humidade das paredes

Como tirar a humidade das paredes?

Quando o sol desaparece e os dias de chuva se sucedem, a humidade surge por todo o lado, prejudicando, móveis, paredes e, claro, a nossa saúde. No inverno é comum começarmos a ver algumas manchas de bolor e é vital que não as deixe alastrar, até porque trazem fungos atrás. Sabe como tirar a humidade das paredes? Reunimos algumas dicas de como se livrar dessa ‘praga’ e transformar a sua casa num lugar mais saudável.

Tipicamente, casas de banho e cozinhas são as divisões mais afetadas por manchas de bolor e isto porque o bolor desenvolve-se em ambientes quentes, pouco ventilados e com elevado nível de humidade. Se não limpar adequadamente as paredes, é quase certo que irá propagar-se. Comece por embeber um pano ou escova em bicarbonato de sódio, lixívia ou vinagre branco e vá removendo as manchas de bolor. É importante que projeta o rosto com uma máscara e as mãos com umas luvas de borracha, independentemente do produto que escolher. Depois deste passo, que é essencial, é importante que tome algumas medidas de prevenção e que vão ajudar na manutenção:

  • Evite ter toalhas molhadas na casa de banho
  • Garanta que a cortina da banheira esteja sempre seca
  • Deixe a porta e a janela (se existir) da casa de banho abertas, depois do banho
  • Areje a casa com frequência
  • Se for renovar a pintura da sua a casa, privilegie tintas com tratamento antifúngico

Arejar as casas de banho e as cozinhas frequentemente e dar preferência a azulejos como revestimento das paredes ajuda bastante a manter as manchas de humidade longe da vista. 

Se vê manchas nos quartos ou na sala, pode querer dizer que existe um mau isolamento das paredes e, para isso, é importante que veja a melhor solução junto de um profissional. 

Um aparelho que também poderá ser essencial no controlo da humidade do ar é o desumidificador, que ajuda a proporcionar um ambiente equilibrado, livre de bolor, mofo e fungos. Os ambientes com humidade acima de 60% tornam-se propícios à proliferação de diferentes tipos de ácaros e fungos, microorganismos que – além de provocarem alergias respiratórias e doenças de pele – contribuem para a deterioração de móveis e objetos. Através dos desumidificadores conseguimos controlar a humidade do ar que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal para a saúde humana é entre 50%-60%. 

humidade das paredes

Na JOM encontra uma seleção de desumidificadores para que evite o risco da formação de bolor e a propagação de bactérias. Mantenha um ambiente saudável! 

You May Also Like

casa

Prepare a sua casa para receber a primavera

plantas interiores

3 truques essenciais para cuidar de plantas interiores

Limpeza de sofás

Limpeza de sofás: dicas para o manter sempre impecável

tendências de decoração para a sala de estar

Descubra as tendências de decoração para a sala de estar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *