casa segura

Casa segura durante as férias: dicas a considerar

Apesar de ainda estarmos a viver numa pandemia, muitas são as famílias que decidem desfrutar de um merecido descanso. Em plena época do ano em que grande parte dos portugueses vai de férias e as casas ficam vazias e, por isso, mais expostas a furtos, compilamos dicas essenciais para uma casa segura. 

Portas e janelas fechadas, mas…

Certifica-te de que todos os acessos da casa estão devidamente fechados, mas não feches completamente tudo. A nossa sugestão é deixar algumas portadas, ou estores abertos, com os cortinados corridos, para que não dês a entender que a casa está vazia. No fundo, é deixares o intruso na dúvida.  

Importante também é verificar o estado das fechaduras das janelas e das portas com regularidade, por se deteriorar com frequência. A porta deve ser sempre fechada à chave para evitar intrusões através do sistema de deslizamento.

Instalar alarmes e câmaras de vigilância

Ter um alarme para te alertar sobre possíveis intrusos é uma boa solução para monitorizar a casa à distância, assim como instalar câmaras de vigilância em pontos estratégicos da casa e que permitam ter acesso às imagens a partir do smartphone.

Desligar o som da campainha e encaminhar chamadas

Uma das táticas mais comuns a que os assaltantes recorrem para se certificarem de que a casa está vazia é tocar à campainha e esperar a resposta. Portanto, o melhor a fazer é desligares a campainha durante as férias, pois na dúvida eles provavelmente não arriscam. Outra sugestão para jogar pelo seguro é encaminhar as chamadas do telefone fixo para o teu telemóvel, isto porque um telefone que toca sem parar pode dar a entender que não está ninguém em casa.

Simular presença com iluminação e rega automáticas

Há quem deixe luzes acesas durante o período de ausência, mas – e por vários motivos – essa não é uma boa prática. O mais indicado é usar um programador mecânico ou eletrónico em algumas lâmpadas da casa, para que elas se acendam ao fim do dia e se apaguem a determinada hora, simulando a presença de pessoas no interior. Caso se aplique, esta sugestão serve também para a rega do jardim.

Recorrer a vizinhos de confiança

Ter vizinhos de confiança é uma das formas mais eficazes de proteger a casa durante a ausência. Se os tens, podes considerar avisá-lo(s) que vais estar fora para que fique(m) mais atento(s) a movimentos suspeitos. Se forem de extrema confiança, podes até considerar dar-lhe uma cópia da chave de casa (ou, em alternativa, a um familiar próximo), de maneira a que haja sempre alguém de prevenção para o caso de acontecer uma urgência.  Além disso, estas pessoas são importantes para mostrar uma casa com movimento.

Zelar pela discrição

Em tempos em que as nossas vidas são pautadas pelo impacto das redes sociais, esta pode ser uma dica difícil de colocar em prática, mas fica aqui registada: não anuncies ao mundo que vais de férias, opta pela discrição. Antes de ires de férias, só as pessoas de maior confiança é que devem saber que vais e quando vais. Além disso, sugerimos que não publiques fotos em tempo real nem marques a tua localização. O ideal mesmo é partilhar as fotos da viagem aquando do regresso a casa.

Outros cuidados a considerar antes de partires:

Para que a casa fique, além de segura, limpa e protegida contra acidentes durante a tua ausência, há que considerar alguns cuidados, a saber: 

– Fechar a ligação do gás para evitar eventuais fugas;
– Verificar se todas as torneiras estão bem fechadas e se não há fugas de água;
– Desligar da tomada todos os aparelhos eletrónicos que não são necessários durante a tua ausência;
– Confirmar que todos os caixotes do lixo ficam vazios, por motivos óbvios;
– Não deixar objetos de valor à vista, guardar num cofre ou colocar em lugar que não chamem a atenção;
– Fazer uma revisão ao frigorífico: tirar o que estiver estragado, verificar datas de validade, colocar a fruta no frigorífico e congelar aquilo que estiver prestes a expirar. 

Portanto, são sugestões simples que podem contribuir para uma casa segura e mais protegida durante as férias. Não facilites!

You May Also Like

Guia para comprares o sofá ideal!

Lavandaria em casa: 5 dicas a considerar

regresso às aulas

O melhor regresso às aulas é com a JOM

mobiliário de jardim

Como proteger o mobiliário de jardim durante todo o ano?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *