Dicas úteis: como lavar roupa de praia
Com os dias de praia a chegar ao fim, surge a questão: como lavar roupa de praia sem a danificar? Nem sempre são peças baratas e, passadas algumas lavagens, começam a ficar desgastadas; não só pelas lavagens em si, mas também por estarem sujeitas a várias agressões: sol, água salgada, água de piscina com cloro, etc. Há solução e passa pela forma como as lavamos e tratamos delas!
Atuar de imediato
A regra de ouro nº 1 é atuar de imediato, assim que chegamos a casa depois da praia, piscina, lagoas ou rio. Se for o caso, devemos começar por sacudir a areia que possa estar agarrada às peças. Depois é só seguir os passos seguintes.
Lavar à mão
Não devemos lavar roupa de praia na máquina de lavar junto com as outras peças de roupa. É sempre preferível a lavagem à mão. Como?
1. Começa por mergulhar as peças em água fria (ou morna) e deixa-as um pouco de molho, durante uns 15 minutos. Se quiseres juntar mais do que um fato de banho/biquíni, sugerimos que uses toalhitas absorventes de cor que absorvem a tinta libertada na água.
2. Delicadamente esfrega as peças uma a uma, insistindo nas áreas que habitualmente ficam mais sujas. Nada de amaciador e até com os detergentes deves ter cuidado, o ideal mesmo é utilizar apenas sabão neutro. Os químicos comprometem a qualidade dos elásticos.
3. Depois de lavadas, torce muito suavemente e enxagua bem para acelerar o processo de secagem.
4. Depois de lavadas, as roupas de praia não devem ser colocadas a secar diretamente ao sol, já que a exposição direta vai fazer com que as fibras fiquem mais danificadas.
OBS.: Nunca usar ferro de engomar nas roupas de praia!
Guardar com cuidados extra
Evita guardar os biquínis com os nós feitos, porque danifica seriamente os tecidos. Portanto, sugerimos que desfaças todos os nós no momento de guardar as peças, dobra-as sem esticar em demasia o tecido e guarda-as numa caixa ou gaveta bem forrada e que não permita a entrada de poeira.