decoração art deco

Dicas para uma decoração art deco

Quando falamos em decoração art deco referimos-nos a um estilo que mistura arte e história, de forma harmoniosa. Assim que surgiu no início do século XX, o estilo artístico conquistou os mais diferentes formatos criativos, desde a publicidade e a arquitetura até à pintura. Na decoração, este estilo que hoje abordamos aqui no blog está presente nos mais diferentes espaços, seja no mobiliário, em quadros ou outros elementos decorativos. Por ter vindo a ganhar força nos últimos anos, a par de elementos no estilo retro e vintage, decidimos partilhar algum conhecimento, porque inspiração é tudo!

Um estilo que soma linhas retas e formatos geométricos é certo que resulta numa forte personalidade decorativa. A art deco foi, sobretudo, uma expressão para a sociedade burguesa que preferia elementos luxuosos e nobres. Hoje transforma ambientes decorativos que, no seu todo, transmitem a sensação de elegância, luxo e brilho. Neste estilo de decoração é possível identificar a utilização de formatos geométricos, linhas esféricas ou alongadas, ilustrações e desenhos abstratos, além de elementos que remetam para a ideia de sofisticação, como folheados, ouro, bronze. Se é fã destes elementos, é bem provável que tenha descoberto a decoração que melhor encaixa na sua casa.

Portanto, gostava de transformar ambientes lá de casa com decoração art deco, sem gastar excessivamente? É possível, sim. A ideia aqui é recorrer a elementos de aço inoxidável, espelhos com molduras trabalhadas, papéis de parede elegantes, madeiras de maior qualidade, mármores, tecidos leves e lisos com tons mais fortes e detalhes de dourado e/ou prateado. Enriqueça com outros pormenores como flores frescas e uma loiça de mesa sofisticada. Quanto à iluminação dê prioridade a candeeiros trabalhados. Aquilo que deve evitar? Tecidos com padrões florais, tropicais e com cores contrastantes. 

Uma dica extra para poupar uns trocos na aquisição de novos artigos: visite lojas de usados e de antiguidades, por vezes encontra verdadeiras relíquias a preços convidativos. Agora vamos a quatro sugestões e, com isto, esperamos clarificar melhor a essência da art deco.

Sofá de três lugares em tecido requintado

decoração art deco

Os sofás são das peças com maior destaque numa casa. Portanto, vale a pena apostar num que adicione elegância e sofisticação e elegante. Esta nossa proposta em tons de verde proporciona ainda um conforto extra graças ao seu acabamento.
Consultar artigo

Chaise longue com apoio de braços

decoração art deco

O elemento que provavelmente melhor representa este estilo é a chaise longue, considerada símbolo do Art Déco. Esta nossa proposta, em tecido suave, destaca-se pela técnica botonê no encosto, que continua a ser uma grande tendência na decoração.
Consultar artigo

Espelho decorativo em dourado

decoração art deco

Um espelho decorativo, em tons de dourado, ajustado às necessidades de uma decoração art deco.
Consultar artigo

Mesa de apoio

decoração art deco

De linhas minimalistas, mas com um toque simultaneamente elegante e sóbrio. A peça perfeita para colocar ao lado do seu sofá.
Consultar artigo

No fundo, e muito resumidamente, a decoração art deco é um misto de luxo e de elegância, sem perder a sobriedade, onde se espera que exista uma combinação certeira de objetos. Se está a começar e tem receio de dar um ‘ar de museu’ à sua casa, aposte em pequenos detalhes, até porque são a marca desta tendência decorativa.

Na JOM encontra diferentes peças que se ajustam harmoniosamente às necessidades de uma decoração art deco. Pesquise e inspire-se!

You May Also Like

Renovar a casa

Renovar a casa: um guia de como dar um novo ar aos ambientes interiores

espaço exterior

Prepare o espaço exterior da sua casa para receber o bom tempo

shabby chic

Descubra a tendência de decoração que está a dar que falar: shabby chic

armário-cápsula

Armário-cápsula: o que é e como criar um de raiz

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *