Decoração

Decoração de verão: como levar a nova estação para dentro de casa

Junho é um mês muito aguardado pela entrada da estação que nos traz dias ensolarados, férias e diversão. Com ela, a vida ganha um toque mais leve e descontraído e é possível levar essa sensação de leveza para dentro de nossas casas. Para tal, basta apostar numa decoração mais leve, mais alegre e seguir algumas das nossas dicas que tomamos a liberdade de reunir e partilhar neste artigo. São sugestões que exigem pouco investimento e podem dar aquele refresh que as nossas casas precisam. 

Macramé e materiais naturais

É uma técnica artesanal que dá vida a elementos decorativos que acrescentam um ar relaxado, dentro do estilo boho, e podem surgir em tapeçarias, mantas, almofadas, tapetes, nos acessórios e a adornar as paredes. O traçar manual de fios que se vão entrelaçando através dos nós trazem texturas marcantes, uma vibe descontraída e preenchem visualmente os espaços. Nos mais variados formatos e tamanhos, as peças mais comuns aparecem em tom cru, mas há também noutras cores. 

A juntar ao macramé vale a pena apostar em materiais naturais como a madeira, o barro, a cerâmica, fibras vegetais, detalhes em vime e, claro, plantas. Fundamental é haver criatividade e procurar as espécies e tamanhos que combinem e funcionem em cada espaço. 

Se tens sido um(a) plant killer, sugerimos a leitura deste artigo repleto de dicas para cuidar das plantas interiores com toda a sabedoria e dedicação que a tarefa exige. Isto porque requerem alguns cuidados – umas mais que outras, é preciso água na medida certa e muita luz para se manterem viçosas.

A alegria das cores

Afastar a monotonia dos tons de inverno e criar uma palete de cores alegre e divertida em apontamentos decorativos é a proposta que trazemos. Porque não juntar um tom verde a um laranja ou a um amarelo, na decoração? O importante, acima de tudo, é criar harmonia entre os tons para não corrermos o risco de deixar o ambiente sobrecarregado. De resto, tudo é possível e, na verdade, são válidas todas as cores que nos lembrem um irresistível expositor de gelados.

Trocar as almofadas ou capas de almofadas do sofá é um excelente começo para mudar a decoração da sala de forma fácil e sem grandes investimentos. O ideal é optar por modelos com tecidos mais frescos, de cores claras e alegres e, eventualmente, com padrões florais ou naturais. E por falar em padrões florais, não esquecer de colocar uma jarra com um bonito arranjo de flores, que pode ficar na mesa de centro, mesa de jantar ou aparador.

Deixar os quartos em sintonia com o verão passa muito pelos têxteis: é a altura de optar por jogos de cama com tecidos mais leves, trocar a capa do edredão ou mesmo colocar uma colcha.

Chapéus na parede

Uma tendência DIY de fácil aplicação para decorar uma parede vazia num hall de entrada, quarto de hóspedes ou qualquer espaço que requeira alguma inspiração. Além da beleza, é útil porque estamos a otimizar o espaço lá de casa, poupando espaço nos armários. Portanto, a sugestão aqui é revisitar os chapéus de sol que estão guardados e combinar estes elementos naturais e flexíveis de modo transformar qualquer coleção de chapéus numa parede de arte.

Cortinas leves

O verão pede que deixemos a luz entrar generosamente em nossas casas e que privilegiemos o uso de cortinas leves em voile, linho ou algodão. Caso disso, são as cortinas brancas semi transparentes que asseguram a privacidade ao mesmo tempo que permitem a passagem de luz solar e compõem uma decoração fluída.

Decoração

Já há entusiasmo desse lado para pôr estas ideias em prática? Esperemos que sim. Resta-nos relembrar que na JOM temos o que as casas precisam. Estamos disponíveis fisicamente (consultar aqui o mapa de lojas) e online em www.jom.pt.  

You May Also Like

casa segura

Casa segura durante as férias: dicas a considerar

Método Marie Kondo

Método Marie Kondo: 5 regras de ouro para manter a casa em ordem

organizar um piquenique

Dicas para organizar um piquenique no verão

pousadas de portugal

7 destinos incríveis para desbravar com a campanha JOM & Pestana Pousadas de Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *