Decoração industrial

Decoração industrial: dicas para um ambiente que une o rústico ao sofisticado

A decoração industrial, que flutua entre o metal e a madeira, os tons neutros e as linhas direitas, vai, com certeza, acrescentar um toque de elegância ao interior da sua casa. Este estilo decorativo é conhecido por trazer sobriedade aos espaços e por, simultaneamente, aquecer e arrefecer. Portanto, se procura trazer caráter aos ambientes interiores, dar-lhes uma segunda vida, esta poderá ser uma excelente aposta, se se identificar efetivamente com o estilo. 

Nova Iorque foi provavelmente a cidade onde a decoração industrial mais esteve evidente e que foi repetida um pouco por todo o mundo. As características mais vincadas, que são os tons neutros, as madeiras em bruto e os ‘tons tijolo’, vão percorrendo cada vez mais casas e este é, talvez, o estilo de decoração que melhor soube manter a sua identidade intacta até aos dias de hoje, mostrando uma aparência que parece inacabada, mas que, na realidade, se completa através de variados elementos decorativos. Neste artigo vamos partilhar alguns apontamentos da decoração industrial para que se possa inspirar e reproduzir o estilo em sua casa, sempre com a ajuda da JOM

Decoração industrial

Tijolo

A inspiração no design industrial tem muito a ver com as características primárias da construção, que ficam expostas sem acabamento em paredes de tijolo. Portanto, aqui falamos claramente daquele tijolo em tons quentes, pequeno, diferente do típico tijolo de construção, mas não tem de ser o original, pode, por exemplo, recorrer a papéis de parede e até a azulejos que imitam o formato. Portanto, se já idealizou forrar aquele parede da sua sala com este tijolo, saiba que é uma das características da decoração industrial.

Iluminação

Uma das práticas mais evidentes deste estilo de decoração é a escolha de diferentes fontes de iluminação, como são exemplo os candeeiros suspensos e os de mesa. Na JOM encontra diferentes opções que vão ajudar a complementar os ambientes lá de casa, dentro das linhas desta grande tendência de decoração. 

Decoração industrial

Portas rústicas e janelas largas

Fazem parte das estruturas industriais as janelas largas de vidro e ferro e as portas de estilo rústico. É importante que este desenho seja respeitado ao máximo, já que ambas são capazes de alterar por completo a decoração de uma divisão. Neste caso, as portas vêm atribuir versatilidade aos ambientes, enquanto as janelas exploram a iluminação natural.

Ambientes amplos e integrados

Particularmente no estilo industrial, o espaço é rei e pede que a deslocação de pessoas seja feita de forma livre. Portanto, se puder, privilegie a ausência de paredes divisórias de um espaço para o outro, sendo o mais comum da cozinha para a sala e este ponto é essencial para quem gosta de receber amigos e familiares com conforto e praticidade. Em termos de peças de mobiliário, dê preferência a materiais escuros, principalmente de couro, que completem espaços comuns como a sala. 

Betão e cimento queimado

Indubitavelmente, estes são os materiais mais usados na decoração de inspiração industrial e que facilmente identificam o estilo, seja nas paredes, no chão ou no teto. É, por isso, muito comum ver o cimento queimado, em tons alaranjados, e o betão aplicado em paredes interiores, sendo esta uma tendência muito vista sobretudo numa só parede da divisão, deixando as restantes pintadas em tons complementares. Este apontamento em particular cumpre o que promete: adiciona aquele ar de ‘construção inacabada’ com um toque de elegância e sofisticação.

Móveis de aspeto robusto e elementos decorativos

Madeira maciça, aço ou ferro são os principais materiais utilizados na decoração de estilo industrial, pelo que isto não significa que deva optar por uma só linha de móveis, pode também optar por peças vintage, que complementem o ambiente.

Se não tem como alterar a estrutura da sua casa, por exemplo para colocar janelas largas, mas mesmo assim pretende incluir esta decoração na sua casa, a alternativa é juntar acessórios decorativos como bancos e cadeiras dentro do estilo, além dos móveis antigos ou com acabamento rústico. A par disso, experimente combinar cores neutras com tons mais vibrantes como o amarelo.

decoração industrial

Portanto, já sabe que entre as principais características deste estilo estão os espaços amplos e rudimentares com as suas estruturas expostas em contraste com uma decoração sofisticada. Cada vez mais presente, esta tendência decorativa traz um pouco do charme urbano para dentro das nossas casas e na JOM encontra sempre elementos que vão ajudar a dar uma nova vida aos seus ambientes interiores.

You May Also Like

comprar móveis online

7 dicas para comprar móveis online sem errar

iluminação interior

Como escolher a iluminação interior da sua casa?

5 dicas para uma secretária organizada

decoração

5 dicas que vão fazer a diferença na decoração da sua casa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *