casa fresca

Como manter a casa fresca em dias quentes

Os nossos verões são, regra geral, bastante quentes e, a este facto, somam-se as fracas condições de isolamento e ventilação, o que faz com que a excessiva exposição solar no tempo quente transforme as casas em autênticos fornos. Além da instalação de ar condicionados, existem alguns truques que nos ajudam a tornar as temperaturas dentro de casa mais suportáveis nos dias quentes de verão. Com sorte, em alguns dias conseguirá dispensar o ar condicionado e baixar a sua conta da eletricidade. Vamos descobri-los?

Feche tudo o que é cortinas, estores, persianas, portadas

Parece óbvio, mas nem sempre nos lembramos deste truque elementar. Durante o dia feche as portadas ou persianas, corra as cortinas, baixe os estores, e mantenha a casa assim pelo menos durante as horas de maior calor. Acredite que diminuir a incidência da luz solar é suficiente para conseguir até menos 6ºC na temperatura interior. Vai notar diferenças!

Abra as janelas durante a noite

Apesar de em Portugal termos noites abafadas, nunca são tão tórridas quanto os dias. Além disso, por muito quente que seja a noite, normalmente corre alguma aragem. Jogue com esta diferença de temperaturas a seu favor: à noite abra todas as janelas e ajude a sua casa a baixar a temperatura com a passagem da brisa noturna.

Prefira as lâmpadas fluorescentes compactas ou LED

Além de as lâmpadas incandescentes desperdiçarem quase 90% da energia, aumentam claramente a temperatura interior. A nossa sugestão é trocá-las por LEDS ou por lâmpadas fluorescentes compactas que, além de serem mais economizadoras, mantêm a sua casa mais fresca. Na JOM encontra um vasto leque de opções, aqui.

Crie zonas abrigadas por toldos e pérgulas

Sejam toldos, pérgulas, ou qualquer outro tipo de dispositivo para fazer sombra, é certo que se os colocar sobre portas e janelas com maior exposição solar vai notar diferença no arrefecimento da sua casa. Se fizer a escolha certa ainda consegue acrescentar estilo às zonas exteriores, além da sombra. Está a pensar remodelar a área exterior e procura inspiração? Então leia também este nosso artigo com várias dicas.

Use e abuse das plantas dentro de casa

Sabia que as plantas ajudam a humedecer o ambiente, fazendo com que a temperatura baixe? É maravilhoso e é verdade. Trazer as plantas para dentro de casa ajuda a mantê-la mais fresca, sendo que aqui é importante ter em atenção quais as plantas que melhor se adequam a interiores. Paralelamente, poderá também colocar plantas nas varandas ou nas janelas e verá que funcionam bem enquanto barreira à luz solar direta na casa.

Portanto, além de embelezarem a casa e de a refrescarem, algumas plantas têm ainda o dom de purificar o ar. Desconhecia este facto? Leia este nosso artigo e descubra quais as plantas capazes de  limpar o ar.

Evite usar o forno, especialmente ao jantar

A cozinha é a divisão da casa que mais calor gera. O forno e o fogão emitem muito calor e, se quer manter a casa fresca em dias quentes, o ideal é evitar passar muito tempo com o fogão ou o forno ligado. Por que não apostar nos grelhados e nas saladas frias? Para além de serem opções saudáveis, combinam muito bem com dias de calor.

Aposte na climatização

As dicas expostas acima nem sempre são suficientes para as casas que se tornam realmente insuportáveis com o calor. Nestes casos em que não há muito a fazer, o melhor mesmo será optar por um sistema de climatização que permita uma adaptação rápida da temperatura. Para que o ambiente fique mais agradável, escolha o sistema mais ajustado à sua casa: ar condicionado, ventiladores, refrigeradores por evaporação ou outras soluções que existam no mercado. Consulte aqui as opções de ar condicionados disponíveis na JOM. 

As ventoinhas são das opções mais económicas que existem, porém têm de ser empregues estrategicamente para serem eficazes. Outro truque é colocar uma taça com água gelada (pode até ir juntando uns cubos de gelo) em frente à ventoinha e vai reparar que, à medida que o gelo derrete e a água evapora, cria-se uma sensação de frescura no ar muito agradável.

Resumindo, é possível irmos estabelecendo alguns cuidados diários para tornar as nossas casas mais frescas em dias de calor e este artigo pretende isso mesmo: transformar os espaços interiores em lugares mais arejados e onde seja possível algum abrigo nos dias quentes de verão.

You May Also Like

novo normal

De volta ao novo normal: como adaptar a sua casa?

jardim vertical

Como construir um jardim vertical dentro de casa

escolher a almofada

Sabe como escolher a almofada de descanso?

mesa de jantar

Momentos à mesa: sabe como escolher a mesa de jantar mais adequada ao seu espaço?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *