Sabe como escolher a almofada de descanso?
As almofadas não são – ou não devem ser – iguais para todos, e sabe porquê? Cada corpo tem uma posição para dormir, o tipo de sono difere e todos temos diferentes necessidades. Portanto, saber escolher a almofada ideal para cada pessoa tem muito que se lhe diga, para além de que é a almofada que se deve adaptar ao corpo e não o oposto. Já se perguntou há quanto tempo não troca de almofada? Talvez esteja na hora de apostar na almofada perfeita para si, afinal é tão importante para uma noite bem dormida como para a nossa saúde física e psicológica.
Em primeiro lugar, importa perceber quais os materiais que existem e quais os benefícios associados. A variedade no mercado tem crescido tanto nos últimos anos que salientamos aqui alguns:
Latex
– Material natural de longa duração, fresco e ventilado;
– Resiste ao pó e a ácaros;
– Adapta-se à cabeça e ao pescoço;
– Confere um apoio suave e alivia pontos de pressão;
– Mantém a sua forma original;
– Não emite ruídos;
– De fácil limpeza e manutenção.
Visco
– Retém a temperatura corporal;
– Resiste à humidade e a ácaros;
– Com propriedades terapêuticas, alivia pontos de pressão e melhora a circulação sanguínea;
– Com grande capacidade de memória e adaptação ao corpo;
– Com grande resistência a deformações;
– Macia e agradável ao toque.
Fibra
– Material sintético leve e flexível;
– Fresca e ventilada com boa regulação térmica;
– Confortável e resistente a odores e a ácaros;
– Oferece um apoio suave e confortável;
– Com propriedades anti estáticas;
– Macia ao toque e de fácil limpeza.
Olhemos agora para os elementos que deve ter em conta na hora de escolher a melhor almofada, considerando a posição em que dorme:
- Se dorme de costas ou de lado, aconselhamos uma almofada baixa, sendo que a altura deve ser igual à distância entre o pescoço e a parte externa do braço.
- Se dorme de barriga para baixo, é recomendado o uso de uma almofada macia, baixa e flexível para aumentar a distância entre a cabeça e o colchão, de modo a permitir um maior alinhamento horizontal.
- Se dorme de barriga para cima, o ideal será comprar uma almofada de dureza média ou firme, de espessura média, com facilidade de ajuste ao espaço entre o pescoço e a coluna cervical.
Quanto a cuidados, as almofadas devem ser substituídas a cada dois ou três anos, uma vez que exercemos pressão enquanto dormimos, o que altera a sua forma e as suas características, tornando-as menos confortáveis. Como a almofada está em contacto direto com o nosso corpo, diariamente, entre seis a oito horas, é preciso ter todos os cuidados de higiene. Quando a for lavar, deverá seguir as indicações do fabricante para manter as suas propriedades. É recomendado também o uso de uma capa protetora para aumentar a durabilidade da mesma, garantindo assim uma máxima higiene.
Dormir é aquele momento precioso em que se deve recuperar a 100% do cansaço de mais um dia de trabalho e poderá pensar que uma almofada não tem grande importância, mas talvez seja ela a causadora de dores de cabeça, costas, ou de torcicolos. Pense nisso e faça boas escolhas. Consiga noites de verdadeiro descanso com a ajuda da JOM, considerando todas as variáveis, gostos e orçamento.