos dispendioso de (re)decorar. Por isso, mãos à obra!, até porque este é o primeiro local da casa a que vamos de manhã e o último antes de nos deitarmos. É um espaço privado e reservado, um pequeno refúgio onde podemos relaxar ao fim de um dia cansativo. São motivos mais do que suficientes para que se dedique e faça deste um dos espaços mais agradáveis da sua casa.

Na JOM encontra “tudo para o seu lar”, a preços simpáticos que cabem em qualquer carteira!

You May Also Like

comprar móveis online

7 dicas para comprar móveis online sem errar

limpezas domésticas

Dicas essenciais para as limpezas domésticas de outono

iluminação interior

Como escolher a iluminação interior da sua casa?

5 dicas para uma secretária organizada

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *