bar em casa

Dicas para ter um bar em casa

O fim da pandemia está bem mais visível e, desse lado não sabemos, mas por aqui já começamos a sonhar com os finais de dia de bebida refrescante na mão, longas horas de conversa que nos fazem perder a consciência do tempo a passar. Não somos muito exigentes, se não há espaço exterior, abrimos as janelas e aproveitamos o tempo com aqueles que mais gostamos e sentimos saudade. O que precisamos nessa altura? De ter um bar em casa, a peça chave na sua sala para tornar estes momentos de convívio ainda mais especiais.

Há a ideia errada de que só as habitações com áreas generosas se podem dar ao luxo de ter um bar ou uma adega. Não é verdade: existem vários cantinhos em casa que podem servir para armazenar as suas bebidas favoritas e serem também um espaço para receber e acomodar convidados. Para inspirar os nossos leitores, escrevemos este artigo que reúne várias dicas para criar o seu espaço, à sua maneira. A ideia é conseguir uma área versátil, estética e prática, onde possa ter as bebidas e os principais utensílios à mão, como o balde de gelo, o medidor, o shaker, os copos, as bases e os identificadores de copos.

Ter ou não ter um móvel próprio para o bar?

A resposta para esta pergunta está relacionada com as suas preferências, mas também com a área de que dispõe. Assim sendo, pode optar por um móvel próprio para essa finalidade ou até usar aqueles carrinhos de chá, com dois patamares e rodinhas para os movimentar, que estão em alta na decoração.

Para um bar em casa despretensioso, mas repleto de estilo, bastará adquirir um pequeno móvel bar ou adaptar um pequeno móvel de apoio para o efeito. Na JOM encontra diferentes móveis bar para todos os gostos, com espaço de arrumação que lhe permite guardar objetos de maior dimensão. 

Com três portas e vários nichos no interior, o móvel bar JOM Setúbal é o módulo perfeito para deixar tudo no devido lugar, sem que tenha de abrir mão da elegância e bom gosto.

O móvel bar JOM Ruby incorpora-se facilmente em qualquer ambiente por ser de linhas direitas e cores neutras, encaixando na perfeição numa decoração de estilo minimalista. Com três portas e duas gavetas, é a peça perfeita para criar mais espaço de arrumação e dar um ar clean e organizado ao ambiente.

De estilo mais clássico, esta peça é uma forte candidata ao lugar de destaque da sua sala. É imponente e funcional, além de surpreender pela mistura elegante de nogueira e cerâmica. Para um toque mais arrojado, poderá adicionar LED’s (não incluídos). Veja esta e outras opções em www.jom.pt.

Se não houver lugar para um móvel próprio, há também várias alternativas utilizando pouco espaço sem descurar a estética: um bar num aparador, numa estante, numa mesa de apoio, em cima de um espelho, ou até dentro de um baú antigo e, para os amantes de jogos, porque não em cima de um tabuleiro de xadrez? Na falta de espaço, poderá ainda colocar prateleiras na parede para um bar em casa suspenso, onde consiga acomodar copos e bebidas. O mais importante antes de tomar a decisão é medir e avaliar o espaço que tem disponível para montar um bar proporcional à sua sala.

Idealize a decoração do bar

Como o bar também cumpre uma função decorativa, nada mais natural do que valorizá-lo com peças bonitas e carregadas de personalidade. Para isso aposte em itens que lhe digam algo, como objetos trazidos de viagens, uns copos que goste particularmente, uma peça simbólica de família, uma garrafa mais especial e porque não um livro de cocktails para impressionar os convidados? Outra sugestão é recorrer a bandejas para ajudar na organização dos itens do seu bar pessoal. Por isso, deve-se levar em consideração os gostos pessoais no momento de planear este espaço de lazer. Imprima lá a sua personalidade!

O importante, no seu todo, é que seja um cantinho especial para aproveitar momentos agradáveis com as pessoas que mais gosta, portanto deixe-o o mais prazeroso e acolhedor possível.

Hora de abastecer o bar

Definido o bar, é o momento de elaborar uma lista do que vai precisar comprar de modo a abastecer o seu novo projeto doméstico, caso não tenha já uma coleção de bebidas favoritas. Nessa lista entram bebidas, copos, abre cápsulas, saca rolhas, guardanapos, bases para copos, balde de gelo, shaker, entre outros itens.

Seja seletivo/a! Não faz sentido ter uma garrafa caríssima de whisky se ninguém do seu círculo, incluído o próprio, aprecia a bebida. O mesmo vale para os copos: se não tem whisky, não precisa comprar copo para ele.

Em resumo, somos apologistas da ideia de que um bom bar em casa não tem de estar repleto de garrafas, para não tornar o ambiente visualmente confuso e, muito provavelmente, ficarão só a acumular pó. Tem, sim, de ser funcional, estético e espelhar a personalidade dos donos da casa. O nosso convite está, então, feito: esmere-se e crie um espaço único, sem se esquecer que, por estar dentro de casa, é também ele um elemento decorativo.

You May Also Like

luz natural

Como otimizar a luz natural dentro de casa?

Ideias para decorar a mesa de Natal

cor pantone

Como incluir a cor Pantone 2024 na decoração?

aquecer a casa

Como aquecer a casa eficazmente?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *