O poder das cores: como usar o verde na decoração

Junho é o mês de homenagem à deusa Juno, protetora das mulheres e da maternidade, mulher de Júpiter, e que que representava simbolicamente o amor. Representa o começo do verão, os dias longos, as noites curtas e suaves e as festas populares. Neste mês de festa queremos destacar a cor verde e neste artigo vamos dar algumas dicas de como usá-la na decoração da casa e de como combiná-la com outros tons.

Significado da cor verde

Mais do que possibilidades para combinações decorativas, cada cor possui uma simbologia própria capaz de mexer com as emoções de cada um. Por isso, comecemos pelo significado do tom verde, que está intrinsecamente associado à natureza e também à tranquilidade e à energia. Além disso, o significado da cor está atrelado às sensações de harmonia e de equilíbrio; mais uma vez, devido à associação com a natureza, que também nos traz frescura e paz. Outro dos sentimentos trazidos por esta cor tão envolvente são a juventude, a abundância e a fertilidade, ligados à terra e à natureza.

Segundo alguns estudos sobre a psicologia das cores, o verde também é a cor que os olhos processam com mais facilidade e naturalidade. 

Como combinar o verde com outros tons, na decoração?

Agora, a questão que se coloca é: como poderemos combinar o verde com outros tons?

Primeiro há que referir que esta é uma cor fácil de harmonizar com outros tons, sendo particularmente perfeita para dar destaque num ambiente de tons neutros – como o bege, o branco, o cru, ou o creme. Para além dos neutros, há outras cores que combinam muito bem com o verde, como o salmão ou o rosa. Se procuras uma conjugação mais sóbria, o verde também encaixa na perfeição com tonalidades escuras como o preto, sendo -aliás – visto como um mix muito elegante na decoração de interiores. Para os que pretendem algo mais arrojado, com algum requinte e sofisticação, a sugestão é juntar o dourado ao verde.

Há quem utilize este tom apenas em pequenos detalhes como plantas e, mesmo assim, é o suficiente para um ambiente mais apelativo, repleto de frescura!

Onde aplicar o verde?

A resposta é simples: em todas as divisões da casa, praticamente. Abaixo deixamos algumas sugestões JOM, começando pela sala, seja ela de estar ou de jantar

No quarto, esta é uma das cores mais indicadas por ser relaxante e por trazer equilíbrio ao ambiente, seja nos edredões, mantas, carpetes, almofadas ou até nas cortinas.

Na casa de banho é também possível encaixar o verde, mais não seja através dos tapetes.

A propósito das casas de banho, e sendo um dos espaços mais relevantes de cada casa, sugerimos a leitura deste artigo JOM sobre como fazer uma otimização das áreas, especialmente para quem tem casas de banho diminutas com muito pouco espaço de arrumação.

Por fim, mas não menos importante, relembramos a importância de incluir plantas na decoração lá de casa. As plantas são um poderoso aliado natural para a resposta a vários problemas, como a redução da humidade em excesso e a melhoria da qualidade do ar de uma casa, além de ser uma sugestão simples e barata (especialmente se conseguires usar a técnica de multiplicar plantas). Esta é ótima forma de nos conectarmos com a Natureza e usufruirmos da sensação de bem que ela nos traz.

Para as encontrares a bom preço, visita hortos locais ou passa na casa daquela tia que não se importa de te dar algumas mudas. Não precisas de comprar aquelas espécies mais raras (e, por isso, mais caras) para conseguires um excelente resultado decorativo.

[3 truques essenciais para cuidar de plantas interiores]

You May Also Like

tarefas domésticas

Tarefas domésticas: como envolver as crianças

Dicas para dividir ambientes integrados através da decoração

Estantes de sala

5 Estantes de sala para todos as carteiras e gostos

papel de parede

Como aplicar papel de parede?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.