colchão

Como comprar o colchão ideal?

Quando estamos a compor um quarto nem sempre nos lembramos da relevância do colchão certo para um sono reparador. É comum preocuparmo-nos com a mobília e o seu design, o roupeiro e as roupas de cama, mas há quem desvalorize o elemento mais importante para noites de sonho. É o colchão que nos ajuda a ter  uma postura correta durante o sono e, por isso mesmo, deve ser comprado de acordo com as características específicas de quem o vai utilizar. Para além disso, é igualmente importante uma higienização frequente e a troca de colchão de 10 em 10 anos, por ser este o prazo que nos indica que o colchão mantém as suas propriedades. 

Se acordas dorid@, com a sensação de que o sono não foi suficientemente reparador, talvez seja uma boa ideia ler este artigo com um resumo dos diferentes tipos, marcas e dicas que deves conhecer para escolher a melhor opção para o teu sono.

Colchão de espuma, de molas ou viscoelástico: quais as diferenças?

No mercado existem colchões de diferentes materiais e tecnologias; no entanto, não há uma verdade universal no que diz respeito ao melhor colchão, pelo que cada pessoa deverá escolher de acordo com as suas necessidades. De forma geral, existem três tipos de colchão: de espuma, de molas e viscoelástico. Vamos descobrir as diferenças?

Colchões de espuma

Além do bom isolamento térmico, os colchões de espuma proporcionam um grau de firmeza elevado. São especialmente recomendados para quem sofre de problemas relacionados com a região cervical ou lombar, uma vez que a espuma amortece o peso do corpo de forma mais eficaz, moldando-se à fisionomia e permitindo manter uma postura mais natural.

A marca Molaflex®, disponível na JOM, apresenta dois tipos de colchões de espuma: espumas técnicas e espumas avançadas. A espuma técnica AirVex® evidencia-se pela sua recuperação ideal à pressão, resistência e durabilidade. A espuma RH, sendo igualmente resistente, tem como principal vantagem a circulação de ar.

Descobre aqui o colchão Vital HR, que te apoia em todas as fases do sono.
Da linha bebé, temos também disponível o colchão Baby Aircare que, além da ótima estabilidade com suporte individual para cada zona corporal, protege com a ajuda do sistema anti-sufoco. O tecido 3D proporciona uma eficiente circulação do ar, melhorando bastante a ventilação e o tecido e o enchimento hipoalergénicos evitam e previnem reações alérgicas.

Colchões de molas

Conhecidos pela firmeza e pelo preço simpático, os colchões de molas proporcionam um elevado grau de respirabilidade, ideal para quem costuma ter muito calor e transpirar durante a noite. No mercado estão disponíveis os modelos de molas ensacadas ou mola contínua Multielástica®, sendo esta uma tecnologia exclusiva Molaflex®. Os modelos de molas ensacadas garantem a independência dos leitos da cama e adaptam-se ao corpo, sendo ideais em situações de cama partilhada onde uma das pessoas se movimenta muito durante a noite. Um bom exemplo deste tipo de colchão é o Pocket Pack, cuja primeira camada de Viscofoam® adapta-se à forma do corpo, permitindo que os músculos relaxem e que a coluna adote uma postura natural e ergonómica. Além disso, reduz a pressão sanguínea e inclui um tratamento higiénico exclusivo da Pikolin que previne o aparecimento de ácaros, bactérias e fungos. Os modelos de mola contínua Multielástica® funcionam através da distribuição das molas duplas em espiral cruzada, o que significa que o colchão adapta a firmeza e o suporte em função da pressão exercida. Exemplo disso é o colchão Eternity Multi, que te envolve e respeita os contornos do teu corpo. 

Colchões viscoelásticos

Os colchões viscoelásticos são conhecidos pela sua excelente adaptação à temperatura corporal e ambiente e é comum serem indicados para quem sofre de alergias, uma vez que não ganham humidade e afastam os ácaros. Outra vantagem deste tipo de colchão é a redução dos pontos de pressão graças ao ótimo suporte que proporcionam. 

De forma muito simplificada, há colchões de molas, de espuma ou viscoelásticos. Enquanto os primeiros são mais firmes, os colchões de espuma destacam-se pelo grau de adaptabilidade, resistência e transpirabilidade, sendo que os viscoelásticos são ideais para quem tem problemas relacionados com a lombar ou cervical. 

A importância da postura correta

Já vimos a importância de escolher um colchão adequado. Outro fator com  grande impacto na qualidade do nosso sono é a postura, sendo que as características do colchão devem igualmente respeitar a postura da pessoa:

– Para quem dorme de barriga para baixo, aconselha-se um colchão fino e de firmeza suave para que a cabeça possa alinhar-se com o corpo.
– Para quem dorme de barriga para cima, deve optar por um colchão de firmeza média, de modo a conseguir um alinhamento perfeito entre cervical e dorsal.
– Para quem dorme apoiado sobre um ombro, é essencial uma almofada alta e firme que permita ao pescoço manter a sua postura natural. Quanto ao colchão, deve ter uma firmeza média ou baixa para que se possa adaptar à postura do corpo.
– Para quem se movimenta muito durante o sono, o ideal é escolher um colchão firme que permita uma livre movimentação do corpo. 

Identificar qual o colchão que mais se adequa à nossa fisionomia e necessidades tem muito que se lhe diga e o facto de existirem tantas opções no mercado está diretamente ligado à importância de escolher o modelo de colchão de acordo com as necessidades específicas de cada um. Portanto, no momento de compra é imprescindível experimentar as várias opções e nas lojas JOM, além de encontrares diferentes tipos e marcas de colchões, também tens ao teu dispor profissionais capacitados para ajudar a decidir qual o colchão mais adequado.

You May Also Like

Guia para comprares o sofá ideal!

Lavandaria em casa: 5 dicas a considerar

regresso às aulas

O melhor regresso às aulas é com a JOM

mobiliário de jardim

Como proteger o mobiliário de jardim durante todo o ano?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *