tirar bolor da roupa

Como tirar bolor da roupa: dicas úteis

Roupas guardadas por demasiado tempo em armários ou garagens húmidas, peças que não secam em condições e são guardadas ou ficam esquecidas num cesto, enfim, há vários motivos para que o resultado seja um conjunto de manchas de bolor e mofo. Sem o devido cuidado, o problema pode não apenas danificar as roupas como também pode provocar alergias. Neste artigo, reunimos uma série de dicas práticas de como tirar bolor da roupa sem danificar a fibra do tecido.

Contar com a ajuda de produtos naturais

Limão

Os produtos naturais são sempre uma excelente solução e o limão é um ótimo aliado quando se trata de tirar bolor da roupa, sendo especialmente indicado para tecidos mais resistentes. Portanto, o truque está em espremer um limão e aplicar o sumo diretamente nas nódoas de bolor. Podes também adicionar uma pitada de sal ao sumo de limão, já que o sódio possui excelentes propriedades antissépticas no combate aos fungos. 

Vinagre branco

O vinagre branco ajuda a eliminar as manchas e os maus cheiros e, para além de não estragar a fibra do tecido, pode também ser usado em couro. O truque é colocar a roupa de molho em vinagre e água, durante cerca de meia hora, antes de lavar normalmente; ou passar o vinagre diretamente na mancha com uma escova de cerdas macias antes da lavagem. No caso do couro, deve usar-se um pano embebido em vinagre, em substituição da escova, e finalizar com algum tipo de óleo protetor.

Leite fervido

Outra opção ainda é o leite, em que se aplica um pouco de leite diretamente na nódoa e deixa-se secar ao ar livre. Outro truque válido é ferver o leite e despejá-lo na nódoa (ainda quente) e esperar que comece a desaparecer. Depois, lava-se a peça como habitualmente, sendo esta uma das formas indicadas para roupas mais delicadas.

Como tirar bolor de roupa branca?

Os métodos acima descritos tanto podem ser utilizados para remover o bolor de roupas brancas como de roupas coloridas. No entanto, convém ressalvar que alguns truques caseiros só devem ser usados nas roupas com essa tonalidade, por desbotarem a pigmentação do tecido. Partilhamos abaixo outros métodos para roupa branca: 

Uso de água sanitária

Mistura 100 ml de água sanitária por cada litro de água, num balde. Deixa a roupa de molho durante cerca de 15 minutos na mistura. No final é só lavar a peça branca como habitual. 

Uso de água sanitária e açúcar para peças mais delicadas

É a mesma ‘receita’ anterior, mas o açúcar é adicionado para evitar que a água sanitária cause danos a peças de tecidos mais finos e delicados. Portanto, sugerimos acrescentar uma chávena de açúcar na mistura da solução anterior, deixar de molho e, de seguida, lavar.

Como evitar bolor e mofo na roupa? 

– Secar as roupas sempre em local ventilado, preferencialmente com alguma luz solar.

– Não deixar roupas húmidas no cesto da roupa suja. Se não for possível lavá-las no momento, o ideal é estendê-las para secar primeiro.

– Quanto aos couros, tirar regularmente as peças de couro do armário e colocá-las a arejar.

– Ocasionalmente, arejar ao sol os têxteis que estejam guardados durante longos períodos, seja vestuário, atoalhados ou roupa de cama.

– Sempre que possível, estender a roupa imediatamente a seguir à lavagem. Quanto mais tempo deixares a roupa dentro da máquina, maior será a probabilidade de criar fungos e maus odores.

– Deixar as portas dos armários abertas por algumas horas na semana, ventilando convenientemente o espaço.

Falando em armários, se procuras soluções de arrumação, descobre a nossa linha de armários aqui. Os nossos armários são maioritariamente feitos em Portugal, à base de materiais resistentes e poderão ser adaptáveis a cada configuração de espaço.

Lê também – Sapateira para hall de entrada: como combinar arrumação e decoração

You May Also Like

Black Friday

Os imperdíveis da Black Friday 2021

Promoções quentes e boas só na JOM: sugestões imperdíveis

Feng Shui

Decoração: como aplicar o Feng Shui no quarto infantil

guardar alimentos

Dicas sobre como escolher e guardar alimentos (embalados ou a granel)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *