Como proteger o mobiliário de jardim durante todo o ano?
Esteja ele na varanda, no terraço, debaixo de uma pérgola ou junto à piscina, o mobiliário de jardim deve ser estimado e estar protegido, independentemente da época que for. Apesar de a priori estar preparado para manter-se ao ar livre, as condições atmosféricas – especialmente as registadas no outono e no inverno – podem danificá-lo caso não se tomem as devidas precauções. Portanto, depois de termos proposto várias dicas a considerar no momento de preencher e decorar o espaço exterior (ver aqui), juntamos agora uma série de dicas para protegeres o teu mobiliário de jardim, para que dure muitos e muitos verões!
Independentemente do tipo de mobiliário que for (desde espreguiçadeiras, sofás, mesas e cadeiras, conjuntos de jardim a conjuntos de refeição), há três dicas simples mas essenciais para conservar o mobiliário de jardim por mais tempo, e que são transversais a todos os materiais:
– Antes de o guardar, certifica-te sempre de que está bem limpo e bem seco, seja qual for o tipo de material.
– Verifica sempre se há manutenção ou até consertos a fazer: olear dobradiças, aplicar produtos de tratamento específico para cada tipo de material, apertar parafusos, lixar, e por aí fora.
– Se não é para usar mais, acondiciona-o muito bem, de preferência num local seco e arejado para evitar os estragos provocados pela humidade. Se não houver possibilidade de o armazenar num sítio interior, sugerimos que o protejas com capas próprias, que sejam impermeáveis e respiráveis, para que a humidade entre e saia, sem causar danos.
Apesar disso, é certo e sabido que há cuidados específicos para cada tipo de material. Por isso, tomamos a liberdade de juntar mais algumas dicas que consideramos úteis.
Mobiliário de jardim em ferro/metal
Sendo um dos materiais mais sensíveis ao clima frio, já que a humidade é a principal causa de corrosão, sugere-se uma manutenção anual e um correto armazenamento.
É importante, em primeiro lugar, remover a ferrugem que possa ter aparecido com uma lixa de grão fino ou palha-de-aço e só depois passar para a limpeza com uma solução de água morna e sabão neutro. Depois de estar devidamente seco, podes retocar a pintura caso seja necessário e aplicar um produto neutralizador de corrosão.
Mobiliário de jardim em alumínio
O mobiliário de jardim em alumínio assume uma grande vantagem que, por ser feito a partir de um metal forte e durável, não precisa de manutenção constante. As semelhanças com o tratamento de um carro são muitas. Portanto, podes fazer a manutenção seguindo os mesmos princípios: para a limpeza, usa uma escova macia e um champô para lavar automóveis e assim não irás estar a danificar o acabamento (seja ele pintado ou revestido), sendo que, ao mesmo tempo, consegues remover facilmente qualquer sujidade persistente. Deixa secar muito bem e depois ativa o olho clínico, retocando possíveis imperfeições com tinta.
Dica extra: finaliza a operação com cera automóvel para uma proteção extra.
Mobiliário de jardim em madeira
Como a humidade é um problema sério para o mobiliário em madeira, deve-se aplicar um óleo selante específico para madeiras que, além de renovar o aspeto, vai proteger a peça, evitando que a humidade penetre na madeira. Antes de aplicar o óleo selante, limpa bem o mobiliário e depois esfrega com um pano suave ou, caso haja alguma mancha mais difícil, com uma escova macia, sempre na direção da fibra da madeira para não arranhar. Enxagua e deixa secar ao ar livre.
No final, podes e deves fazer as manutenções necessárias como lixar, pintar, preencher possíveis fendas com mástique, apertar parafusos, olear dobradiças de mesas e cadeiras.
Mobiliário de jardim em plástico e resina
Durante o verão, o mobiliário de jardim em plástico exige limpezas mais frequentes, por sofrer bastante com o sol e as temperaturas altas. Já os móveis em resina são um pouco mais resistentes e, em grande parte dos casos, têm inclusive um tratamento anti-UV.
De modo geral, a limpeza do mobiliário em plástico ou resina é fácil e rápida: basta uma esponja e água com sabão e depois enxaguar com a ajuda de uma mangueira, para simplificar o processo. As áreas de difícil acesso podem ser limpas com uma escova de cerdas macias. Para terminar, seca bem os móveis com uma toalha para evitar que a água deixe marcas ao evaporar.
Mobiliário de jardim em feito de fibras naturais
Seja rattan, vime ou junco, os móveis em fibra natural têm tendência para lascar com o tempo e precisam de cuidados extras ao serem limpos. Em primeiro lugar, deves aspirar e só depois limpar com um pano suave, ligeiramente humedecido com uma solução de água morna e sabão neutro. Deixa secar ao ar livre e, quando for para armazenar, certifica-te de que os guardas num local sem humidade.
Nunca uses produtos abrasivos, detergentes ou solventes na manutenção ou destes móveis.
Chapéus de sol e pérgulas
De modo a prolongar o ciclo de vida dos chapéus de sol e dos tecidos das pérgulas, sugerimos que sejam limpos com água, sabão neutro e uma esponja suave. Para além disso é preciso deixá-los bem secos, sendo que podes usar flanelas ou qualquer tipo de pano macio.
Mais artigos úteis:
Como aproveitar o espaço exterior?
Como criares o teu próprio espaço de barbecue em casa?
Como otimizar e decorar varandas pequenas?