lavar almofadas

Dicas úteis: como lavar almofadas

É certo que este não é um hábito muito frequente! A maioria das pessoas esquece-se que é necessário lavar almofadas e acaba por higienizar apenas as fronhas (ou capas). No entanto, com o passar do tempo, as almofadas podem ficar com manchas graças ao contato com a nossa pele e até acumular microorganismos, daí ser importante criar uma rotina de limpeza! Para ajudar nesta missão, preparamos algumas dicas de como lavar almofadas, de forma simples, seja na máquina ou à mão.

Antes de começar: ler etiquetas

Antes de tudo, a nossa primeira dica é validar o material da almofada. Portanto, devemos começar por verificar as etiquetas, lendo as instruções de lavagem e quais os cuidados a ter. Isto é fundamental para que possamos escolher o método de lavagem mais adequado e lavar as almofadas sem danificar a sua estrutura.

Os modelos mais comuns são as almofadas preenchidas com espuma simples, fibra acrílica ou fibra natural, que podem ser lavadas em casa. Nestes casos, basta lavar à mão ou colocar na máquina e lavar.

Lavar à mão

1. Começa por tirar as capas ou fronhas e deixa os enchimentos das almofadas de molho numa solução de água morna ou fria com sabão durante cerca de 20 minutos.

2. Esfrega levemente as almofadas com as mãos, enxagua e coloca a secar. Convém que o enchimento esteja completamente seco antes de voltares a usar, para evitar que as almofadas fiquem com odores desagradáveis. 

Nota: Caso seja necessário remover alguma mancha, a nossa dica é recorrer ao tira manchas. Neste caso, basta aplicar o produto diretamente no local, esfregar com uma escova e esperar cerca de 15 minutos. Depois, lava e enxagua normalmente (usando água e sabão).

Lavar na máquina

1. Em primeiro lugar, deves verificar se o tambor da máquina é suficientemente grande para as almofadas para evitar comprimir e danificar a estrutura. Assegura-te também que o revestimento do tecido é suficientemente robusto para evitar que o enchimento das almofadas se solte e danifique a máquina de lavar. Caso haja dúvidas sobre a resistência do tecido de revestimento, o ideal será lavar a almofada dentro de uma fronha.

2. Depois de verificadas as condições acima, remove as capas ou fronhas e coloca as almofadas dentro da máquina de lavar. O ideal é que laves dois a três enchimentos de cada vez, caso o tambor da máquina tenha essa capacidade, para dar algum suporte.

3. Programa um ciclo mais leve (idealmente, o ciclo de lavagem delicado), com água fria ou morna, um pouco de detergente líquido e espera a lavagem terminar. Sem esquecer, claro, que o ideal é que sigas as instruções de lavagem definidas na etiqueta (podes até usar a temperatura de água máxima indicada nas instruções para eliminar todas as sujidades, germes, bactérias e ácaros).

4. Para secar, podes optar por secá-las ao ar livre ou então colocar na máquina de secar (se não houver contraindicações na etiqueta) com duas bolas de ténis envolvidas em meias, que vão ajudar a amaciar e separar o interior das almofadas para lhes devolver a suavidade. No final, é ainda aconselhável que as coloques a arejar um pouco.

Outros cuidados a considerar

O número de ácaros que vive nas nossas almofadas é alto e, por isso, além das lavagens frequentes, há alguns cuidados diários que nos ajudam a manter a nossa almofada fresca e limpa:

  • Não usar a almofada sem fronha, já que esta é a camada protetora que resguarda a almofada de germes e sujidades.
  • Ao fazeres a cama pela manhã, abre as janeles e tira o excesso de sujidade e poeira das almofadas. Também podes (e deves) aproveitar os fins de semana de sol e deixar as almofadas na varanda a arejar, sem sol direto.
  • Evita as humidades. Qualquer camada de humidade na almofada rapidamente se transforma num bom ambiente para fungos e bactérias. Uma almofada seca é uma almofada saudável!
Sabes como escolher a almofada de descanso ideal para ti? Descobre aqui.

À procura da almofada ideal para excelentes noites de sono? Na JOM encontras várias referências, mediantes as tuas necessidades. Pesquisa aqui.

You May Also Like

lavar roupa de praia

Dicas úteis: como lavar roupa de praia

dicas económicas

6 Dicas económicas para baixar a temperatura da casa

tarefas domésticas

Tarefas domésticas: como envolver as crianças

Dicas para dividir ambientes integrados através da decoração

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *